Arte

Beatriz Carvalho conta suas referências em sua casa dos sonhos

Beatriz Carvalho lança mão de todo o seu repertório no universo da moda e das artes para criar a casa dos sonhos

indoors interior design person sitting jeans pants art painting face blouse
A empresária em frente ao quadro, feito de tecido, que trouxe de Estocolmo, sentada em banco de madeira Jorge Zalszupin - Foto: Romulo Fialdini.

Sócia da descolada marca de acessórios Estilé e recém-casada, Beatriz Carvalho lança mão de todo o seu repertório no universo da moda e das artes para criar a casa dos sonhos. Confira! 

Legítima representante da chamada geração Z, pragmática, conectada e multitask, Beatriz Carvalho não perde de vista a tradição, com a qual conviveu desde sempre. Mezzo baiana, mezzo paulistana, a empresária de 29 anos nasceu em Salvador, de onde vem sua família, tanto de pai quanto de mãe, e credita ao bisavô, que criou uma das maiores redes de supermercados da Bahia, sua verve de mulher de negócios. “Desde pequena me interessei pela história dele, de correr atrás do sonho. Puxei essa veia empreendedora e sempre me interessei também por moda, por arte”, lembra Bia, que acabou juntando essas influências no mesmo caldeirão para lançar a Estilé. A marca de bolsas e acessórios, que se tornou a queridinha das descoladas, surgiu em 2017 unindo duas amigas de infância, Bia e Victoria Beukers. Com o mote “Statement pieces for statement people” (peças únicas para pessoas únicas), as sócias personificam o DNA da Estilé, resultado do envolvimento da dupla em todas as etapas do processo criativo, das pesquisas até o projeto final. A missão da empresa, segundo as sócias, é criar designs verdadeiramente icônicos – inéditos aos olhos. “A Estilé surge para ressignificar os designs artesanais que nasceram para falar por si só; curiosos e irresistíveis ao toque. Sob nosso olhar sempre atento e criativo, trabalhamos com uma estética maximalista usando o acrílico como principal matéria-prima de criação”, dita o site da marca.

adult female person woman clothing sleeve face head photography portrait
Bia e os quadros com a coleção de caixinhas de fósforo do marido - Foto: Romulo Fialdini.

O olhar apurado para o belo, Bia herdou da mãe, Gracinha Carvalho, conhecida pelas recepções impecáveis no casarão da família no Morumbi e pelas porcelanas que desenvolve para sua marca, a By Grace. “Ela é uma referência para mim de bom gosto, de bem receber”, elogia. E, claro, tudo o que viu e vivenciou na infância e adolescência se tornou inspiração na hora de montar a própria casa, no ano passado. 

Com uma festa de sonho em Portugal, em 2023 Beatriz se casou com o empresário Gabriel Hamuche. E, desde então, habita seu lar, doce lar: um espaçoso imóvel de 380 metros quadrados no bairro dos Jardins, em São Paulo. “Estávamos procurando uma casa quando encontramos essa. A surpresa foi descobrir que o projeto era de David Bastos, arquiteto baiano de quem sou superfã. Uma coincidência incrível”, lembra Beatriz, e continua: “É uma construção linda, muito simples e moderna, perfeita para recém-casados. Não é muito grande, mas também não é pequena. Sempre morei em casa, então ter a área externa é uma coisa que faz a diferença”.

home decor coffee table furniture table architecture building indoors living room room rug
Um overview da sala de estar, com bases neutras e vista para piscina e jardim - Foto: Romulo Fialdini.

Graças à madeira, que aparece em diferentes momentos, no piso, nas portas que fazem as vezes de paredes, permitindo abrir ou fechar alguns ambientes, conforme a ocasião, os espaços ganham contornos aconchegantes. “O espaço é integrado, cozinha, sala de jantar, home theatre, com portas que podem mudar toda a configuração. Por exemplo, dá para abrir tudo e deixar o telão como centro das atenções.” A parte externa segue a mesma lógica: “Nosso jardim tem um deque, que também dá para abrir ou fechar, e a piscina. Decidimos focar paisagismo para não termos tanto trabalho com a manutenção”. Logo cedo, ao acordar, a empresária reserva um tempinho para tomar seu café na varanda do quarto, com vista para o jardim. “É um dos meus cantos preferidos.

home decor cushion furniture person couch
Beatriz no deque, que funciona como um charmoso lounge ao ar livre - Foto: Romulo Fialdini.

