Arte

Ara Vartanian, designer de joias, mostra casa atemporal e moderna

O hoje, o ontem e o amanhã se fundem no olhar e na estética da casa do designer de joias Ara Vartanian

pants table person portrait jeans adult male man standing coat
Ara Vartanian - Foto: Cesar Bianchini.

Um verdadeiro refúgio moderno! O designer de joias, Ara Vartanian, mostra sua casa que funde o hoje, o ontem e o amanhã no olhar e na estética. Confira!

Nascido no Líbano, Ara Vartanian veio para o Brasil ainda bebê quando os pais imigraram fugindo da guerra que se instalou no país na década de 1970. Naturalizado brasilei - ro, apesar de não ter mantido tanto contato com seu país de origem, considera ter uma referência de vida do ponto de vista de um imigrante. “Dentro de casa, com a família – pais e irmãos – sempre falamos armênio e seguíamos algumas tradições. Enquanto as crianças iam para a escola levando sanduíche de pão com mortadela de lanche, eu levava pão sírio com halawi. Isso acaba impactando a forma como vemos o mundo”, lembra Ara, que, a princípio, tentou negar sua vocação e estudou economia na Universidade de Boston, trabalhando depois em Nova York como trader especializado em Nasdaq. 

hotel resort villa grass backyard nature outdoors yard lawn garden
Com projeto assinado pelo arquiteto Aldo Urbinati, a casa em cimento armado, com muito vidro, favorece a vista do jardim e da piscina, ambos bem naturais - Foto: Cesar Bianchini.

Em 2000, voltou ao Brasil para atuar na empresa do pai, que trabalhava com pedras preciosas. Nessa época, começou a assinar suas próprias joias. Não demorou para que suas criações, atemporais e sofisticadas, chamassem a atenção no mercado nacional e internacional. Entre suas fãs famosas, Kate Moss, Lupita Nyong’o e Emma Stone, só para citar algumas. Fato é que as peças com sua assinatura se tornaram objeto de desejo e, em 2022, a marca comemorou 20 anos. 

animal bird crane bird waterfowl
Foto: Cesar Bianchini.

Pai de três filhos, o mais velho de um relacionamento anterior, e duas meninas fruto de seu casamento de 17 anos com Sabrina Gasperin, ex-modelo e atual parceira de trabalho, Ara decidiu construir o lar perfeito para sua família. A ideia era ter um refúgio urbano em meio à caótica capital paulista. “Quando encontrei a casa, a intenção era só fazer um negocinho aqui outro ali. Só que esse processo acabou durando oito anos. Mudamos há cinco”, se diverte o designer, que convocou o arquiteto Aldo Urbinati, do Estúdio Tupi, que já era próximo do casal. Ara e Sabrina participaram ativamente do processo de criação e construção – sim, a casa inicial foi colocada abaixo dando lugar a uma nova, que atendesse as necessidades e anseios dos moradores, que fosse espaçosa e tivesse muito verde e luz natural.

pants jeans adult male man person wood female girl teen
Ara e Sabrina com papel de parede De Gournay ao fundo - Foto: Cesar Bianchini.

“Optamos por materiais, como concreto, madeira e vidro, com aberturas que proporcionassem entrada de luz e vista do jardim, do céu… de repente, tomar banho vendo a lua cheia. Isso é incrível. Trouxemos para o projeto referências do Japão, daquela estética minimalista, com linhas e respiros na estrutura”, explica Ara, que dedicou muito tempo para chegar aonde queria. “As coisas foram acontecendo. Mudanças no projeto, por exemplo. Já estávamos com dois anos de obra e percebi que não gostava de uma parte em que foi mantida a antiga construção. Botamos abaixo e refizemos.” Acostumado a lidar com pedras preciosas e transformá-las em joias valiosas, o criativo e detalhista pisciano não permitiria que fosse de outro jeito.

furniture indoors living room couch interior design home decor table lamp flooring dining room
Panorâmica da sala de estar com mobiliário de Sérgio Rodrigues e Jean Gillon - Foto: Cesar Bianchini.

