Decoração: como incluir cadeiras coloridas nos ambientes?
Que cores dão mais estilo e personalidade para a decoração, é um fato! Veja algumas dicas para incluí-las em seus ambientes:
Decorar um imóvel não é uma tarefa fácil, principalmente quando a intenção é dar mais personalidade e um ar diferenciado e sofisticado para o local. No entanto, é possível recorrer a algumas artimanhas para que a decoração saia da melhor maneira possível. Mas o que poucas pessoas acabam realmente implementando na decoração é pensar nas cadeiras como objetos de destaque na hora de decorar.
As cadeiras, sobretudo as cadeiras coloridas, podem fazer toda a diferença no ambiente, pois trazem mais vida com uma cor que combina com o restante da decoração. E, quando falamos dos detalhes da cozinha, estamos falando da alma da casa – um dos locais em que passamos a maior parte do tempo para cozinhar as refeições do dia a dia ou para recepcionar convidados especiais. Nesse sentido, pensar nas cadeiras como objeto de destaque da cozinha ou da sala de jantar, que é também uma extensão da cozinha, é também dar personalidade ao lugar.
Mas não pense que, por cadeiras coloridas, seja necessário misturar cores vibrantes e aleatórias. Muito pelo contrário: para ter um bom resultado, é necessário planejar todos os detalhes dos ambientes para que exista uma harmonia entre as cores.
Como compor uma paleta colorida
Antes de começar qualquer decoração, é necessário escolher qual é o estilo que você vai seguir. Você prefere uma decoração mais clássica? Ou, de repente, uma mais vintage? Tendo isso definido, você conseguirá guiar os próximos passos na escolha das cores e do próprio acabamento dos móveis.
O segundo ponto essencial é definir uma cor prioritária para a decor. Qual cor você quer que seja o grande destaque? Será a partir dela que será possível pensar na harmonização de todo o restante, pois será necessário estudar quais cores casam melhor com a cor prioritária, de maneira que não ofusquem nem se sobreponham a ela. Isso te ajudará a definir a paleta de cores da sua decor.
Lembre-se que, se você é o tipo de pessoa que gosta de mudar os móveis da casa com frequência, o ideal é que você escolha uma base mais neutra (tons de cinza, branco e bege) e deixe o colorido somente para os móveis, para que assim você possa sempre trocar a cor de destaque, conforme o seu gosto.
Com a paleta de cores definida, é hora de partir para a escolha dos detalhes que serão coloridos e que darão todo o charme para a sua cozinha, copa ou sala de jantar – com foco nas cadeiras coloridas, é claro!
Como escolher as cadeiras ideais para a sua decoração
As mesas são, normalmente, onde recebemos as pessoas queridas para desfrutar de um bom momento juntos e uma boa refeição. E, por essência, a mesa costuma ter uma cor mais neutra, em tons de madeira, branco ou até mesmo preto. Assim, você consegue dar mais destaque para as cadeiras em si, que podem ter as mais variadas cores, a depender da sua cor prioritária.
Há quem arrisque até escolher cadeiras de cores diferentes e de modelos iguais, para que o ambiente fique mais alto-astral e charmoso. Esse estilo é mais puxado para o vintage, que costuma harmonizar diferentes cores muito bem, com uma mesa mais simples ou com detalhes suaves, como um suporte mais curvado.
No estilo moderno, vale investir em cadeiras com detalhes e mais arredondadas, que dão a sensação de movimento. Geralmente, a cor amarela mais clara costuma cair superbem com uma mesa em tom de madeira clara, mas outras cores também podem combinar muito bem.
O tom azul-marinho vai muito bem em ambientes que tendem a ter um estilo mais clássico, e os rústicos vão bem com cadeiras amarelas, que também combinam com ambientes modernos que misturam preto, branco e cores primárias.
O material da cadeira também conta muito na hora de escolher a que melhor combina com a sua cozinha ou sala de jantar. As cadeiras de madeira são as que mais favorecem a decoração, pois se trata de um material duradouro e versátil que harmoniza com qualquer estilo proposto. Uma desvantagem desse tipo de cadeira é que, normalmente, precisam ser montadas para estarem prontas para o uso. No entanto, se você curte o processo de montagem de móveis, é só preparar a sua caixa de ferramentas e montar você mesmo a sua cadeira de madeira.
Porém as cadeiras de polipropileno e acrílico também são uma ótima opção para quem quer estilos mais diferenciados e um design mais elegante nos ambientes. No caso das cadeiras de polipropileno, um grande benefício é o valor, pois estas costumam ser mais em conta que o restante e também são bem mais leves. Já as cadeiras de acrílico podem ser fabricadas até em cor transparente, o que é uma grande vantagem do material; e, assim como a cadeira de polipropileno, esse material tende a ser um pouco mais em conta que os outros materiais.
Já as cadeiras com estofamento são as queridinhas quando falamos de decoração do ambiente. Elas geralmente ornam muito bem com lugares um pouco mais requintados, mas não só. E uma grande vantagem é que elas são, realmente, muito mais confortáveis do que as outras. Uma outra vantagem é a possibilidade de ter uma cadeira estofada com estampas, indo muito além de apenas a cor. Aqui você pode também escolher os detalhes das formas que estampam o móvel.
Por fim, temos a cadeira de ferro, que é mais usada no estilo vintage e no rústico. Esse tipo de cadeira pode vir combinada com outro material, como a madeira, por exemplo, o que dá diversidade para o ambiente. E uma grande vantagem da cadeira de ferro é que, por se tratar de um material fácil de ser pintado, você mesmo(a) pode personalizar a cadeira de tempos em tempos, pintando da cor que preferir. Isso dá mais versatilidade para o móvel e permite que você tire aquele aspecto de “velho” que a tintura pode ter com o passar do tempo.