Vida Clean: Surya Brasil e a bela Isabella Fiorentino
A mais efervescente da beleza atual tem nome e sobrenome: clean beauty. A beleza limpa, em tradução livre, é a oferta e o consumo de produtos cosméticos que não agridem o meio ambiente, são cruelty-free e veganos e possuem menos ativos potencialmente tóxicos ao ser humano, como metais pesados, fragrâncias sintéticas, microesferas plásticas, perolatos, amônia e subprodutos. Todos esses elementos estão sendo evitados pelos consumidores. Mas como era em 1995? Clélia Angelon, idealizadora da marca Surya Brasil, conta quais desafios enfrentou para popularizar a nova vertente que une estética e qualidade de vida e por que está ampliando os horizontes para a comercialização de itens de decoração artesanais, naturais e veganos.
L’OFFICIEL: Como foi o começo de sua carreira?
Clélia Angelon: Desde os 8 anos de idade desejava conhecer a Índia e criar uma empresa consciente e ética. Esse sonho se concretizou quando me casei com um indiano, em Londres. Com ele aprendi muito sobre o mundo dos negócios e tive a chance de visitar a Índia 43 vezes. Logo na primeira viagem senti um forte déjà-vu. O país e a cultura não me eram estranhos e criei uma empatia pela filosofia e pelo povo. Em 1979, aderi ao vegetarianismo e, posteriormente, ao veganismo. A Surya Brasil, marca de cosméticos naturais, nasceu em 1995 concretizando meu projeto como pessoa e empresária; afinal, com ela pude materializar todos os meus anseios, entre ética e sustentabilidade. Sempre acreditei em uma economia de colaboração e nunca de exploração, com harmonia, consciência e amor.
LO: Quais eram esses ideais que você gostaria de passar através de seu negócio?
CA: Consegui, com a empresa, criar conceitos e colocar, na prática, o respeito a todos os seres vivos do universo, plantas, animais ou seres humanos – consumidores, parceiros e colaboradores. Nesse caminho, estamos há mais de 25 anos no mercado. Presente em todos os continentes, sempre levando a cultura do consumo consciente e natural e sendo uma empresa reconhecida por sua filosofia, que faz toda a diferença na composição e na performance dos produtos. Sendo uma marca brasileira, vegana e cruelty-free, nos orgulhamos de estar há mais de 11 anos presentes nas principais redes americanas, como a Whole Foods e a The Vitamin Shop.
LO: Ao que você credita o sucesso da Surya?
CA: Nosso crescimento foi orgânico, por meio do pioneirismo no segmento natural, com fórmulas únicas. Apenas dois anos após a fundação, em 1997, já estávamos presentes nos EUA. Em 2003, entramos no mercado japonês e, em 2006, no uruguaio. Assim foi até hoje termos uma base consolidada e crescente, pois acredito que estamos todos conectados em uma grande teia da vida. Somos parte do conjunto e importantes com nossas individualidades, nossa função e nossa missão. Entendo como clean beauty tudo o que esteja em sintonia com o universo. Dessa forma, o que for verdadeiro e harmônico com a Mãe Natureza prosperará.
Décor com propósito
LO: Depois de tanto tempo no segmento da beleza, vocês estão ampliando a atuação para a decoração. Conte-nos mais sobre o projeto.
CA: A Surya Home segue a mesma essência e filosofia da marca mãe de cosméticos, a Surya Brasil. Os tapetes que trouxemos para o país são 100% veganos, feitos de material natural e orgânico. Eles são elaborados com algodão que não apresenta produtos químicos durante seu processo nem ingredientes de origem animal, como a seda de bambu e de bananeira. São produzidos totalmente a mão por artesãos indianos e considerados verdadeiras obras de arte únicas, uma vez que sua confecção é feita em teares manuais. Um não é igual ao outro e possui a energia e a criatividade de cada artista. Tivemos também o cuidado de manter nosso logo, que significa a união do Sol, essa fonte maior de energia e alimento para o planeta, com a teia de aranha, que representa tudo e todos os que estão conectados, cada um com sua importância para o Universo.
LO: O que seria a seda de bambu e de bananeira, duas matérias-primas ainda pouco faladas no cenário nacional?
CA: A seda extraída do bambu apresenta uma característica suave e reluzente. Sua baixa capacidade de absorção promove uma secagem mais rápida quando comparada ao algodão convencional. Ela conta ainda com propriedades antibacterianas, evitando qualquer reação alérgica. O bambu é um vegetal considerado ecológico, devido a seu rápido crescimento, não ocasionando assim grandes impactos ao meio ambiente. Já a seda de bananeira é uma matéria prima que apresenta uma das fibras naturais mais fortes. Portanto, além da fruta, agora a bananeira vem fornecendo insumos que, se manuseados corretamente, são utilizados para fabricar fios e tecidos com diferentes tamanhos e espessuras e com uma durabilidade incrível.
LO: Passamos muito tempo em casa, atualmente. Qual o significado de embelezar o lar?
CA: Realmente estamos mais em casa do que nas ruas. O lugar de nossa morada é um ambiente sagrado, cheio de energia. Nada melhor do que vesti-la e embelezá-la com um produto que é bonito, macio, sustentável, antialérgico, livre de materiais sintéticos agressivos e, além disso, que nos faz vivenciar as teias da vida. Cada venda do tapete é um consumo com alma, uma ação social, incentivando o trabalho de pequenas comunidades de artesãos. Ideal para uma conexão com você, com entes queridos e com o universo.
Onda natural
Isabella Fiorentino é a embaixadora da Surya Brasil. Ao invés de primeiro trabalhar com a marca e depois virar cliente, o caminho foi o inverso. A apresentadora, durante o início da pandemia e sem a possibilidade de frequentar salões de beleza, resolveu mostrar para seus mais de 4 milhões de seguidores como ela coloria os fios. “A minha mãe sempre foi muito voltada para as práticas naturais. Por isso, desde o início da minha carreira como modelo, ela sempre me aconselhou a não colorir os cabelos. Aos 30 anos, com o surgimento dos primeiros fios brancos, eu experimentei a henna, mas a opção que escolhi deixava o fundo do meu cabelo meio avermelhado. Não achei tão legal. Por isso, passei para a coloração tradicional até conhecer a linha de henna em creme, da Surya Brasil, cosmético que uso há muito tempo por ser prático, mais natural e com a melhor performance do mercado. A minha dica, para o meu tom, é usar a henna preta quando fico muito tempo na praia, o que deixa os meus fios mais desbotados. Quando quero um tom a menos, faço uma misturinha entre o castanho-escuro e o claro”, diz Isabella. “Adorei conhecer a nova linha, da marca Surya Brasil. São produtos sustentáveis, ecológicos e macios”, finaliza.