Beleza

Vanguarda da beleza

Como a Riô Biocosméticos traçou um inovador paralelo entre ciência, tecnologia e sustentabilidade para entregar fórmulas eficazes no mundo da beleza
face person human clothing apparel

Imagine o desafio de capturar as necessidades singulares da pele e do estilo de vida da brasileira para criar fórmulas de alta performance usando apenas ingredientes seguros, tanto para o corpo quanto para o planeta. Mariana Birchall, mineira de Juiz de Fora que se mudou ainda criança para o Rio de Janeiro e agora vive na Suíça, usou essa motivação para cofundar a Riô, marca de biocosméticos que une pesquisa, ciência e biotecnologia de vanguarda da beleza para criar fórmulas para peles brasileiras e exigentes. Conversamos com ela sobre o projeto e a responsabilidade que uma empresa precisa ter com o cliente e seu entorno.

RIO_Portraits_byOS_MaxResol_014.jpg
RIÔ BIOCOSMÉTICOS: beleza limpa, feita no Brasil, para consumidoras exigentes

L’OFFICIEL - Quais foram os motivos que levaram você, junto com os outros fundadores, a criar a Riô?
MARIANA BIRCHALL - Moro na Suíça, mas sou brasileira e tenho uma forte ligação com o Brasil. Sempre que ia ao Rio de Janeiro para rever família e amigos, eu me sentia frustrada por não encontrar marcas nacionais no mesmo patamar tecnológico daquilo que eu tinha na Europa. Assim como muitas consumidoras, eu acabava usando só as importadas, feitas para uma pele com necessidades diferentes da nossa. A Riô nasceu da busca por trazer as melhores fórmulas para a pele da brasileira exigente.

 

L’O - As necessidades da pele da brasileira são realmente únicas?
MB - Só o fato de sermos o país que mais toma banho no mundo já mostra que temos necessidades específicas. Quanto mais lavamos a pele, mais ela precisa de cuidados para repor a hidratação. Além disso, temos grandes variações de clima. As demandas do nosso estilo de vida e do nosso clima são totalmente distintas das francesas ou coreanas.

 

@betinaschmidt.jpeg
Serum_Corporal_Pro-idade.jpg
Bruma da Riô: com bioativos da água do coco verde, ela ajuda a repor nutrientes essenciais (@betinaschmidt). R$ 68 | Sérum Pró-idade: eleito o Melhor Produto de Tratamento Corporal da América Latina no Prêmio Atualidade Cosmética 2019. R$199

L’O - Como vocês trabalharam essa customização e quais foram os desafios no processo?
MB - Não abrimos mão de resultados eficazes aliados ao sensorial perfeito. Nenhum produto da Riô deixa a pele melada, grudenta ou engordurada, por exemplo. Nem mesmo as fórmulas que possuem karité. Foi um desafio enorme chegar ao equilíbrio ideal de ativos. Mais de quatro anos de pesquisas.

 

L’O - Como a marca trabalha duas frentes muito poderosas do mercado de beleza global – sustentabilidade e ingredientes livres de compostos potencialmente perigosos para a saúde?
MB - Nossas escolhas sempre vão ser pelo mais eficaz para a pele, seguro para a saúde e para o meio ambiente. Priorizamos ingredientes biodegradáveis, utilizamos plásticos recicláveis e estamos migrando para alumínio e vidro, na medida do possível. Seguimos padrões de mercados como Europa e Japão, que possuem uma legislação hiper-restritiva. São centenas de ingredientes que não entram nos produtos da Riô. Em 2020, recebemos o status internacional de Empresa B Corp, em vias de homologação final, que certifica nossos mais altos padrões de ética corporativa e comprometimento com a sociedade.

 

L’O - Você se envolve na criação dos produtos?
MB - Bastante! Sou sempre a primeira a pedir novas soluções e a testar os produtos. Eu me inspiro muito nas mulheres que desejam soluções práticas e eficientes.

 

L’O - Quais são as preocupações da Riô quando falamos de testes dos produtos?
MB - Não fazemos nenhum teste em animais, nem solicitamos que esses testes sejam feitos em nosso nome. Usamos biotecnologia de vanguarda e isso nos permite desenvolver fórmulas seguras e de alta performance. Somos muito criteriosos com os testes clínicos e de matéria-prima.

 

@santosisabela.jpg
Bruma da Riô: hidratação instantânea em spray que não mela a pele (@santosisabela).

L’O - Quais produtos Riô você mais indica para o fim de verão e começo do outono?
MB - Sem dúvida, a Bruma Biohidratante Corporal Aqua. É o produto mais vendido da Riô, e não é à toa. A textura é leve, a pele absorve na hora. A aplicação em spray garante uma praticidade sem igual. É a maneira mais rápida de hidratar o corpo inteiro e ficar com a pele macia e nutrida.

 

Fotos: Divulgação.

Tags

Posts recomendados