Beleza

Cuidados de beleza: 7 dicas de especialistas para uma pele jovem

O segredo dos dermatos: cuidados de beleza valiosos precisam ser compartilhados, então fique de olho no que os médicos dizem!

person skin adult female woman face head
Foto: Getty Images

Cuidar da pele é uma preocupação que abrange muito mais do que apenas as rugas e flacidez típicas do envelhecimento. Alterações como manchas e cicatrizes podem surgir em qualquer idade e impactar a forma como percebemos nossa própria beleza.

Além de oferecer tratamentos para essas condições, os especialistas em dermatologia e estética também fornecem valiosas estratégias de prevenção. Para te ajudar a manter uma pele radiante e saudável, consultamos especialistas que revelam os segredos essenciais dos cuidados. Confira abaixo:

 
  • Protetor solar diariamente: Se fosse necessário dar apenas uma dica de beleza, essa seria a escolhida.

    “O uso diário do filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele - mas também para manter a pele jovem, firme e elástica. O protetor solar é o grande defensor do efeito das radiações na destruição do colágeno. Particularmente a radiação ultravioleta A longa atinge a derme profunda, ou seja, ela passa a epiderme, passa a camada basal, onde estão as células produtoras de melaninas (melanócitos), e vai causar um processo de desarranjo, de desestruturação das fibras do colágeno. E o protetor solar com FPS de no mínimo 30 é insubstituível na prevenção desses danos”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
 
  • Seguir uma rotina de cuidados com a pele: Iniciar uma rotina skincare que inclua limpeza, hidratação e proteção solar é a base para um bom cuidado com a pele.

    “Use produtos que contenham ingredientes hidratantes, como ácido hialurônico, alfa-hidroxiácido e óleos botânicos. Com orientação, adicione produtos à rotina que contenham ingredientes antienvelhecimento, como retinol, ácido glicólico e peptídeos, e não esqueça dos suplementos orais indicados pelo médico”, explica a Dra. Claudia Marçal. A introdução de antioxidantes também é bem-vinda. “Ativos com essa finalidade podem estar presentes nos hidratantes, em fórmulas com vitaminas C e E, ácido ferúlico, resveratrol e alistin, que são ativos clássicos”, explica a Dra. Claudia. Para sofisticar ainda mais o cuidado com a pele, existem tecnologias que promovem o skincare de consultório, como o HydraFacial, que une limpeza de pele com aplicação de poderosos boosters. “O Hydrafacial é um procedimento que funciona como uma inteligência artificial dos cuidados com a pele. A plataforma tem várias ponteiras, cada uma com uma característica diferente, e consegue fazer a remoção da sujidade e da oleosidade, inclusive de micropoluentes que ficam aderidos dentro dos poros e nem sempre conseguimos remover com a limpeza de pele manual”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal.
 
  • Estender os cuidados ao pescoço: A pele do pescoço realmente é mais fina, com pouco tecido subcutâneo e bem próxima das camadas musculares mais profundas. Isso faz com que alterações do envelhecimento como flacidez, rugas estáticas e músculos mais marcados aconteçam, segundo a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. As contrações da musculatura do pescoço também podem prejudicar o contorno facial, segundo a médica. Isso ocorre na medida em que o músculo do pescoço pode ‘derreter’ o rosto. “Poucas pessoas sabem, mas o músculo do pescoço, conhecido como platisma, é depressor da face, ou seja, as contrações constantes dele tendem a ‘puxar’ para baixo toda a região do terço inferior. Para evitar esse tipo de situação, os tratamentos faciais devem ser estendidos a essa área. Sempre aviso aos pacientes a importância de fazer toxina botulínica na face e também no pescoço”, explica a médica Dra. Cláudia Merlo.
 
  • Cuidar dos lábios: Além de ser uma região sensível ao câncer, a pele dos lábios também envelhece. Esse envelhecimento começa por volta dos 30 anos de idade e é progressivo.

