Dia do Orgasmo: como o exercício físico melhora a performance
Para homenagear o dia do orgasmo, especialista explica que fazer exercícios pode melhorar o desempenho sexual e turbinar a libido
O Dia Mundial do Orgasmo é comemorado hoje (31.07), e existe um motivo a mais para o prazer: celebrar a liberdade de expressão sexual e o prazer que podemos encontrar na vida.
“O que acontece é que muitos não exploram novos caminhos para encontrar aquilo que realmente pode ser prazeroso por o considerarem tabus e, pior ainda, muitas vezes costumam se autossabotar para agradar o parceiro (a)”, explica Carla Geane, sexóloga da INTT.
E não é só isso. Fundamental para ter uma vida sexual saudável, praticar exercício físico contribui e pode ajudar a melhorar a qualidade das relações sexuais. Assim como qualquer exercício, a ginástica íntima, por exemplo, apresenta bons resultados.
Para entender melhor como fazer exercício pode melhorar o desempenho sexual e turbinar a libido, conversamos com Waldyr Maciel, Personal Trainer e gestor técnico da academia Les Cinq Gym. Confira!
É possível ter orgasmo praticando atividade física?
Embora seja raro, é realmente possível que algumas mulheres tenham a sensação do orgasmo durante a prática de atividade física, principalmente quando se está usando os músculos do assoalho pélvico, por exemplo, músculos abdominais e do glúteo. Este fenômeno é chamado pelos ginecologistas de coregasmo.
Os exercícios aumentam a libido?
Um estudo publicado no The Journal of Sexual Medicine mostrou que mulheres que praticam até seis horas de atividade física por semana apresentaram maiores níveis de desejo, excitação e lubrificação do que as sedentárias. Elas também apresentaram menor sofrimento sexual e menor resistência nas artérias do clitóris (o que deixa a região com um fluxo sanguíneo melhor, aumentando o prazer). Uma outra pesquisa, também publicada no The Journal of Sexual Medicine, mostrou que homens sedentários tiveram 50% mais chance de apresentar disfunção erétil do que aqueles que praticavamatividade física com regularidade.
Quantas calorias gasta-se no sexo?
De acordo com a equipe da Universidade de Quebec, em Montreal, no Canadá, homens jovens queimam, em média, 4,2 calorias por minuto durante o sexo. Já as mulheres eliminam 3,1 calorias por minuto. Como a média de uma relação é de 24,7 minutos, isso equivale a 104 calorias gastas pelos homens e 69 para as mulheres.
O sexo pode ser considerado um exercício físico?
Pode-se dizer que sim. Ao movimentar diversos músculos do corpo, toda a musculatura corporal é trabalhada. O ato pode ser considerado um exercício aeróbico, que fortalece a musculatura e promove bem-estar físico e mental.
A importância dos exercícios para chegar no resultado esperado
Embora cuidar da saúde sempre é importante e ajuda, porque o sexo exige a participação de diversos músculos que, se não forem exercitados, limitam seu rendimento, o melhor treinamento é o ato sexual, você deverá levar em conta que se quiser dominar o campo de jogo e sair vitorioso do encontro, terá que se concentrar de maneira mais específica em força, resistência e flexibilidade.