No quesito decoração, muitas mãos participaram do processo: dos designers de interiores Victoria Sanchez e Gustavo Jansen, além do auxílio luxuoso de Gracinha e Sula Hamuche, mãe de Gabriel. Tudo sob a batuta do casal, que fique claro. O resultado é a cara da dupla: o contemporâneo e o tradicional convivendo na mais perfeita harmonia. Do poderoso louceiro com portas de vidro, feito sob medida, onde está exposta a coleção de mais de 100 peças Baccarat, Christofle, Richard Ginori, Le Creuset, Hermès, Vista Alegre e, obviamente, By Grace, ao mobiliário clean e comfy, com peças de designers como Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Juliana Benfatti, Estudio Orth, Daniel Coutinho e Giuseppe Scapinelli, entre outros. “Estamos deixando tudo com o nosso jeito. Ganhamos muita coisa legal de casamento, fizemos um mix and match com móveis antigos e no vos. É essa mistura que traz personalidade para o ambiente”, ressalta Bia, que, quando questionada sobre o estilo de sua casa, a define como contemporânea com toques clássicos.

indoors interior design photography bottle cosmetics perfume
Detalhe do lavabo com os quadros de caixinhas de fósforo - Foto: Romulo Fialdini.

Detalhes como o pôster com a capa de um álbum da banda inglesa The Clash, ocupando lugar de destaque logo na entrada, dividindo espaço com obras de artistas plásticos como Arthur Lescher, Maria Klabin, Marcelo Solá, Guga Szabzon, Yasmin Guimarães, Gabriela Sachetto e Ana Sant’Anna, expõem a misturinha esperta que define a personalidade do casal que ali habita. Outro exemplo dessa originalidade é a coleção de caixas de fósforos de Gabriel. “Ele ama colecionar fósforos. Sempre que a gente viaja ou vai a algum lugar legal, ficamos de olho nisso. Os amigos e familiares já sabem e também trazem de viagens. E isso acabou tomando uma proporção gigantesca. Tem fósforos vintage, diferentões, de todas as partes do mundo, que trazem memórias das nossas andanças por aí. Para deixar a coleção organizada, o Gabriel decidiu criar quadros com esses fósforos. Antes de a gente casar ele já fazia isso. Agora, na nossa casa, colocamos esses quadros no lavabo, que é supermoderno, junto com outras obras de arte. Todo mundo que entra lá comenta: ‘Que máximo!’.”

Fato é que os fósforos enquadrados acabaram ultrapassando o status de hobby e se tornaram obras de arte, com direito a exposição e tudo: “Gabriel conheceu uma galeria superlegal, a BG 27, que tem coisas diferentes e supercontemporâneas. Os donos amaram a ideia dos fósforos e decidiram fazer uma mostra”. Intitulada Phos Phoros, a expo vai mostrar os itens colecionados por Gabriel Hamuche ao longo de 20 anos. São mais de 3 mil itens, de caixinhas clássicas dos anos 1960 até as mais contemporâneas, um verdadeiro testemunho cultural de décadas.

art porcelain pottery cabinet furniture shelf cupboard china cabinet chicken cup
Peças trazidas de viagens pelo mundo - Foto: Romulo Fialdini.

Aliás, conhecer novas culturas está entre as atividades favoritas do casal. Ambos estudaram em escolas de língua inglesa e passaram temporadas fora do Brasil, o que os aproximou de uma realidade globalizada. “Sou apaixonada por viagem. Desde pequena com meus pais e agora com meu marido. Cresci com a cabeça aberta ao conhecimento de novas culturas, visitando museus mundo afora, podendo ver ao vivo o que aprendia no colégio. Isso sem dúvida me formou como ser humano. E sou do tipo que mergulha mesmo na história, na cultura dos países que visito. Agora, no fim do ano, vamos para o Japão, e nos últimos meses tenho lido tudo a respeito, me aprofundado em tudo sobre o país e os lugares que vamos visitar”, conta ela, que adora trazer achados para a casa. “Para mim, lar é um lugar aconchegante, amoroso, onde posso receber familiares e amigos, e todos se sentem bem. Também é um lugar de memórias, que traduz a essência de quem vive nele.”

E quais os planos de Bia? “Curtir a vida de casada. No ano que vem, talvez, engravidar. Ser mãe é um sonho, mas quero aproveitar bastante antes. E, profissionalmente, trabalhar muito com a Estilé. Estamos abrindo uma loja no Rio de Janeiro e estamos focando a expansão da marca nos próximos meses.”

bird chicken fowl poultry indoors interior design cooking pot cookware food pot
A poderosa louceira - Foto: Romulo Fialdini.

Tags

Posts recomendados