Encontro do novo com o antigo

Não por acaso, o décor seguiu o mesmo conceito. Ara, com seu senso estético apuradíssimo, levou anos para deixar o interior da casa de 1.500 m2 com a cara – e a alma – da família. Peças novas convivendo na mais perfeita harmonia com outras antigas, cheias de história, garimpadas em viagens, herança de familiares e até descartes, como o bar que um vizinho iria se desfazer e se encaixou perfeitamente em um dos cômodos da casa. Talvez por isso, apesar das grandes dimensões da construção, o clima aconchegante impera. “Construímos uma casa para ser vivida”, orgulha-se o designer, que confessa ter se alongado um tanto no processo. “Foi como se estivesse fazendo uma joia. Até que a Sabrina um dia chegou e disse: ‘Você é louco, não dá para demorar tanto’. Mas eu estava realmente curtindo o processo, me divertindo. Para ter uma ideia, cheguei a ir até Londres só para medir a escada do Claridge’s (hotel), que tem uma proporção que permite a mulher subir de vestido sem se cansar, você a vê andando e ela parece flutuar. E reproduzi aqui.”

cabinet furniture hardwood wood flower arrangement interior design sideboard bride person woman
Detalhe de móvel antigo faz contraponto à arquitetura contemporânea - Foto: Cesar Bianchini.

Os ambientes guardam objetos selecionados cuidadosamente por Ara e Sabrina. Mobiliário assinado por importantes designers, como Sergio Rodrigues e Jean Gillon, divide cena com um pneu de avião DC3 que, ao receber uma tampa de vidro, ganhou status de mesa, superestilosa por sinal. “Fomos montando na hora, tudo bastante intuitivo. Acho o processo criativo a parte mais legal. Ainda mais porque vamos desfrutar do que fizemos.” Um lar para ser vivido. Com os Vartanian não têm essa de ter restrições dentro de casa. “Por exemplo, usamos muito a sala de jantar para fazer todas as refeições. A mesa é posta com talheres de prata, o que tem na casa é para ser usufruído. Essa é nossa dinâmica.”

Natureza livre

Cercada de árvores e plantas por todos os lados, a construção sempre oferece um belo cenário enquadrado por janelas e portas. Para compor sua floresta particular, o casal chamou a paisagista Renata Tilli que, a pedido dos proprietários, trouxe para o jardim espécies bem brasileiras, com uma pegada tropical. “Decidimos manter árvores que já estavam no terreno quando compramos e deixar tudo crescer mais naturalmente, sem tanta intervenção”, conta Ara. A vegetação emoldura a piscina que segue o mesmo conceito: tem plantas e peixes, uma espécie de lago para nadar. “Tem micro-organismos vivos.” Definitivamente um universo particular.

indoors building factory motorcycle wheel manufacturing spoke bicycle workshop museum
Cena do subsolo, ponto de entretenimento da casa - Foto: Cesar Bianchini.

Seguindo nessa vibe cheia de identidade e detalhes preciosos a serviço da família, todos os caminhos levam ao subsolo. Sim, Ara fez questão de construir esse espaço multiúso, descolado, onde tudo e todos se misturam. Puro entretenimento. Uma releitura de garagem abriga desde carros e motos antigos, mesa de sinuca dos anos 1940, holofotes de latão vintage usados em navios até obras de arte, como uma tela de Janaina Tschäpe e uma incrível tapeçaria de 5 metros de comprimento de Jean Gillon. “Ali acontece de tudo. Das festas das minhas filhas às aulas de dança da Sabrina. Penso que tem uma parte da casa que é o ‘lado dia de semana’, e outra que é o ‘lado fim de semana’, e o subsolo é sem dúvida o fim de semana. Conseguimos encaixar a zona dos filhos, a minha, a da Sabrina.”

machine wheel tire alloy wheel spoke transportation vehicle person game darts
Cena do subsolo, ponto de entretenimento da casa - Foto: Cesar Bianchini.

Orgulhosos do lar que criaram para sua família, o casal sem dúvida chegou aonde queria. “Quando seus amigos se sentem bem na sua casa e os amigos dos seus filhos também curtem estar ali, acho que atingimos o propósito. Não importa se é uma casa grande ou pequena, precisa ser aconchegante, gostosa, e isso tem a ver com a alma e a identidade colocadas em cada detalhe”, finaliza o joalheiro.

dining room dining table furniture indoors table interior design wood floor flooring hardwood
Sala de jantar ganha profundidade e iluminação extra graças a painel de espelhos - Foto: Cesar Bianchini.

Tags

Posts recomendados