Hommes

Body Skincare: A importância do skincare para o corpo

Além do skincare do rosto, o corpo também necessita de cuidados especiais. Por isso, confira as dicas da especialista! 

Cuidados com a pele
Cuidados com a pele

A rotina de cuidados com a pele do rosto já é comum na rotina de milhares de homens, no entanto, prestar atenção aos cuidados com a pele do corpo também é de suma importância, pois ela também sofre agressões diárias do clima, atrito da roupa, poluição, entre outros. É o caso da região das pernas e braços, que costumam ficar mais expostas, causando o ressecamento da pele, pescoço e tronco, que também são mais suscetíveis a danos, como o surgimento de marcas e do envelhecimento precoce. Além disso, as axilas e os pés também precisam entrar na rotina de skincare, por serem áreas que podem apresentar mau odor, descamação e manchas.

Segundo a WGSN, uma das maiores empresas de pesquisa de tendência do mercado, em relatório publicado no final de 2021, até o 2024, o processo de “skinificação”, ou seja, a maneira de dar a mesma atenção e qualidade de cuidado com a pele do corpo, tido na região do rosto, deve chegar a diferentes setores de beleza, visto que nos últimos anos tanto mulheres quanto homens olharam para si com mais carinho e tiveram a oportunidade de cuidarem mais de si mesmos. 

A Dra. Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética, relata que é comum pensarmos primeiro no cuidado do rosto, do que com o corpo, por ser a região que está mais exposta. Mas o corpo também precisa de uma atenção especial e de cuidados com produtos que são feitos especificamente para cada área. “Vem crescendo cada vez mais o olhar atento para as necessidades da pele do corpo e o entendimento sobre os nutrientes que ela precisa. Os produtos voltados para o corpo possuem maior potencial de hidratação na pele, atuando diretamente contra o ressecamento em áreas como joelhos, cotovelos e calcanhares. Já os óleos vegetais auxiliam na nutrição da pele, por exemplo”, pontua a especialista.

“É importante lembrar que antes de iniciar qualquer rotina de skincare é preciso conhecer seu tipo de pele e consultar um especialista para que ele possa orientar quais são os melhores produtos e o melhor tipo de rotina para você”, explica a médica. 

A especialista explica como cuidar de cada parte do seu corpo e começar hoje mesmo o seu autocuidado corporal para uma pele macia, iluminada e saudável. Confira: 

Cuidados com a pele
Foto: Pexels
Cuidados com a pele
Foto: Pexels

Sem Manchas nas axilas

As manchas debaixo dos braços podem ser causadas por diversos motivos, desde irritação crônica durante a depilação, foliculite, uso inadequado de produtos, atrito constante de roupas mais justas ou até por doenças sistêmicas como o Lúpus, isso porque as axilas são as regiões mais sensíveis e suscetíveis a problemas de pele. 

“Para evitar manchas e foliculites, o recomendado é após o banho com sabonete bactericida, secar bem a região e utilizar desodorantes roll-on ou em cremes a base de erva-doce, já que esses produtos costumam ter uma função hidratante que potencializa os cuidados com a região. Evite usar produtos que possuem alumínio, álcool e o bicarbonato de sódio em sua composição, pois os elementos tendem a obstruir as glândulas sudoríparas e gerar impactos negativos como irritações e a formação de manchas, também não devemos aplicar várias vezes ao dia o produto, já que esse processo gerar um efeito rebote”, pontua a especialista.

A médica explica que para tratar determinadas manchas pode ser indicado desde o uso de dermocosméticos clareadores a base de ácido glicólico, por exemplo, até a realização de lasers, como a luz intensa pulsada, Nd YAG e lasers fracionados. Além disso, pode ser prescrito também o uso domiciliar de ativos tópicos clareadores, como a hidroquinona, alfa hidroxiácidos, o ácido kójico, alfa arbuting, entre outros.

Sem Manchas nas axilas
Foto: Pexels

Pernas e braços sempre hidratados

Além das axilas, os cuidados com as pernas e braços também são indispensáveis, principalmente nos dias mais quentes. As regiões, que independente da estação do ano tendem a ser mais secas, devem ser higienizadas com sabonetes à base de ativos hidratantes como glicerina e ceramida, e em formato de espuma. Além disso, é indicado a realização de uma esfoliação a cada 15 dias e a utilização de produtos que vão hidratar a pele como cremes ou óleos à base de manteiga de karité, niacinamida, carnosina e a vitamina E, uma vez que esses ativos auxiliam na reparação da barreira protetora da pele. 

A especialista ainda recomenda que devemos escolher o sabonete de acordo com o nosso tipo de pele e indica alguns componentes que o produto deve conter. “As opções são várias, dentre elas estão os produtos mais: hidratantes, glicerinados, mais naturais, líquidos, em barra, para peles sensíveis e os em espuma para peles mais secas”, indica Dra. Mariana Veloso.

Pernas e braços sempre hidratados
Foto: Pexels

Sem pés rachados

Os pés são as únicas partes do nosso corpo humano que tocam o solo diretamente, por isso dar atenção especial para eles traz diversos benefícios, como melhora da circulação na região, diminuição de dores e até a prevenção de doenças. Mas para realizar esses cuidados é preciso entender que essa região é mais espessa, por fatores como exposição direta ao solo e a sustentação do nosso corpo, por isso ela precisa ser cuidado com produtos específicos para a região.

"Para prevenir e manter a pele dos pés saudáveis e hidratadas é recomendado o processo de esfoliação da pele e a utilização de substâncias queratolíticas, como a ureia em altas concentrações ou ácidos. Os ácidos salicílico e lático auxiliam na remoção do excesso de queratina, afinando a camada mais grossa da pele, permitindo assim a sua hidratação e cicatrização profunda. Esses tipos de produtos podem ter concentrações maiores quando a intenção for o tratamento de rachaduras. Durante o banho os pés devem ser sempre lavados com cuidado, passe uma esponja entre os dedos e seque bem com uma toalha seca, esse processo evitará o aparecimento de condições como mau cheiro, fungos e micoses na região”, recomenda a médica.

Além disso, a especialista indica que vale realizar o processo de escaldamento dos pés, já que a técnica além de oferecer um momento de relaxamento, auxilia na circulação do sangue por meio da água com ervas medicinais como camomila, erva-doce, chá-verde, hortelã, pétalas de rosas ou óleos essenciais. Vale realizar o processo após ficar muito tempo em pé ou praticar atividade física por um longo período.

Sem pés rachados
Foto: Pexels
Sem pés rachados
Foto: Pexels

Tags

Posts recomendados