Sabrina Sato fala sobre beleza e sustentabilidade em entrevista
Confira a entrevista completa com Sabrina Sato, nossa capa do mês!
Se Sabrina Sato está impactada, é com todos os sonhos que ainda quer realizar. Durante a quarentena, a apresentadora seguiu com as ações do Instituto Sabrina Sato, que criou para apoiar instituições e projetos sociais que atuam diretamente na educação, no desenvolvimento, na assistência social e na proteção às crianças e adolescentes, além de colocar em prática o projeto “Cada um no seu Banheiro”, que já soma mais de 60 milhões de visualizações, em 25 episódios. E nem pense que para por aí: Sabrina planeja mais filhos, viagens, lançar um site, voltar a dançar... Sim, ela está apenas começando. E nas cenas do próximo capítulo, ela fala sobre o mundo pós-pandemia, os padrões de beleza, a competição entre mulheres, o clean beauty e a brasilidade que ela está trabalhando para construir.
L’OFFICIEL Qual é a sua relação com a moda?
SABRINA SATO A minha relação com a moda começou ainda na infância, tive muitas influências: meu avô alfaiate, minha avó costureira e minha mãe, que tem loja de roupa em Penápolis (interior de São Paulo) até hoje, e sempre me trazia com ela para fazer compras nos grandes showrooms. Eu gostava de customizar as minhas próprias peças. A moda é uma forma de arte e expressão, e me ajudou em vários momentos da vida. O Pedro [Sales, stylist da Sabrina] e eu adoramos buscar referências, ousar e fazer combinações diferentes, inusitadas. A roupa traz cor, alegria e o humor que preciso.
L’OFF Você se preocupa com sustentabilidade? Acredita que temos – ou precisamos – viver mais com menos?
SS Com certeza. Só conseguimos viver bem se cuidarmos do meio ambiente – e faz um tempo que a natureza vem nos dando o seu recado. Essa destruição afeta a todos. A floresta tem um papel fundamental no equilíbrio do clima na Terra e por consequência em nossas vidas. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo. É importante ter essa consciência e adotar práticas sustentáveis como ponto de partida. Penso muito no mundo que quero deixar para os meus filhos.
L’OFF E como isso se reflete na beleza?
SS Acredito que estamos em uma fase de transformação e aprendizado e isso reflete na forma como nos cuidamos também. Antigamente, pouquíssimas pessoas liam rótulos. É fundamental estar a par dos processos dos produtos que escolhemos consumir, entender a composição, como ela reage no organismo e como o seu descarte afeta a natureza. É importante optarmos por marcas que assumam um compromisso maior em manter o equilíbrio da biodiversidade.
L’OFF Você é a embaixadora na nova plataforma de educação da Biossance, The Clean Academy. Como aconteceu essa parceria?
SS Eu uso os produtos da marca desde que chegaram ao Brasil. É uma grife de alta performance com resultados incríveis para a pele somado a um propósito bacana em relação ao meio ambiente por ter uma fórmula sustentável para produto e embalagem, e usam recursos renováveis como o Esqualano, ingrediente 100% vegetal derivado da cana-de-açúcar. A Biossance me chamou a atenção por ser a primeira empresa no Brasil a comercializar produtos sem toxinas na composição e possuir ingredientes veganos. Com a The Clean Academy, vamos tirar dúvidas e entender melhor como a label faz diferença nesse mercado.
L’OFF Durante este projeto, você aprendeu muito sobre clean beauty?
SS Foi um aprendizado incrível. Conversei com especialistas do mercado como John Melo, CEO da Amyris, empresa de biotecnologia detentora da Biossance, Fernanda Simon, editora-executiva do Fashion Revolution no Brasil, Marcela Rodrigues, clean beauty expert e fundadora da plataforma Naturalíssima, Monalisa Nunes, dermatologista vegana, e outras pessoas que me ensinaram como funciona esse universo e o quanto beleza e sustentabilidade se complementam. E, efetivamente, uso os produtos na minha rotina diária e desde o começo senti uma hidratação incrível e um glow especial. As bolsinhas dos olhos suavizaram, o tom da pele ficou mais uniforme e os poros menos dilatados. A Bruma Tonificante com Ácido Hialurônico e Esqualano, por exemplo, não sai do meu nécessaire: refresca e traz um aspecto mais descansado para a pele.
L’OFF Falando de rotina de beleza, conte um pouco sobre o projeto “Cada um no seu Banheiro”.
