O kombucha é o novo herói da beleza -- por dentro e por fora
Se você é uma adepta aos novos tratamentos de beleza e wellness, é possível que já tenha se rendido ao kombucha. O crescimento do uso da bebida em diversas ocasiões tem sido relacionado tanto pelos seus diversos benefícios ao corpo ou até mesmo como um ingrediente presente nos mais inovadores produtos anti-age. Mas, compreender esse superalimento, que já é usado há milênios no Oriente, é essencial para o bom uso de seus derivados, conseguindo usufruir de forma segura e eficaz de suas diversas características.
De acordo com a Dra. Marcella Garcez, Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN, o “Kombucha é uma bebida fermentada, que parece um refrigerante natural a base de água, chá (preto, verde ou branco) e açúcar por uma combinação variável de bactérias benéficas e leveduras que interagem e criam compostos e sabores característicos da bebida”.
Entre os diversos benefícios da bebida, ela aponta atividades antioxidante, anti-inflamatória, imunoestimulante, detoxificante, digestiva, que além de melhorar o funcionamento intestinal, auxilia na absorção de nutrientes e reduz sintomas de intolerâncias alimentares. Ainda que todas essas características pareçam incríveis, o uso excessivo da bebida pode trazer efeitos colaterais como fadiga, diarreia, dores musculares, dores de cabeça e erupções cutâneas.
“Ao introduzir o kombucha à alimentação é aconselhável não consumir grandes quantidades, portanto iniciar com 1 copo de 200 ml ao dia e avaliar as reações do seu organismo é uma boa estratégia, antes de aumentar a quantidade diária”, revela Dr. Marcella.
E para a pele?
Muito além da famosa bebida, o kombucha tem ganhado destaque na indústria de cosméticos, isso porque a “pele tem uma microbiota que a mantém saudável”, ou seja, a utilização de um produto rico em probióticos pode ter diversos benefícios. O kombucha pode ser usado de forma tópica e, ainda que seja facilmente encontrado online diversas formas de usá-lo, é ideal a consulta a um médico para evitar possíveis efeitos colaterais.
Ainda assim, Garcez pontua os benefícios do Kombucha consumido por via oral. “Reconhecido por suas ações antioxidante e antiglicante, que ajudam a combater os efeitos dos radicais livres e do excesso de açúcar na pele que causam envelhecimento precoce, portanto um grande aliado na prevenção de doenças e manutenção da pele saudável. Além disso, ele também pode auxiliar no combate a reações inflamatórias e favorecer a preservação do colágeno”, explica. Benefícios não faltam!