Clorofila: quais são os seus benefícios?
Veja os principais pontos positivos desse superalimento, a clorofila
O pigmento biológico clorofila, que desempenha um papel importante para tornar os alimentos verdes e saudáveis, garante que as plantas permaneçam vivas e cresçam. Pode-se dizer que a clorofila é quem absorve a luz solar durante a fotossíntese e contribui para sua transformação em energia, ou seja, é responsável diretamente pela vida na Terra.
Este pigmento encontrado em todas as plantas verdes, incluindo vegetais que comemos regularmente, como feijão-verde, espinafre, salsa e rúcula, contém vitaminas que podem beneficiar o corpo humano e atua como antioxidante.
Pesquisas mostram que a capacidade antioxidante da clorofila é cerca de 2000 vezes maior que a dos mirtilos e 20 vezes maior que a dos medicamentos orgânicos usados para combater carcinógenos químicos e radiação. Mas qual seus benefícios para as amantes de wellness?
Como consumir?
Considerando que todos os vegetais que ingerimos é clorofila, podemos pensar que tomamos suplementos de clorofila sem problemas. No entanto, se não consumimos vegetais em todas as refeições, não tomamos suplementos suficientes de clorofila.
A clorofila pode ser consumida com suco dos vegetais ou em cápsulas. Nesse ponto, verifique se os produtos não contêm aditivos.
Quais são os benefícios?
Anti-envelhecimento
A aplicação externa de clorofila à pele pode ser eficaz na redução dos efeitos do envelhecimento. Um estudo de amostras de pele retiradas de 4 mulheres saudáveis usando o produto por 12 dias no total mostrou que um gel contendo clorofila aplicado à pele melhorava regularmente os efeitos do envelhecimento solar.
Produção de sangue
A clorofila se assemelha quimicamente à proteína da hemoglobina, um tipo de proteína armazenada nos glóbulos vermelhos. Esta proteína é a base para os glóbulos vermelhos que transportam oxigênio no corpo.
Efeito desodorizante
As propriedades desodorizantes da clorofila são investigadas há anos. Em um estudo de pacientes submetidos a colostomia na década de 1960, a clorofila foi encontrada para ajudar a reduzir os odores. Em outro estudo realizado em 1980, observou-se que a clorofila reduzia os odores corporais de idosos residentes em asilos. Hoje, alguns desodorantes e enxaguatórios bucais contêm clorofila.
Cura feridas
As propriedades curativas das feridas com clorofila foram investigadas nas décadas de 1940 e 1950 e, em alguns casos, foi útil em feridas cirúrgicas e na prevenção de infecções. Um estudo semelhante foi realizado em 2008 e o mesmo resultado foi alcançado.
Quais são os riscos?
Embora a clorofila tenha muitas propriedades benéficas para a saúde, existem alguns efeitos colaterais possíveis, incluindo os seguintes:
Problemas digestivos. Diarreia; Fezes verdes, amarelas ou pretas que podem ser misturadas com sangramento gastrointestinal; prurido ou queimação quando aplicado topicamente.
Portanto, lembre-se de que você deve consultar seu médico para todos os suplementos que você toma.