    “Ele ocorre devido ao processo de envelhecimento intrínseco da face: há uma perda de colágeno com diminuição da firmeza da pele e diminuição da gordura facial. Além disso, usamos muito a musculatura ao redor da boca (mastigação e mímica facial - sorriso e fala)”, explica a Dra. Claudia Marçal. Os sinais do envelhecimento da região incluem a perda de volume e as rugas códigos de barras. “Os lábios tornam-se mais finos, com rugas ao redor da boca (o famoso “código de barras”) e consequente queda do ângulo da boca (“sorriso triste”)”, explica o Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Os principais cuidados preventivos devem ser a hidratação e a proteção solar.
 
  • Tirar as mãos do rosto. Sempre que você toca seu rosto, você transfere sujeira, germes e óleo das mãos para o rosto. Faça o possível para deixar sua pele em paz ao longo do dia. O toque no rosto pode espalhar sujeira, óleo e bactérias, o que pode entupir os poros.

    “Suas mãos entram em contato com toneladas de coisas diariamente - maçanetas, telas de celular gordurosas etc. - e essa transferência de bactérias pode facilmente sujar a sua pele, propiciando o entupimento do poro e a inflamação. Isso explica o motivo pelo qual, mesmo no frio e sem produção excessiva de oleosidade, ainda há acne”, afirma o dermatologista Dr. Abdo Salomão. Vírus e microrganismos potencialmente patogênicos podem ficar nos cabelos, na barba, nas roupas ou objetos. “Por isso é fundamental também higienizar as mãos frequentemente e evitar tocar a face”, diz o médico.
 
  • Verificar a pele regularmente: O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum. No entanto, quando detectado precocemente, o câncer de pele - incluindo o melanoma - é altamente tratável.

    “Para saber se uma lesão é mais preocupante, normalmente é usada a regra do ABCD (área, borda, cor e diâmetro) sobre pintas com pigmentação. Dividimos a lesão em quatro partes iguais e comparamos os quadrantes observando a simetria, avaliamos as bordas identificando irregularidade na forma de desenhos circinados, observamos a presença ou não de várias cores compondo esta figura e observamos se apresenta diâmetro acima de 6 mm", comenta Dra. Claudia. Quanto aos sinais clínicos, qualquer lesão que coce, doa ou sangre e que aumente de tamanho com rapidez ou apresente sensibilidade, precisa ser examinada por um dermatologista, que fará então uma dermatoscopia manual ou de preferência digital avaliando a necessidade da retirada cirúrgica.
 
  • Cuidados preventivos: Seja por meio de procedimentos injetáveis, lasers, radiofrequência ou ultrassom, os tratamentos preventivos podem ajudar a formar uma ‘poupança de colágeno’, o que mantém a pele mais jovem por mais tempo.

    “Existem diversas novidades que ajudam nesse processo, com destaque para o ultrassom microfocado Atria e os lasers de picossegundos Quadri Pico, Vektra Pico e Pico Ultra 300. Essas tecnologias estimulam a produção de colágeno e não tiram o paciente das atividades diárias”, explica o Dr. Abdo. Opções menos invasivas, como Zaffiro, também ajudam. Ele combina duas tecnologias: o Smart Hydro, que higieniza e deposita ativos na pele, e a radiação infravermelha do Termo Deep, para gerar efeito lifting, segundo a Dra. Claudia Marçal. Além disso, existem tratamentos como o Morpheus8, uma radiofrequência microagulhada de alta performance. “Ela atua através do remodelamento do colágeno. No procedimento, as microagulhas ‘furam’ o tecido superficial da pele e liberam radiofrequência nas camadas mais profundas, ajudando a estimular colágeno. Na sessão, podemos realizar também injeções do bioestimulador de colágeno Radiesse, que é aplicado para estimular os fibroblastos a produzirem colágeno. Essa combinação de Morpheus com Radiesse garante um resultado ainda melhor no tratamento de rugas e flacidez”, diz a Dra. Cláudia Merlo.
 

Tags

Posts recomendados