Beleza

Beleza sustentável: 6 dicas para mergulhar na tendência

Segundo relatório de tendências do Instagram, em 2022 haverá um aumento no consumo de produtos de beleza sustentável, evidenciando conceitos minimalistas, veganos e naturais. Quer ficar por dentro de tudo? Confira!

necklace accessories jewelry accessory hair person human
Foto: Reprodução/Instagram @freshlengths

A preocupação com o meio ambiente é um fato. A cada dia estamos percebendo que, apesar de pequenas quando comparadas ao cenário global, nossas escolhas individuais realmente importam. Não é à toa que cada vez mais pessoas estão se dispondo a adotar hábitos sustentáveis no dia a dia - e isso inclui a rotina diária de cuidados com a pele e corpo. Ao que tudo indica, a busca por uma beleza sustentável e limpa crescerá ainda mais em 2022. De acordo com o relatório de tendências para 2022 divulgado pelo Instagram, 1 em cada 3 jovens estão interessados em comprar produtos considerados limpos e naturais nesse novo ano, apostando em cosméticos baseados em plantas, maquiagens veganas, ingredientes menos agressivos e tóxicos, evidenciando conceitos como skinimalismo. Se você acredita que adotar esse tipo de rotina é um pouco complicado, nós podemos te ajudar. Abaixo, listamos 6 dicas para mergulhar de cabeça na tendência. Confira!

skin face person human
Foto: Reprodução/Instagram @mandymadd

Minimalismo é a palavra da vez

Eliminar exageros é o foco! Um dos pilares para uma rotina de cuidados sustentável é a redução do consumo excessivo. Uma grande estratégia nesse sentido é o método de skincare conhecido como skip-care, skin fasting ou skinimalismo, que enxuga etapas “desnecessárias” para manter sua pele bem cuidada. A rotina leva 3 passos: um sabonete de limpeza, um hidratante e um filtro solar (nessa ordem).

"A pele responde bem a um tratamento direcionado e não a um volume muito grande de produtos aleatórios aplicados sem orientação", afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Aposte nos produtos multifuncionais

Os produtos multifuncionais são outra excelente maneira de reduzir o consumo e, consequentemente, o desperdício, se adequando muito bem, inclusive, a uma rotina de cuidados minimalista.

“Cosméticos multifuncionais são aqueles que unem diversas ações em um único produto, como hidratação, fotoprotetoção, primer e base, protegendo, hidratando e preparando a pele para receber a maquiagem”, diz a Dra. Paola.

Um exemplo de produto para incluir em sua rotina é o Blur Mousse Multifuncional, da Be Belle, que oferece fotoproteção, com FPS 30 e PPD 10, ao mesmo tempo em que promove efeito blur através da dispersão da luz para disfarçar "imperfeições", uniformizar o tom da pele, reduzir o brilho e promover um efeito aveludado - além de reidratar e restaurar o tecido cutâneo.

person human skin face finger
Foto: Reprodução/Instagram @masonping

Invista na beleza limpa

A beleza limpa, ou clean beauty, é um conceito que vem ganhando popularidade já faz algum tempo e promete se tornar cada vez maior com mais marcas criando produtos que se enquadram nessa categoria.

“De forma geral, podemos definir o clean beauty como um movimento de maior preocupação dos consumidores com a composição dos cosméticos, que devem se enquadrar em duas categorias: não conter ingredientes tóxicos, como parabenos e lauril sulfato de sódio, e listar todos os ingredientes em seu rótulo”, explica a dermatologista Dra. Patrícia Mafra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A Età Cosmetics, por exemplo, é uma marca de dermocosméticos que não traz sulfatos e parabenos em seus produtos, como o Gel Complex Antiolesidade, um cosmético em gel capaz de hidratar profundamente a pele de maneira prolongada para combater o ressecamento enquanto confere efeito calmante e matte, mantendo a pele livre de brilho graças as suas propriedades seborreguladoras.

Porém, a clean beauty não se resume apenas aos produtos de cuidado com a pele. Atualmente já é possível encontrar desodorantes que se adequam a essa tendência, como o desodorante mineral Verdan, da EHM, formulado com 99% de ingredientes naturais, não contendo alumínio, parabenos ou corantes sintéticos e oferece proteção por 24 horas, evitando a transpiração e os maus odores sem deixar vestígios ou manchar a pele e a roupa.

Cuidado com os microplásticos!

