Instagram vai banir filtros com efeito de cirurgia plástica
Atualmente um clique é o que nos separa dos lábios de Kim Kardashian, de piercings no nariz, sombras e delineadores coloridos, orelhas de animais, dentre outras possibilidades nas quais podemos instantaneamente experimentar por meio dos filtros do Instagram.
Tamanho sucesso os “stories” com suas transformações fazem que já não é mais novidade para ninguém que eles vieram para ficar. Mas é justamente por isso que, recentemente, a rede se pronunciou a respeito de banir os filtros de realidade aumentada que imitem ou retratem as cirurgias plásticas.
De acordo com a BBC, um representante oficial da rede social haveria relatado que como a rede está cada vez mais preocupada com a saúde mental de seus usuários, estaria considerando parar de promover aqueles filtros que possam fazer com que estes se sintam mal consigo mesmos.
A partir da – razoável - preocupação da rede social, provavelmente as transformações que fazem com que pareça que a pessoa preencheu os lábios até filtros mais explícitos são eliminadas do sistema do Instagram e isto porque de fato existem especialistas que afirmam que este tipo de “experiência” pode gerar consequências reais fazendo com que as pessoas se sintam mal com elas mesmas.
O representante da rede teria afirmado à BBC: “Estamos reavaliando as nossas políticas. Queremos que os nossos filtros sejam uma experiência positiva para as pessoas“.
Sobre o prazo para que os filtros sejam banidos, uma data exata ainda não foi revelada.