Argila branca: conheça seus principais benefícios para a pele
A argila branca também pode ser chamada de caulim e é uma ótima opção para cuidar da pele de maneira natural
Originária de rochas sedimentares sílico-alumínicas, a argila branca apresenta um pH muito próximo ao da nossa pele e é considerada a mais suave entre todas as argilas.
Diante disso, ela pode ser utilizada por todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis. De acordo com a Dra. Paula Pagliuso, médica dermatologista da Clínica Premier Center em São Paulo, não há nenhuma contraindicação em seu uso.
“A argila branca é muito rica em minerais, como alumínio, ferro, cálcio, potássio, enxofre e zinco”, diz. E entre os seus principais benefícios estão a uniformização da pele, o combate de radicais livres, a redução de inflamações, o auxílio da cicatrização, o clareamento de manchas e a diminuição da oleosidade.
Como inserir a argila branca no skincare?
Segundo a médica com título de especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Americana de Dermatologia e da European Society for Cosmetic and Aesthetic Dermatology, a melhor forma de inserir o produto na rotina de cuidados com a pele é como máscara facial, 1 vez por semana.
O modo de uso é bem simples:
- Limpe a pele com um sabonete facial apropriado;
- Misture a argila branca em pó com água até ela formar uma pasta;
- Aplique em toda a face, evitando a região dos olhos e da boca;
- Deixe agir por 10 minutos;
- Remova com água.
“O importante, assim quando você aplicar o produto, é borrifar um pouco de água para evitar um aspecto muito ressecado”, explica a Dra. Paula.
Benefícios para o cabelo
Além do rosto, a argila branca também pode ser aplicada no couro cabeludo, beneficiando o aspecto do cabelo. “Nesse caso, o produto tem que ser mais diluído para não ressecar demais a região e dificultar a remoção”, alerta a especialista.
Seu efeito cicatrizante, por exemplo, auxilia no tratamento de dermatite seborreica. “A coceira faz com que o paciente cause micro agressões com a unha no couro cabeludo. Então, a ação reparadora e cicatrizante ajuda muito”, explica. O ideal é usar entre uma vez por semana e a cada 10 dias.
Argila branca e óleos essenciais
Outro ponto a ser destacado é que a argila branca pode ser usada isoladamente – no formato em pó ou já pronta para a aplicação – ou associada a outros ativos, incluindo óleos essenciais.
“A argila branca é um bom fornecedor de ativos para pele. Além disso, você colocando com óleos essenciais na máscara, você também tem um resultado de aromaterapia”, diz Dra. Paula.
Segundo a médica dermatologista, o óleo de gerânio ajuda na hidratação, o de laranja doce no clareamento e o alecrim proporciona uma ação drenante. E duas gotas de óleo essencial são suficientes para adicionar na pastinha de argila.
Argila branca e óleos essenciais
É possível encontrar argila branca com facilidade em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e e-commerces de beleza. A dica é: fique atento à qualidade e procedência do produto, escolhendo lojas confiáveis.