Beleza

Skincare: aprenda a cuidar da pele do colo e do pescoço

O skincare do colo e do pescoço garante uma pele mais firme e hidratada. Veja as dicas de especialista

blonde hair person face head photography portrait adult female woman
Foto: Reprodução Instagram @anapaulasiebert

A pele é o maior órgão do nosso corpo e o skincare não se resume apenas à área do rosto. Os raios UVA e UVB, a poluição e outras condições climáticas também atingem outras regiões, como o pescoço e o colo.

Segundo a Dra. Paula Pagliuso, médica dermatologista da Clínica Premier Center em São Paulo, a pele do pescoço e do colo se difere da região da face em alguns aspectos. "Ela apresenta menor quantidade de glândulas sebáceas e menos folículos pilosos. Isso, portanto, influencia na sua sensibilidade, no grau de hidratação e também na sua capacidade de cicatrização", explica.

 

Apesar das diferenças, é possível dizer que os cuidados entre as regiões são muito parecidos. Os únicos pontos de atenção, segundo a dermatologista, estão ligados à hidratação e ao uso de ácidos.

"O ideal é avaliar se o pescoço e o colo pedem mais hidratação e usar um hidratante diferente, principalmente se a pele do rosto exigir um produto mais leve", diz. Uma dica é complementar a hidratação com um produto mais denso no período da noite, enquanto durante o dia os cuidados são estendidos. 

adult female person woman skin
Foto: Pexels

Melhores ativos

Na hora de cuidar da pele do pescoço e do colo, é imprescindível focar na hidratação e em ativos clareadores, antioxidantes e que estimulem o colágeno.

"É permitido o uso de ceramidas, ácido hialurônico e ativos clareadores, como Belides™ e Alfa Arbutin. Em relação aos antioxidantes, a vitamina C, ácido ferúlico, resveratrol, melatonina e niacinamida também são muito indicados", explica Dra. Paula. 

 

Já os ativos que devem ser evitados nas regiões, a dermatologista alerta sobre alguns ácidos: "evitar hidroquinona e ácido retinóico no pescoço, que é mais sensível. No colo, usar em uma frequencia menor do que na face".

cosmetics
Foto: Pexels

Procedimentos estéticos

Para uma melhora da hidratação, elasticidade e firmeza da pele do pescoço e do colo, procedimentos como skinbooster, bioestimuladores de colágeno, terapia com PRP (plasma rico em plaquetas), lasers, microagulhamento com radiofrequencia e ultrassom microfocado são os mais recomendados pela especialista.

"Preenchedores não são indicados, porque não queremos volumizar a região. E massagens também não são úteis para a firmeza da pele, apenas na drenagem de algum líquido retido na região", completa Dra. Paula.

 

Sleep lines

As sleep lines, também chamadas de rugas de sono, são linhas causadas pelo hábito de dormir em uma mesma posição durante muito tempo.

Apesar de desaparecerem naturalmente após acordar, conforme os anos e a perda de colágeno, a pele apresenta dificuldade em se recuperar, podendo transformar essas marcas em rugas permanentes.

Entre as dicas da dermatologista, dormir de barriga pra cima é a melhor delas. "Outra coisa que ajuda é reforçar a hidratação da região. Também existem placas de silicone que podem ser coladas no colo e, assim, evitar o enrrugamento da pele", acrescenta.

adult female person woman face head medication pill cosmetics
Foto: Pexels

Tech neck

Outro hábito que causa rugas, mas dessa vez na região do pescoço, são as tech neck. "Ficar por muito tempo com o queixo para baixo força o aparecimento de linhas horizontais", alerta Dra. Paula. Essas rugas aparecem pelo uso excessivo de celular e tablets, além da exposição à luz visível presente na tela dos dispositivos, que acelera o envelhecimento da pele. 

"Para corrigir isso, é essencial movimentar o pescoço para frente e não para baixo. Eleva o celular, estica a mão e põe o aparelho na frente do seu rosto", diz. "Além disso, faça o skincare preventivo da região regularmente", finaliza.

 

Tags

Posts recomendados