Espinhas duradouras? 7 dicas para lidar com a acne resistente
Consultamos especialistas para saber o que pode ser feito para tratar o problema da acne resistente
A acne é um tipo de inflamação na pele que pode deixar cicatrizes e manchas. Considerada uma das principais doenças de pele, é altamente influenciada pela genética, mas há muita coisa que pode ser feita com o objetivo de tratar as lesões inflamatórias e potencializar o tratamento tópico – que é uma das chaves do sucesso contra a inflamação e oleosidade da pele. Abaixo, trouxemos algumas dicas de como cuidar e evitar uma pele acneica e com cuidados diários, segundo especialistas. Confira!
Visite um médico
Uma das maiores preocupações dos pacientes que buscam o dermatologista para tratar a acne é com o surgimento de cicatrizes após o tratamento. E a melhor maneira de evitar isso é procurando um dermatologista o mais rápido possível. “Apenas ele poderá realizar uma avaliação e indicar o melhor tratamento, que é prescrito caso a caso. Em casos mais leves, por exemplo, podemos recomendar produtos com ativos que atuam na diminuição da acne, como o peróxido de benzoíla ou niacinamida. Já em casos mais graves, podemos prescrever antibióticos de uso oral ou tópico ou medicamentos que agem diretamente na função da glândula sebácea, como a isotretinoína (o famoso Roacutan)”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Aposte no ácido glicólico
O ácido glicólico é um alfa-hidroxiácido obtido a partir da cana de açúcar. “Ele tem ação esfoliante na pele, removendo células córneas; ele também estimula colágeno, reduz rugas, controla a oleosidade e clareia a pele. É muito indicado para o tratamento da acne, pele oleosa e poros abertos sendo assim muito bem recomendado para adolescentes nesta condição”, explica Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. O ativo pode ser utilizado estrategicamente em sabonetes para controle da pele oleosa e da acne, como é o caso do Sabonete Poros com Ácido Glicólico a 10%, da Be Belle, que limpa profundamente, uniformiza a textura, renova e ilumina a pele. O produto retira as células mortas e estimula a renovação celular.
Use tônicos adstringentes
A loção tônica adstringente é importante para ajudar a retirar a gordura em excesso da pele. As fórmulas que oferecem benefícios hidratantes são as mais indicadas, como é o caso do Tônico Poros, da Be Belle. “Ele possui ação adstringente minimizando os poros e auxiliando no controle da oleosidade. Otimiza a limpeza da pele e atua na hidratação, na antioxidação, na estruturação dérmica e no aumento da energia celular”, destaca Ludmila Bonelli.
Melhore sua dieta
O excesso de oleosidade na pele pode ser ligado à alimentação, o que pode ser notado em poucas horas ou ter um aumento gradativo de oleosidade que pode levar meses. “O perfil inflamatório no organismo é exacerbado pelo consumo excessivo de açúcares, o que pode desencadear ou agravar doenças inflamatórias na pele como dermatite, acne e psoríase”, explica a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). “Uma dieta desequilibrada, com consumo excessivo de gorduras não saudáveis presentes em alimentos ultraprocessados, gorduras vegetais modificadas, gorduras saturadas de origem animal, frituras de imersão, alimentos pró-inflamatórios como açúcares em geral, doces em excesso, farinhas brancas e refinadas e ainda ingredientes alergênicos como os corantes, aromatizantes e conservantes artificias, todos em excesso desequilibram o organismo, aumentando o perfil inflamatório, também da pele o que geralmente resulta em maior estímulo das glândulas sebáceas”, esclarece a médica nutróloga. A médica destaca que vários estudos avaliaram a significância do índice glicêmico (velocidade com que os níveis de açúcar aumentam no sangue) de vários alimentos em pacientes com acne. Quem sofre com acne e consome mais alimentos saudáveis como vegetais, folhas verdes, grãos integrais e frutas apresenta lesões acneicas reduzidas em comparação com indivíduos em dietas de alta carga glicêmica (rica em farinha branca, doces, açúcares, massas).
Experimente suplementos
Segundo a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos, é comum o quadro de acne também estar relacionado à inflamação no intestino, principalmente pela dieta e estado emocional e nervoso do paciente. “Nesse caso, a suplementação com Fosfolipídeos de Caviar (F.C Oral), rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFA) ômega 3 (DHA e EPA), Astaxantina e vitamina E, atua diminuindo a produção de sebo, por sua ação na glândula sebácea, além de diminuir a inflamação e também formar uma barreira epidérmica íntegra e hidratada, uma vez que a acne e alguns tratamentos sistêmicos promovem um ressecamento da pele e uma perda transepidérmica de água”, explica a farmacêutica, que destaca que a suplementação também pode contar com probióticos orais associados e Glycoxil, um peptídeo que irá auxiliar na diminuição do açúcar no sangue. “Consequentemente, ele atua na redução da hiperinsulinemia, uma das causas relacionadas ao agravamento e a não resposta satisfatória ao tratamento da acne. O consumo exagerado de carboidratos refinados, ricos em açúcar, além de causar acúmulo de gordura, também desregula o metabolismo dos minerais, principalmente magnésio, zinco e selênio agravando o quadro da acne. Nesse sentido, Glycoxil irá auxiliar na restauração do equilíbrio metabólico da glicose, insulina e dos minerais minimizando o processo inflamatório associado à acne”, explica a farmacêutica.
Pratique exercícios físicos
Além de diversos benefícios para a pele, como estímulo de colágeno, aumento da oxigenação e nutrição celular, a atividade física também reduz os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse. “Modular o estresse é fundamental para evitar a liberação de mensageiros pró-inflamatórios na pele”, explica a Dra. Paola.
Renove a pele com HydraFacial
O procedimento de hidrodermoabrasão do HydraFacial é capaz de limpar os poros sem machucar, ajudando a tratar a acne em sessões de 30 minutos. “HydraFacial é um procedimento que consiste em melhorar a aparência da pele ao mesmo tempo em que promove manutenção da saúde do tecido cutâneo; é uma experiência única realizada em (pelo menos) 30 minutos, com (pelo menos) 3 etapas, suficientes para conferir a melhor pele da sua vida. O equipamento conta com a exclusiva e patenteada tecnologia Vortex-Fusion®️, que gera um efeito de vórtice para expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto confere hidratação, o que é o principal ponto para diferenciar a experiência de uma microdermoabrasão ou limpeza de pele – que cutuca, lesiona e faz a pele arder. Hydrafacial, pelo contrário, não machuca, não resseca, não tem tempo de inatividade. É um procedimento completamente indolor, que garante uma pele mais saudável, hidratada, com mais viço e um toque macio e suave”, afirma a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Hydrafacial é um ótimo tratamento para todos dos tipos de pele, especialmente qualquer pessoa com acne, pele oleosa e sem viço”, finaliza a médica.
Por fim, os especialistas ressaltam nunca, em hipótese alguma, deve-se espremer espinhas. “Espremer as espinhas é um dos principais motivos para o surgimento das cicatrizes”, finaliza a Dra. Paola.