Arte

Theoreme Editions: David Giroire e Jérôme Bazzocchi fazem a curadoria

Por meio da Theoreme Editions, David Giroire e Jérôme Bazzocchi fazem a curadoria de uma seleção eclética de objetos exclusivos de artesãos e designers europeus

furniture adult male man person jeans pants jacket shoe face
David Giroire e Jérôme Bazzocchi, fotografados por Valentino Barbieri.

Por meio da Theoreme Editions, David Giroire e Jérôme Bazzocchi fazem a curadoria de uma seleção eclética de objetos exclusivos de artesãos e designers europeus. Confira a entrevista da dupla!

A empresa de design experimental Theoreme Editions junta a visão de designers contemporâneos com a de habilidosos artesãos europeus. Lançada por David Giroire e Jérôme Bazzocchi, a marca acaba de abrir seu primeiro showroom no Palais Royal, em Paris.

furniture table tabletop desk coffee table dining table tape
A galeria da Theoreme Editions em Paris - Foto: Mickaël Llorca.

A dupla se conheceu quando trabalhava na Dior, em 2005. Logo depois, Giroire deu início à própria agência de comunicação (seu primeiro cliente foi o Studio KO) e, em 2018, eles começaram a discutir e a criar o que viria a ser a Theoreme Editions. “Eu já havia estudado arquitetura, design e lifestyle ao trabalhar com uma nova leva de jovens designers, como Emmanuelle Simon e Francesco Balzano. E pensei comigo mesmo: por que não levar essa experiência um pouco mais adiante e gerenciar a imagem deles editando as peças?”, conta Giroire. “Jerome e eu já colecionávamos isso, e foi aí que veio a ideia da Theoreme Editions.”

Apesar de Bazzocchi também não ter formação em design nem arquitetura, ele sempre teve um olho bom para os objetos. “Aos 12 anos, eu queria ser leiloeiro. Eu passava muito tempo nos salões de venda da Drouot e toda semana ficava ansioso para que a revista La Gazette chegasse em casa”, diz.

 

L’OFFICIEL Qual é a ideia por trás da Theoreme Editions? 

DAVID GIROIRE Nós temos artesãos excepcionais na França, então, quando pensamos em mobiliário para arquitetos ou designers, é de uma qualidade impecável. Os preços são sempre altos, e para justificá-los geralmente existe uma espécie de elemento burguês em tudo aquilo. Enquanto em outros países, como a Alemanha, nós sempre encontramos objetos muito perfeitos com um lado menos polido, ficamos surpresos em não ter encontrado a mesma coisa na França. É isso que queríamos fazer com a Theoreme – produzir objetos de qualidade extraordinária, mas com uma estética mais renovada. Então brincamos com as cores e os materiais, como aconteceu com nossas luminárias de gesso; também trabalhamos com resina, cristais e pedraria.

 

L’O Então vocês selecionaram designers e, aí, os objetos foram criados… 

JÉRÔME BAZZOCCHI Os primeiros seis designers com quem começamos a trabalhar foram aqueles que o David conhecia; nós tínhamos uma perspectiva da estética deles e sabíamos do que gostávamos neles. Eles foram brifados: “Monolítico, escultural e minimalista”. Eles eram livres para escolher os tipos de objeto e de material. E nos deram uma porção de ideias, e fizemos a curadoria daquilo tudo de modo que fizesse sentido. Nós não mexemos em nada no design, mas temos uma ideia do que queremos ou não queremos. Então há uma conversa com os designers.

 

L’O Os trabalhos desses designers já tinham sido feitos e distribuídos antes? 

DG Sim, mas eles tinham carta branca. Não tentamos estabelecer um preço para eles; o designer nos dava desenhos com alguns direcionamentos, e aí nós editávamos a partir dali. Nós escolhíamos uma peça por designer, na qual levávamos em consideração a tipologia do objeto – a cor, o volume – de modo a tornar a coleção um todo coerente.

 L’O O ponto em comum é que todos os seus designers são franceses. 

DG No momento, sim. A covid dificultou bastante os encontros, mas mesmo assim conseguimos ter peças produzidas em toda a Europa, o que foi um grande desafio. Mas, para a terceira edição, vamos ter designers europeus. A ideia é ser aberto, e não tão francês.

floor flooring indoors interior design architecture building foyer
A galeria da Theoreme Editions em Paris - Foto: Mickaël Llorca.

L’O Vocês viajaram pela Europa para conhecer os melhores artesãos. Como foi descobri-los e trabalhar com eles? 

DG Para falar a verdade não foi tão complicado, porque nós tivemos a ideia de um projeto relativamente novo, com a criação de objetos bastante originais. Os artesãos, no geral, têm o hábito de replicar o mesmo gesto para fazer o mesmo tipo de formas, e eles acharam interessante trabalhar com a gente para elevar seus trabalhos a outro patamar. Aqueles que fizeram essas poltronas costumam fazer sofás banana ou bean, porque essa é a tendência. Então, quando viemos com nossa cadeira ergonômica 3D, eles trabalharam para encontrar a curva perfeita – ficou de fato uma escultura. Especialmente porque nosso artesão tem 75 anos e não trabalha a partir de um desenho em 3D. 

JB A ideia com a Theoreme Editions é desafiar os artesãos, expandindo suas técnicas e seus limites.

A IDEIA COM A Theoreme EDITIONS É desafiar os artesãos, EXPANDINDO suas TÉCNICAS E SEUS limites.

L’O A oferta da Theoreme Editions é bem eclética; vocês não tentam decorar um apartamento de A a Z. 

DG Na verdade nós tentamos encontrar um ecletismo entre cada uma das peças, por exemplo, com um objeto de cristal muito clássico ou um banco de resina muito mais moderno, para que possamos falar com os diversos públicos. Também gostaríamos de expor mais objetos inusitados.

L’O E quais são seus outros valores agregados? 

JB Damos uma especial atenção ao design, aos designers, ao artesanato etc. Temos linhas fortes, mas somos discretos; somos atemporais. 

DG Na minha opinião, todos os objetos já existem. O desafio hoje é criar objetos que despertem emoção, ao qual possamos nos conectar. Cada vez que observamos esses objetos, temos uma percepção diferente deles.

floor couch furniture indoors architecture building foyer chair
A galeria da Theoreme Editions em Paris - Foto: Mickaël Llorca.

Tags

Posts recomendados