Bem-estar: 7 práticas que têm origem asiática
Da acupuntura ao Gua Sha, aprenda sobre as origens dessas famosas práticas de bem-estar orientais que se tornaram populares em todo o mundo.
De estúdios de ioga à mania de matcha, uma ampla gama de práticas asiáticas se tornou tendência do bem-estar ocidental. Muitas dessas técnicas foram desenvolvidas na China e na Índia antigas e são baseadas em tradições de mais de 2.000 anos. Embora alguns possam considerá-los tendências hoje, várias formas de fitoterapia, acupuntura, exercícios e tratamentos corporais estão, na verdade, enraizados em práticas de cura centenárias. À medida que se tornam populares, é importante reconhecer seu significado cultural e homenagear as comunidades que os mantiveram vivos.
Para aprender mais sobre os diferentes tipos de técnicas de bem-estar orientais que atualmente povoam nossa indústria de beleza e bem-estar, a L'OFFICIEL investiga suas origens antigas.
Acupuntura
A acupuntura é uma medicina alternativa de origem antiga e empírica da China que, até meados dos anos 1900, era considerada uma prática não científica e não verificada no Ocidente. A partir do pós-guerra, a validação científica da acupuntura levou à descoberta de seus mecanismos de ação, principalmente no campo neurológico. Com a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo humano, a acupuntura promove a saúde e o bem-estar do indivíduo. De acordo com a medicina tradicional chinesa, estimular esses pontos pode corrigir desequilíbrios no fluxo de qi, a energia vital que flui em canais bem definidos, conhecidos como meridianos, que conectam os pontos de acupuntura. Em última análise, os meridianos transportam energia vital por todo o corpo, dando vida a um ciclo de energia que conecta todos os órgãos e sistemas presentes no corpo. Na concepção chinesa, se um ou mais meridianos são bloqueados e o fluxo regular do qi é interrompido, surgem problemas de saúde ou doenças.
Ioga
As origens da ioga remontam ao norte da Índia há mais de 5.000 anos. Não sendo específico de nenhuma tradição hindu em particular, o Yoga foi planejado principalmente como um meio de realização espiritual e salvação, portanto, foi interpretado e disciplinado de acordo com as diferentes escolas, ou darsanas, no hinduísmo, budismo e jainismo. A tradução literal da palavra sânscrita ioga é jugo, com a intenção de ser um elo ou união de todo - corpo, mente e espírito - com o mundo natural e seus elementos. No Ocidente, esta prática ascética e meditativa foi introduzida no século 19 para trazer às pessoas uma combinação de aspectos físicos, mentais e espirituais exercícios realizados por meio de posturas, ou asanas, que visam proporcionar aptidão física, alívio do estresse e relaxamento.
Gua Sha
Gua Sha, que significa literalmente "raspar areia", é uma prática pertencente à medicina tradicional chinesa. Consiste na estimulação facial em áreas específicas com uma ferramenta comumente feita de jade ou quartzo rosa. Uma prática que está ganhando força nas redes sociais, o Gua Sha é feito realizando raspagens na epiderme com o objetivo de liberar matéria corporal insalubre da estase de sangue em áreas musculares doloridas, cansadas, rígidas ou feridas, a fim de estimular um novo fluxo sanguíneo oxigenado para as áreas, promovendo assim a reparação, regeneração, cicatrização e recuperação das células metabólicas.
Ventosas
A terapia com ventosas é uma forma de medicina alternativa originada na China antiga, mas também na Índia, América do Sul, Egito e Oriente Médio, que envolve a colocação de ventosas diretamente na pele para criar sucção e facilitar o fluxo de qi no corpo. Com base nos princípios e teorias da medicina tradicional chinesa, que incluem as teorias de yin e yang , os cinco elementos e os meridianos, a terapia de ventosa é outro método, como a acupuntura, que visa a estimulação dos meridianos para regular o fluxo de qi , influenciando positivamente os órgãos internos e os ciclos funcionais do corpo.
Moxabustão
Outro tipo de tratamento da medicina tradicional chinesa semelhante à acupuntura e ventosas, a moxabustão envolve a queima de moxa, um cone ou bastão em forma de charuto feito de folhas de artemísia secas moídas, na pele do paciente ou próximo aos meridianos do corpo e pontos de acupuntura. Praticantes da China, Tibete, Japão, Coréia, Vietnã e Mongólia acreditam que o calor resultante ajuda a estimular esses pontos e melhora o fluxo de qi em seu corpo. A moxabustão pode ser usada em combinação com uma massagem. agulhas de acupuntura ou como técnica única.
Matcha
Matcha é um pó finamente moído de folhas de chá verde especialmente cultivadas e processadas, tradicionalmente consumido no Leste Asiático e originário da China imperial, quando era usado na dinastia Sui. A forma como consumimos matcha hoje, no entanto, foi criada pelos japoneses. As plantas de chá verde usadas para matcha são cultivadas à sombra por três a quatro semanas antes da colheita e, uma vez feitas, são cozidas no vapor, secas e reduzidas a um pó muito fino pronto para a tradicional cerimônia do chá japonesa, que se concentra na preparação, servir e beber matcha como chá quente e incorpora uma espiritualidade meditativa. Matcha usado dessa forma é conhecido como grau cerimonial por causa da alta qualidade do pó. Embora ainda seja um excelente antioxidante e aliado saudável, hoje o matcha de baixa qualidade, também conhecido como grau culinário, também é usado para dar sabor e tingir alimentos, como mochi, macarrão soba, sorvete de chá verde e matcha lattes.
Herbologia Chinesa
A herbologia chinesa é uma parte da medicina tradicional chinesa que lida com a ingestão de medicamentos de origem natural, semelhante à fitoterapia ocidental e à prática clínica de cura usando material vegetal de ocorrência natural ou plantas com pouco ou nenhum processamento industrial. A fitoterapia chinesa é muito menos conhecida do que a acupuntura, embora compartilhe suas origens antigas e uma história baseada na observação de uma prática que dura milhares de anos. As ervas mais comumente usadas incluem algumas conhecidas como cogumelos, gengibre, alcaçuz, canela, sálvia e ginseng, entre outras, bem como alguns produtos minerais e anima.