SS O isolamento nos fez refletir, muita gente teve a oportunidade de ficar reunida com a família (como eu), tivemos uma evolução de anos em poucos meses. A saudade de estar com amigos, gravando e do público foi grande. Então, logo no começo da quarentena, adaptamos o projeto para a realidade do momento. E assim surgiu o “Cada um no seu Banheiro”. O banheiro é um dos meus cantos favoritos da casa e foi um lugar que encontrei para trocar experiências, dicas e conselhos com pessoas que servem de inspiração para todos nós.
L’OFF Como você vê a brasilidade?
SS Plural, diversa, colorida, múltipla, regional – ela é a nossa essência e precisa ser resgatada e valorizada. Temos que lembrar das nossas raízes. Além da criatividade, o afeto e a solidariedade são outros traços que nos representam. O brasileiro, nos momentos difíceis, acolhe de braços abertos.
L’OFF Vemos um movimento forte de inclusão e de luta contra o racismo. Como você embarca neles?
SS Existem questões que não podem mais esperar e esses movimentos são importantes para avançarmos nesse processo. Chega de racismo, ignorância, preconceito e desigualdade. Precisamos trazer representatividade em muitos âmbitos, considerando a nossa riqueza cultural e miscigenação. Meu sonho sempre foi trabalhar na tevê, mas eu quase nunca via núcleos familiares de orientais nas novelas, com exceção de produções temáticas ou até à frente de programas. Precisamos enxergar a diversidade em todos os lugares, nos meios de comunicação, na publicidade, nas redes sociais. A televisão é um importante instrumento para mostrar a pluralidade do nosso país. Este ano, apresentei o “Made in Japão” e abracei o formato de reality e games japoneses justamente com a intenção de abrir espaço para as minhas raízes e cultura. Quero ressaltar o trabalho da atriz Bruna Aiso, que começou a fazer lives para incentivar a representatividade oriental.
L’OFF Como você vê o feminismo moderno?
SS É importante reforçar que somos protagonistas. Que temos consciência do nosso valor e poder. Que estamos juntas, unidas. Na minha família, tive exemplos de mulheres que foram feministas e independentes. Minha mãe e minhas avós conciliaram carreira, família e faziam isso de forma forte e positiva, incentivando outras a também lutarem por direitos iguais. Exemplos femininos sempre foram inspiração na vida e na carreira e busco neles apoio, ajuda e amor. Precisamos aprender umas com as outras, estender a mão.
L’OFF Dá para lidar com a competição entre mulheres?
SS Infelizmente, crescemos com esses ensinamentos enraizados e hoje vemos a importância de movimentos que estimulam o apoio entre mulheres – porque unidas somos mais fortes. Fui criada em um lar com mulheres batalhadoras, à frente do seu tempo, que me impulsionaram a lutar pelas minhas escolhas. No “Cada um no seu Banheiro” também tive a participação de tantas mulheres incríveis, que sempre se mostraram disponíveis em trocar mensagens importantes, principalmente voltadas para a sororidade. Aprendo muito com amigas, mães, colegas de profissão, trocamos histórias e experiências. A união feminina é importante para criar essa rede de apoio, onde uma é o alicerce da outra.
L’OFF As redes sociais vieram para o bem?
SS Devemos usá-las e consumi-las de forma saudável e equilibrada, e ficar atentos para não nos deixarmos contaminar pelo lado negativo: não absorver comentários maldosos; ter cuidado com haters e fake news, e não apoiar a cultura do cancelamento. Podemos aprender e nos inspirar com outras pessoas, sem preconceitos e prejulgamentos. Nas minhas redes, hoje são mais de 52 milhões de pessoas, contando todas as plataformas. Criei um quadro interessante no YouTube, o “Mães de Verdade”, que foi extremamente incentivado, encorajando mães a trocar experiências sobre o assunto. O “Cada um no seu Banheiro” teve uma audiência fora da curva – hoje ultrapassamos 60 milhões de views nos 25 episódios apresentados. Em novembro, teremos mais um novo produto (esse específico para o YouTube). O “SalaDa Sato”, um programa de variedades que vem promover uma mistura de conversas, temas, pessoas e gerações.
L’OFF Num mundo pós-pandemia, vamos mudar ou vamos ficar ainda mais egoístas?
SS Esse momento resgatou valores e sentimentos de solidariedade, empatia, amor e união. Acredito que sairemos melhores pensando no coletivo. Seremos mais empáticos e compreensivos. Desde o início da pandemia, fizemos muitas ações solidárias, por meio do Instituto Sabrina Sato, para ONGs, hospitais e comunidades que estão em situação vulnerável por conta da pandemia. Esse precisa ser um processo constante, doar deve ser um hábito.