Filtros do Instagram: como eles têm afetado a autoestima feminina?
A Allergan Aesthetics promoveu uma pesquisa para entender melhor como o uso de filtros do Instagram tem afetado a autoestima e percepção de imagem
Você já usou um filtro do Instagram e se sentiu mais bonita com ele do que ao natural? De fato, parece muito fácil manipular a nossa imagem atualmente, seja adicionando um filtro predefinido em uma foto ou suavizando nossa pele com um efeito, mas essa prática pode levar a humanidade a ter a sua percepção de imagem alterada, culminando em problemas de saúde e autoestima.
Justamente para trazer este assunto à luz, a Allergan Aesthetics decidiu lançar a causa “Assuma Sua Imagem”, um convite à reflexão e conversas saudáveis sobre autoestima e autoimagem. “Os filtros de imagem são cada vez mais presentes nas vidas das pessoas e, infelizmente, vem causando efeitos indesejáveis sobre como as pessoas se veem, como querem parecer e como se sentem. É uma conversa difícil e complexa, mas muito necessária”, afirma Camila Cazerta, diretora médica associada da Allergan Aesthetics no Brasil.
Não se trata de criticar os filtros ou defender o fim deles, mas alertar para o seu uso exagerado e indiscriminado. “É natural as pessoas quererem melhorar algo em sua aparência, mas é importante que isso aconteça de forma saudável, respeitando a natureza das pessoas. Na nossa indústria trabalhamos muito para isso: desenvolvemos tecnologias e produtos para resgatar e até mesmo devolver a autoestima para as pessoas, mas de forma consciente, responsável e respeitosa. Este é o objetivo do ‘Assuma sua Imagem’: que devemos valorizar nossa aparência e promover melhoras, se assim quisermos, mas sempre de forma saudável e com decisões conscientes e bem informadas”, completa Cecília Gurgel, gerente geral da Allergan Aesthetics no Brasil.
Apesar da seriedade da questão, ainda existem poucos dados que comprovam a mudança de comportamento pelo uso exagerado dos filtros e, por isso, a Allergan Aesthetics investiu em uma pesquisa realizada pela Offerwise e Let’s Mind para entender a real opinião das pessoas sobre os filtros de imagem e seus usos.
Foram ouvidas ao todo 650 pessoas, em oito capitais brasileiras, sendo 24% homens e 76% mulheres, entre 18 e 50 anos. A pesquisa foi realizada entre maio e junho de 2022.
Entre os principais dados (pessoas que concordam parcial ou totalmente):
- 89% acreditam que cuidar da aparência é o terceiro hábito mais importante para o bem-estar, ficando atrás apenas de: alimentação saudável e esportes.
- 59% dos entrevistados dizem que a aparência física é uma forma de mostrar como estão se sentindo; 50% diz que é uma forma de expressar a personalidade. Por isso, consideram cuidar da aparência uma forma de cuidar de seu bem-estar.
- 40% do total usa filtros de imagem nas próprias fotos com frequência, para aparecer melhor nas postagens. 37% diz usar ocasionalmente.
- 98% afirma que as redes sociais impactam na autoestima de uma pessoa. Para 24%, de forma negativa.
- 94% concorda total ou parcialmente que o uso exagerado dos filtros de imagem nas redes sociais pode fazer com que uma pessoa deixe de gostar de sua imagem “real” e passe a querer aquela imagem “virtual”.
- 98% acha que as pessoas são mais bonitas nas redes sociais.
- 93% concorda, parcial ou totalmente, que o nível de cobrança estética tornou-se irreal devido ao uso exagerado de filtros de imagem.
- 94% dos entrevistados concordam, parcial ou totalmente que o uso exagerado de filtros pode levar a uma diminuição da autoestima.
- 63% conhecem ou ouviram falar de alguém que já tenha deixado de sair de casa ou de ir a algum encontro por não querer ser vista na “vida real”, ou seja, sem os filtros de imagem.
- 70% acredita que pessoas mais jovens são as mais suscetíveis aos problemas causados pelo uso excessivo dos filtros nas redes sociais.
- 67% entende que as mulheres estão mais expostas a esses problemas.
Profissionais de saúde e comportamento de diversas áreas também foram ouvidos e endossaram a urgência de olhar com mais cuidado para esse assunto e confirmaram a preocupação com o uso exagerado de telas, filtros e os reflexos disso na saúde mental da população em geral.