Excellence Noire! 3 perfis com vozes negras ativas para seguir
Moda, música, arte, cultura, política... E se você pudesse fazer mais do que seu papel como antirracista e, fomentar, seguir, deixar-se inspirar pelo conteúdo das vozes pretas? Se o que te faltava eram referências, esse post definitivamente foi feito pra você!
Convocamos 4 nomes por trás de projetos que são referências no mercado quando o assunto é mostrar que capacidade, talento, criatividade e inovação não tem nada a ver com a cor da pele. Aproveitando esse mesmo embalo, separamos alguns -dos muitos- motivos para seguir esses perfis.
Confira!
AUR
Carioca, há 4 anos atrás nasceu AUR com a proposta de produzir conteúdo digital sob ótica dos principais Djs da cidade do Rio de Janeiro - Pedro Bonn, Thammy e Julio Rodrigues-. Em Setembro de 2020, a empresa se reposiciona como plataforma de cultura urbana comunicando música e mídia em 360º destacando potências culturais que fomentam através de auto estima intelecutal a identidade racial de uma nova geração de jovens negros brasileiros.
"Acreditamos que a comunicação e música são ferramenta a serem usadas em função de expressar, analisar e mapear os comportamentos da identidade racial da juventude negra brasileira'', conta Barbara Portella, CMO da empresa.
Que tipo de conteúdo quem segue pode encontrar?
1. Lives tipo entrevista sobre o mercado da música
2. Lives debatendo música
3. Lives com novos e consagrados artistas da cultura brasileira
4. Listas e mapeamento de novos artistas e lançamentos atuais
5. Novidades exclusivas sobre artistas e cultura urbana
6. