Verdadeiro ou falso: você deve lavar o rosto no chuveiro?
Começando com o básico: lavar o rosto é o primeiro passo para os cuidados com a pele e só pode te beneficiar se for feito de maneira adequada. Na verdade, várias opiniões apontam para os benefícios que a lavagem do rosto no chuveiro tem a oferecer. Em primeiro lugar, esta combinação pode ajudá-lo a minimizar a bagunça (respingos de água nas roupas, no chão, etc.), já que lavar o rosto em um pequeno espaço na pia pode ser bastante incômodo.
Lavar o rosto durante o banho também permitirá que você cuide das áreas menos acessíveis, como ao redor do pescoço, atrás das orelhas ou no canto do rosto em diferentes ângulos, garantindo uma limpeza mais completa. Esta é uma escolha pessoal e você pode seguir completamente suas preferências, desde que se sinta confortável e conveniente no dia a dia.
Para áreas delicadas ou sensíveis como o rosto, você não deve usar nenhuma temperatura e ingredientes irritantes que possa afetar essa área.. Talvez você goste da sensação relaxante de tomar banho em água quente após um dia longo e cansativo, mas como você está integrando limpeza e banho, o tempo de exposição da pele a altas temperaturas será mais longo.
A água quente retira toda a umidade e proteção da pele, causando ressecamento e danos à barreira cutânea. A temperatura mais adequada para lavar o rosto é de cerca de 32 graus, pois a água morna ajuda a aumentar a circulação sanguínea, estimula o metabolismo e, a partir daí, permite que o processo de regeneração da pele ocorra melhor.
Qual produto usar? Dado que o detergente encontrado em sabonetes é geralmente altamente agressivo do ponto de vista químico, não é adequado para uso no rosto. Eles podem fazer com que sua pele perca umidade, fique mais seca e, o mais importante, afetem negativamente o equilíbrio da barreira cutânea.