Casa de Helena Barbero mistura minimalismo e conforto
Lar de Helena Barbero, da NK Store, é referência para quem busca um espaço moderno e aconchegante
Helena Barbero, fashionista e buyer da NK Store, gosta de misturar estilos e criar um espaço com personalidade. Na hora de decorar o ambiente, pode ser interessante buscar inspirações em momentos especiais, resgatando memórias de infância, incorporando preferências adquiridas com o passar dos anos e dando significado para peças, cores e formatos escolhidos para compor cada cômodo, fazendo com que os elementos combinem entre si.
Resultado de uma junção coesa entre minimalismo industrial, clima country e referências modernas, a casa de Helena Barbero é um ótimo exemplo de como o ambiente fica valorizado por meio de uma decoração bem planejada. Entre os elementos que mais chamam a atenção estão as poltronas e cadeiras de couro, o uso bem pensado dos vidros e espelhos, detalhes em preto e um clima rústico, graças às paredes brancas com efeito descascado e tijolinhos aparentes.
Barbero passou grande parte da infância na fazenda de sua família, cenário que trouxe inspiração para a casa onde mora hoje, e pode ser percebida nas cores-base que guiam a decoração, como verde, caramelo, off-white e preto, além do uso de certos materiais, como o pelo de vaca em tapetes espalhados. O clima campestre, entretanto, ganha novas e interessantes camadas ao ser combinado com o minimalismo industrial, que fica evidente principalmente por conta dos detalhes pretos que aparecem nas molduras das portas, nos espelhos e na pintura da lareira, além dos dutos de iluminação à mostra e piso de microcimento escuro, criando um ambiente moderno, mas sem perder a jovialidade.
A área externa, ligada à sala de lareira, é outro espaço cheio de detalhes para se inspirar, permitindo o contato com a natureza sem sair de casa. O local conta com folhagens e um espaço amplo, além de puffs e uma mesinha que serve também como lareira, normalmente decorada com um buquê de flores, para manter os moradores aquecidos do lado de fora. A reforma da casa, erguida nos anos 1960 e com 430 m², foi assinada por Felipe Protti, arquiteto e marido de Helena Barbero, e teve como ideia principal criar um clima de demolição, mas com acabamento, o que resultou em uma casa ampla de espaços integrados e com muito uso da iluminação natural, balanceando o uso de móveis pesados e detalhes em cores escuras.
Com tantos elementos diferentes, é impossível não querer se inspirar na decoração pensada pela fashionista, que deixa claro seu cuidado na escolha das peças que vão compor os ambientes e sem deixar de lado os detalhes, que aparecem na escolha dos livros sobre a mesa de centro e nos quadros que preenchem as paredes. O resultado é um incentivo para buscar inspiração nas próprias experiências, exaltando a individualidade sem medo de arriscar.