By Gabs - uma dobra no tempo que uniu mãe e filha através da arte
Deby Oizerovici e Gabriela Schattan, mãe e filha, fundaram marca milionária ByGabs a partir de hobby da pandemia
ByGabs é uma marca de artigos artísticos de decoração fundada numa parceria entre Deby Oizerovici e Gabriela Schattan, mãe e filha que se uniram para fazer um negócio de sucesso. Tudo começou durante a pandemia, em 2021, quando Gabi encontrou nas dobraduras, hobby que estava desenvolvendo, uma forma de produzir arte.
Com designs de cores vibrantes feitos em papel, sua mãe, Deby, deu o toque artístico que completou cada uma das obras, colocando as dobraduras em acrílicos que permitiam uma experiência exótica na hora de apreciá-las por vários ângulos. Em entrevista exclusiva as empreendedoras no contam como as dobraduras e a arte uniram suas mentes em uma.
L'Officiel Brasil: Como foi a descoberta da dobradura como hobby? Possui alguma referência dentro dessa técnica?
Gabriela Schattan : O By Gabs surgiu na nossa vida de forma inusitada. Hoje olhamos e entendemos a sequência de “coincidências” maravilhosas. Eu, Gaby, sempre trabalhei mais no universo de gestão e a Deby sempre na área criativa. Eu trabalhava como coach e, em dado momento, ela me explicou a importância de encontrar um hobby para melhorar a intuição. Comecei a busca de hobbies num site de professores on-line e estava disposta a tentar tudo. A primeira área que achei uma professora com um currículo legal foi artes e logo me apaixonei quando ela chegou e criou a primeira regra das nossas aulas: não poderia usar borracha, entendendo que cada traço é sempre um acerto. Me permiti errar, sentindo mais liberdade em criar algo.
Com isso, encontrei um espaço no qual podia me soltar e escrever e colocar em arte meus sentimentos. A série Empatia surgiu de uma das nossas aulas em que falávamos sobre o assunto. O exercício era desenhar, cortar e colar. Ao invés disso, usei a dobradura para falar sobre a capacidade de enxergar através de vários ângulos. Assim que minha mãe viu, já visualizou a obra dentro do acrílico. Assim começou o primeiro By Gabs.
L'Off: Qual foi o processo do desdobramento desse hobby em variações de materiais e cores?
Gabi: A essência da By Gabs surgiu dentro do assunto de empatia. Algo que pudesse ser visto de diversas formas, que despertasse essa vida de transformar. Começamos a explorar o universo de cores e pensamos em 5 sentimentos que gostaríamos de trazer pra dentro das casas: love, nature, acqua, wood e rainbow. Fomos experimentando juntas desenhos diferentes.
Criamos muitas e muitas obras e coleções, e depois de 8 meses explorando cores e variações de tamanhos (Classic 25 x 25, mini 12 x 12 cm e slim 12 x 34 cm ), nos aventuramos a testar novas dobraduras. Assim surgiu o Balloon, nossa segunda série que fala de liberdade. Depois da segunda série entendemos que poderíamos criar com outros designers, materiais e formatos! O importante é o que tem de conceito por trás da criação e é isso que torna ele By Gabs.
L'Off:O que é indispensável durante seu processo criativo?
Gabi: Tudo nos inspira e, por incrível que pareça, os lugares do cotidiano são o que mais trazem ideias. Passeamos, vamos em restaurantes, museus, procurando detalhes, formas e modelos que nos despertem interesse. Já encontramos padrões e misturas de cores enquanto jantávamos. Tudo pode ser referência, ainda mais quando atribui mais significado em cada obra. Hoje em dia passamos o dia tirando foto de tudo e nos mandando!
L'Off: Quais outras técnicas gostariam de acrescentar no repertório da By Gabs?
Gabi: Amamos criar! Temos vontade de explorar tudo que faz parte de collectible design! A ideia é que todos possam ir tendo vários By Gabs e compondo eles da forma que quiserem. Cada obra é única dependendo de como a pessoa o coloca dentro da sua casa, com a sua história e o seu olhar. Amamos criar com outros designers e antes de pensar qualquer produto, amamos desenvolver uma rede de especialistas para opinar e produzir com a gente! Hoje, temos no nosso time uma artista de origami, especialista de acrílico, etc. Gostamos de criar uma grande família By Gabs, na qual todos criam juntos! Temos vários produtos vindo logo logo! Um mais lindo e profundo que o outro.
L'Off: Quais são os desafios de conciliar o relacionamento mãe e filha com o de empreendedoras?
Gabi: A melhor dádiva que tive foi poder trabalhar com minha mãe. Cada uma tem um ritmo, cada uma tem um momento de vida, cada uma tem uma habilidade, cada uma tem uma expertise pela trajetória que teve. Minha mãe é muito perfeccionista, muito boa com os detalhes, faz as coisas funcionarem, muito organizada, boa para ensinar as pessoas a realizarem suas tarefas. Já eu, tenho mais experiência em vendas, em desenvolver novos projetos. Eu tenho a ideia e é ela que faz acontecer. A gente já se desalinhou em alguns assuntos, mas bastam segundos pra cairmos na risada. Sabemos que temos o mesmo objetivo e que antes de tudo o By Gabs é um motivo de alegria e união na nossa vida.
Deby: Jamais poderia imaginar que um dia seriamos sócias, é a concretização de um sonho que eu nem sabia que tinha. Como mãe, é um orgulho enorme ver minha filha se realizando dessa forma, além da felicidade de estar crescendo junto dela. Estamos sempre aprendendo juntas, como socias, amigas, mãe e filha. Uma sabe o que a outra não sabe, então acabamos nos completando muito bem. Temos algumas briguinhas, mas são muito poucas, diria até que não são nada, porque a rotina da empresa acaba mostrando que nem tudo é uma tempestade. Se precisamos, nós vamos para a terapia juntas e nos resolvemos, porque temos em mente que o importante sempre é nossa união.
L'Off: Com quem gostariam de trabalhar em breve, para um collab na ByGabs?
Gabi: Temos várias collabs para acontecer no futuro, porque amamos somar ainda mais sentimentos nas obras da By Gabs. Queremos trazer para perto quem tiver um deal parecido com o nosso, de levar alegria para nossas clientes. Não temos nomes específicos sobre quem gostaríamos de trabalhar futuramente, mas queremos conhecer artistas que possam nos inspirar com sua arte e criar uma conexão com a nossa.