Amira Ayoub, Head de MKT da LATAM Brasil, em entrevista exclusiva
Trajetória perfeita! Amira Ayoub traça sempre o melhor caminho para conseguir um bom resultado, independentemente se for na vida pessoal ou profissional. E sem perder o humor.
Durante toda a adolescência, Amira Ayoub estava certa de que seguiria carreira no Direito. No entanto, ao ter que decidir qual curso faria na faculdade, a vida a guiou para a publicidade. “Precisava trabalhar para pagar a minha faculdade e comecei como promotora de eventos. Assim, me encantei pelo mundo de produção e posicionamento de marca. O resto foi consequência de talento somado a muito trabalho”, conta ela, graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Strategic Marketing Management pela Harvard Business School. Amira, 35 anos, atua há 8 na LATAM e possui mais de 15 anos de experiência em marketing com especialidade em branding e comunicação corporativa. Atualmente, é Head de Marketing da LATAM Brasil e responsável pelo posicionamento da marca no maior território operacional da companhia. E a seguir, conta um pouco do seu dia a dia profissional e de como ele se encaixa na maternidade e na vida pessoal.
Inovação e criatividade, para você, vêm de uma fonte inesgotável? Como as renova?
Para mim não! Eu sempre estou fazendo sinapses sobre o que as oportunidades ao meu redor podem gerar de positivo para a marca que lidero no Brasil. Como eu me inspiro? A verdade é que a posição na qual estou hoje me motiva a estar sempre conectada com inovação e criatividade. Preciso disso para destacar a marca que lidero num mercado no qual as pessoas, em sua maioria, fazem escolhas por preço.
Qual o jeito feminino de liderar?
Entendo que não importa se você é um líder homem ou uma líder mulher, tudo depende das referências que você traz consigo e o que não desejaria que fizessem com você mesma – como no meu caso. Existem muitos manuais para liderar, mas a essência de cada um é que por fim fará a diferença. Se nós, como mulheres, ficarmos preocupadas em nos diferenciar dos homens, de fato nunca iremos nos destacar no mercado de trabalho e muito menos como líderes. Já tive excelentes gestores homens e excelentes gestoras mulheres.
Você controla ou delega?
Com empresas com estruturas cada vez mais eficientes, pelo menos na aviação, é mais desafiador só delegar. A gente tem que estar junto do time para fazer a manutenção dos temas. Para as pessoas que se reportam diretamente a mim, tenho agendas semanais curtas e recorrentes que servem como apoio para direcionamentos e dúvidas.
É mais tática ou estratégica?
Estratégica, sem sombra de dúvidas. Eu sei aonde quero chegar com cada tema que está sob minha responsabilidade e traço sempre o melhor caminho de conseguir o que entendo ser um bom resultado, independentemente se for na vida pessoal ou profissional.
Elogia ou provoca, exigindo mais?
Na minha liderança, no momento do elogio não cabe a palavra “mas”. Reflexões e provocações devem ser abordadas em momentos diferentes, a meu ver. Acho que é importante a gente deixar cada um curtir o seu momento de reconhecimento, afinal a melhoria é contínua e no fundo todos sabem disso.
Resiliência, bom humor e foco são o tripé do sucesso?
Esse trio me define completamente! Hoje, mais madura, acredito que não há como separar versões de nós mesmas. Explico: no fim do dia, eu sou uma Amira só, independentemente se esposa ou se executiva. Entender isso me ajudou muito a viver de forma mais natural no trabalho, deixar fluir o meu lado com humor não me coloca numa caixa corporativa ideal, sabe? Adoro estar próxima do meu time de forma transparente, trocar “figurinhas”, mostrar que não sei sobre tudo e isso me faz estar mais próxima deles de maneira genuína. Já resiliência e foco são palavras que não deixam de estar na característica de qualquer bom profissional nos dias de hoje, na minha opinião – pelo menos nas pessoas com quem eu trabalho.
Vivemos uma falta de limites entre vida pessoal e profissional, que junto com uma exigência cada vez maior por produtividade resultou em muito burnout. Como equilibra as duas e cuida da saúde mental?
Em que momento, alguém que uma das áreas a qual lidera são redes sociais de uma companhia aérea se desconecta? A resposta, no meu caso é: o combinado não sai caro. Eu e meu marido temos ambos vidas profissionais muito agitadas em relação a horários de reuniões, eventos e viagens. Então, para equilibrar os “pratinhos” nós combinamos onde cada um vai colocar os esforços profissionais e pessoais a cada momento. Somado a isso, tenho uma rede de apoio familiar que me ajuda a manter este equilíbrio dentro de casa também. Algo que não abro mão diariamente, quando não estou em viagens: buscar minha filha na escola. Reprogramo o que for necessário para manter esta agenda que me revigora.
Qual sua válvula de escape?
Viajar pelo Brasil e pelo mundo, se possível de LATAM (risos). Não há sensação melhor do que a de uma decolagem.
Como a moda faz parte da sua vida?
Eu amo a moda e acompanhar o mundo fashion. Minha mãe é estilista e tem uma marca de fast fashion popular – a moda está no nosso DNA. O meu estilo é hi-lo. Amo usar um sapato luxuoso com uma calça jeans básica, por exemplo. Isso me define!
Autocuidado é uma tendência que pegou para você?
Ainda não. Confesso que depois da maternidade ainda não achei a melhor forma de me cuidar, equilibrando mente e corpo. Estou em busca disso e a alguns passos do que considero ideal, é uma busca...
Como começa seu dia? E como termina?
Meu dia começa com uma pequena menina de 2 anos que vai até minha cama às 7h da manhã e me diz: acorda, mamãe! E termina com um planejamento mental da agenda do dia seguinte e um cálculo de como terei que me organizar para equilibrar minha vida pessoal e profissional.
O impossível não existe?
Para mim nunca existiu. Entenda, eu faço parte de um grupo de minorias, quantas mulheres, árabes e muçulmanas, você conhece que lideram grandes empresas no mercado brasileiro? Quem me conhece sabe bem disso. Eu não aceito a palavra “não” quando sei que é possível realizar uma tarefa ou até mesmo um sonho. Sou insistente, acredito no poder da nossa mente e principalmente no foco que colocamos em tudo que nos propomos a fazer.
CRÉDITOS:
FOTOS: Diego Gavioli
TEXTO: Karina Hollo
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Ronaldo Furtado da Silva
BEAUTY: Nicole dos Santos
STYLING Cinthia Arnoni
PRODUÇÃO EXECUTIVA Ana Luiza Neves
RETOUCH: Evandro dos Santos