Dormir melhor: 3 bebidas para relaxar e ter um sono tranquilo
Algumas bebidas podem te ajudar a dormir com mais facilidade
Tem alguma coisa mais incômoda do que estar cansado, pronto para dormir e ... não consegue? Sabemos que para ter uma boa noite de sono, é preciso dormir – pelo menos seis horas por noite em média. Mas, o que fazer quando o sono não vem?
Existem maneiras simples que podem melhorar seu sono, como algumas bebidas que consumidas antes de dormir, te ajudam a relaxar e assim mais facilmente pegar no sono. Quer saber quais?
Confira 3 dicas que a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, sugere para seguir se quiser um descanso de qualidade e que você pode começar a implementar agora mesmo.
Chá de camomila, erva-doce e erva-cidreira:
Essas infusões, que podem ser consumidas isoladas ou associadas, são ricas em polifenóis e antioxidantes com efeitos relaxantes e ansiolíticos.
O óleo essencial de camomila pode ter um leve efeito depressor do sistema nervoso central devido à presença do flavonoide apigenina, que tem atividade moduladora da transmissão gabaérgica e glutamatérgica e consequentemente, sedativa e antidepressiva. Desta forma, pode ser usada como coadjuvante no tratamento de distúrbios do sono.
A erva doce tem óleos essenciais, cumarinas e flavonoides responsáveis por um leve efeito relaxante muscular o que indica o consumo antes do período de sono noturno. Já a erva-cidreira possui uma substância presente no óleo essencial da planta que tem muitos benefícios terapêuticos, dentre eles um leve efeito calmante e anti-hipertensivo.
Leite com aveia e banana:
O triptofano, cálcio e magnésio presentes no leite, a trigonelina da aveia e ainda o triptofano e potássio da banana, são compostos bioativos que podem ajudar o início e a manutenção de boas noites sono.
O leite e a banana têm nutrientes essenciais para a síntese de melatnina, hormônio importante para a qualidade do sono. A aveia possui alcaloides depressores do sistema nervoso central, como a trigonelina, responsável pelo leve efeito sedativo após o consumo.
Sucos de uvas escuras e maracujá:
Associados ou isolados, os dois sucos de frutas têm polifenóis e compostos bioativos com efeitos depressores no sistema nervoso, com efeitos benéficos para a qualidade do sono, se forem consumidos nas últimas horas do dia.
As uvas escuras são fonte de polifenóis entre eles a fitomelatonina, ou seja, melatonina de origem vegetal. Isso significa que a fruta e seus derivados, como o suco integral, atuam na boa qualidade do sono. E o maracujá é associado ao sono porque tem um efeito calmante relacionado à passiflora, nome medicinal da planta maracujá. As substâncias são mais prevalentes nas folhas, porém a fruta pode ter um efeito mais suave.
Segundo a médica Dra. Marcella, "todos os ingredientes dessas bebidas calmantes, podem ser consumidos isolados ou combinados, que terão um efeito benéfico na qualidade do sono. Obviamente não farão o efeito de um medicamento ansiolítico ou sedativo. Estamos falando de alimentos funcionais, que como todos, têm efeitos benéficos, porém suaves", explica.