Quando o assunto é sustentabilidade uma das maiores preocupações está na poluição dos oceanos e um dos principais poluentes são os microplásticos, que, infelizmente, ainda são incorporados em muitos cosméticos, principalmente esfoliantes.

“As esferas de microplásticos são as responsáveis por realizar a esfoliação da pele. O problema é que essas substâncias chegam aos rios depois do enxágue e causam poluição e morte dos peixes. Então, preste atenção na rotulagem dos produtos para evitar esses ingredientes, como o polietileno, que está presente nos rótulos como Polyethylene. Para substitui-los, prefira ingredientes como as esferas vulcânicas ou ativos naturais como a casca do arroz, que não machucam a pele e são ecologicamente adequados”, diz a Dra Paola. Uma excelente alternativa natural aos microplásticos são as sementes de Apricot (damasco), que estão presentes no Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, para garantir uma limpeza facial eficiente, desobstruindo os poros e melhorando a textura da pele.

clothing apparel towel
Foto: Reprodução/Instagram @misscampbell

Dê uma chance para os produtos veganos

O veganismo está diretamente relacionado à sustentabilidade, então por que não dar uma chance aos produtos veganos? Se o motivo é por acreditar - erroneamente - na menor eficácea, você não poderia estar mais enganado.

“Cosméticos veganos são aqueles que não utilizam ingredientes derivados ou testados em animais, podendo ser feitos de ingredientes vegetais ou até mesmo sintéticos. E, ao contrário do que muitos pensam, o fato de um cosmético ser vegano não quer dizer que é menos eficaz que os cosméticos convencionais. Tudo depende da composição do produto”, explica a Dra. Paola.

Existem empresas que estão investindo na criação de ingredientes cosméticos veganos de alta performance e eficácia, como a Biotec Dermocosméticos. “Em sintonia com a natureza, a Biotec oferece as alternativas Go Green, que incluem ativos Vegan Compatible (ingredientes que não sejam testados em animais e nem contenham substâncias de origem animal), de Origem Natural (matérias-primas provenientes da natureza, seja de origem animal, vegetal ou mineral) e de Origem Vegetal (provenientes de plantas, tubérculos, raízes, folhas, flores, frutos e caules). Além dos ativos de alto valor, desempenho e funcionalidade, são diversos veículos de excelente sensorial desenvolvidos para potencializar as fórmulas”, explica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.

Engana-se, também, quem acredita que os cosméticos veganos tem finalidades restritas. Atualmente é possível encontrá-los com as mais diversas funções, incluindo cremes dentais, como o creme dental Be You da Curaprox, e até mesmo emulsões para o crescimento de barba, como é o caso emulsão Strongermen, da B.URB.

Reduzir, reusar e reciclar

O conceito de reduzir, reusar e reciclar é um dos pilares da sustentabilidade e tem sido adotado por algumas empresas de saúde e beleza na hora de elaborar seus produtos e estratégias para conservar o meio ambiente. Este é o caso da marca suíça CURAPROX, referência em oral care no mundo.

“Estima-se que, no mundo, cada habitante consuma durante a vida o equivalente a 5kg de plástico em escovas dentais e tubos de pasta de dente. É muita escova. Por isso, é importante conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e da reciclagem dos resíduos plásticos”, explica o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor em Odontologia pela USP. A Curaprox possui em seu catálogo produtos como o Travel Set, que, além de duas escovas interdentais e um creme dental Be You em miniatura, conta com uma escova CS 5460 Ultra Soft desmontável, o que facilita o transporte e, pensando na sustentabilidade, permite que o usuário troque apenas o refil da cabeça da escova. “O cabo das escovas interdentais (que também possibilitam a troca apenas dos refis) e o estojo do Travel Set também podem ser reutilizados, o que permitirá uma grande economia de plástico no futuro”, diz o especialista.

Além disso, uma das iniciativas da Curaprox com foco na sustentabilidade é o projeto CuraCycle que, idealizado pela Curaprox em conjunto com a ONG Amigo da Vez tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. O projeto consiste na distribuição de caixas coletoras de escovas dentais, tubos de pasta de dente e outros acessórios de higiene oral usados. O material coletado é transformado por artistas plásticos em obras de arte, que, por sua vez, são leiloadas como forma de gerar renda para a ONG Amigo da Vez, que atende crianças carentes proporcionando saúde oral.

face person human
Foto: Reprodução/Instagram @mandymadd

Tags

Posts recomendados