Inverno: Dicas sobre cuidados de pele, cabelo e unhas!
Os cuidados com a pele não devem ser tomados apenas durante o verão. No inverno, um dos problemas que costuma acontecer bastante são bolinhas vermelhas concentradas em algumas regiões, como braços, parecidas com cravinhos. “Esta é uma manifestação chamada ceratose pilar, causada pelo ressecamento da pele e, por isso, torna-se mais comum no inverno. Dermatite atópica e dermatite asteatósica são outros exemplos de patologias que têm a incidência aumentada durante a estação mais fria do ano”, revela a dermatologista Karla Assed, membro da membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology.
- Quais os principais problemas que em relação ao cabelo, pele, unhas durante o inverno?
No inverno a umidade do ar fica mais baixa, a poluição mais concentrada e por causa das temperaturas mais baixas, transpira-se menos, fazendo com que a pele fique ressecada. O couro cabeludo tende a descamar ( dermatite seborréica), as mãos e cutículas ficam mais ásperas e ressecada
- Por que durante o inverno a pele tende a ressecar mais?
No inverno a umidade do ar fica mais baixa, a poluição mais concentrada e por causa das temperaturas mais baixas, transpira-se menos, fazendo com que a pele fique ressecada. Deve-se hidratar bem a pele, beber bastante água (uns 2 litros pelo menos), evitar banhos quentes.
- É verdade que a oleosidade da pele e do cabelo aumenta durante a estação mais fria?
Sim, é verdade. A pele no inverno tende a ficar ressecada por causa da desnaturação das proteínas. O cabelo pode aumentar a oleosidade devido à dermatite seborréica.
- Quais cuidados devemos aderir no inverno e qual devemos deixar de lado?
Tomar menos banho com sabonete no corpo inteiro, evitar banhos muito quentes, evitar esfoliar, hidratar muito a pele, principalmente após o banho.
- Quais produtos se recomenda ter na nécessaire durante o inverno?
Hidratantes contendo semente de uva, uréia, vitamina C , lactato de amônio.
- O frio tem relação com o surgimento da caspa e seborreia?
O frio pode agravar a dermatite seborréica, que é uma inflamação crônica da pele, porque no frio há uma descamação maior da pele. A dermatite seborréica ocorre principalmente na face e couro cabeludo. As manifestações mais frequentes são caracterizadas por intensa produção de oleosidade, descamação e prurido (coceira). A causa é desconhecida, mas há a presença de oleosidade excessiva e de um fungo na região afetada. Deve-se hidratar bem a pele após o banho, pois o creme penetra melhor. Já para as peles acnéicas, oleosas, deve-se usar hidratantes oil-free.No couro cabeludo deve-se usar shampoos próprios para tratar a dermatite seborréica (antifúngicos).
- É verdade que o inverno instiga o desenvolvimento de rosáceas na pele?
A rosácea é uma doença inflamatória crônica de causa desconhecida, que afeta principalmente as mulheres após os 30 anos. Apresenta eritema facial com episódios súbitos e repetidos de vasodilatação, telangiectasias, podendo ter pápulas, nódulos e pústulas. Vários fatores podem desencadear a rosácea, como determinados alimentos, alterações bruscas de temperatura, exposição solar. As alterações de temperatura podem piorar a rosácea.
- Seis dicas simples para cuidar da pele seca no inverno:
- Evite banhos muito quentes
- Hidrate logo após o banho, pois a absorção dos cremes é sempre maior
- Beber pelo menos dois litros de água ao dia, pois é melhor hidratante natural.
- Se sua pele for oleosa, e acnéica, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade
- Use filtro solar diariamente
- Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.