Beleza

Barbie: Entrevistamos Ivana Primorac, a maquiadora do filme

Ivana conversou com exclusividade para a L’Officiel e contou um pouco como foi desenvolver estes personagens tão amados por gerações.

Filme da Barbie
Filme da Barbie

Que Barbie está super em alta, não é novidade. O filme dirigido por Greta Gerwig estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling deu uma revitalizada na marca da boneca mais famosa do mundo e tudo que está ao seu redor. De looks, às nail-art e até makes, o mundo numa esteve tão cor-de-rosa - e isso é maravilhoso.

Muito se falou dos looks icônicos que foram recriados para que Margot Robbie e Ryan Gosling pudessem das vida aos personagens Barbie e Ken. Mas além de figurino, os atores contaram com um trabalho de cabelo e maquiagem desenvolvidos pela artista Ivana Primorac, que tem em seu currículo filmes como Anna Karenina e Cold Mountain.

Ivana conversou com exclusividade para a L’Officiel Brasil e contou um pouco como foi desenvolver estes personagens tão amados por gerações.

Ivana Primorac
Ivana Primorac - Foto: Getty Images

Como é possível se preparar para reproduzir os visuais da Barbie, que literalmente é a boneca mais famosa do mundo?

Essa é uma ótima pergunta, pois precisei fazer um processo extremamente longo para descobrir o que a Barbie representa em todas as nossas cabeças. Eu olhei todas as versões da boneca no passar dos anos, da primeira edição até as que são produzidas nos dias de hoje. Então criei vários protótipos e fomos discutindo com o time todo diversas versões antes mesmo de começarmos a filmar.

 

A Barbie existe há décadas. E conforme o papel da mulher na sociedade evoluiu, ou o conceito de beleza mudou, a boneca teve a sua forma, seja na posição dos olhos, o tipo de corpo e o cabelo. Isso é representado de alguma forma no filme?

Muito, a gente recriou algumas das bonecas mais famosas bem como as profissões que foram mais marcantes. Eu realmente fui guiada pelos desenhos originais das bonecas, sejam elas daquela primeira versão ou dos dias de hoje.

Filme da Barbie
Foto: IMDB

O estilo barbiecore já tomou conta das ruas e dos red carpets. Quais são as tendências em cabelo e make que você acha que vão sair do filme?

Eu acho que vai ter muita gente que vai adorar o look de pele com um fresh glow. Aquela pele radiante e com um brilho natural, os olhos grandes com destaque nos cílios, sobrancelhas bem definidas e quem sabe um destaque nas sardas. Acredito que as sardinhas de pele vão ser bem populares neste verão.

 

Qual é o visual que você ficaria muito feliz que o público adotasse?

Eu adoraria ver nas ruas o look que chamo de realidade aumentada. Natural, mas um visual bem feito, mas com o cabelo grande. Pode até brincar com cores ou não, o importante desde que funcione com cada pessoa. Eu realmente espero que o filme ajude as pessoas a encontrarem a sua própria Barbie interior, sabe? A melhor versão delas mesmas.

Filme da Barbie
Filme da Barbie
Fotos: IMDB

Há uma grande diferença entre criar um visual para a Margot Robbie e criar para a personagem interpretada por ela. Como é para você trabalhar este equilibro em dar vida ao personagem sem perder o ator que está por trás dele?

É um processo que as vezes toma bastante tempo. A gente testa inúmeros visuais, diversas vezes. É quase um trabalho de afinação, mas é muito gratificante no final quando encontramos o melhor look.

Qual foi a Barbie ou Ken que te desafiou mais?

Cada Barbie e Ken eram totalmente individuais. A gente desenvolveu cada um deles para ser bem diferente um do outro. Então para mim, o maior desafio de verdade foi com o volume de figurinos e cabelos e maquiagens que tínhamos que desenvolver para cada cena.

Filme da Barbie
Foto: Getty Images

Você já trabalhou em filmes baseados em fatos reais, e Barbie se passa parcialmente em um mundo de fantasia. O quão diferente é o processo entre estes dois estilos de filme?

De certa forma, os filmes de fantasia são mais difíceis de criar porque tudo é possível. Eu sempre tento pesquisar e de fato encontro muitas coisas relevantes nas minhas buscas em arte e história para poder ter uma base no meu processo criativo. No caso de Barbie, eu pude usar toda a história das bonecas e isso tudo foi extremamente relevante para criar o Barbie World no nosso filme.

 

Quão rosa a sua vida se tornou com este filme?

Extremamente. A gente filmou tudo no verão então a alegria, diversão e o rosa acabaram sendo filtrados na minha vida. De uma hora para outra, a gente olhava ao redor do set e era todo mundo com roupas rosa, os trailers eram rosa. Haviam diversos Kens e Barbies por trás das cameras. Foi muito divertido.

Filme da Barbie
Foto: IMDB

Tags

Posts recomendados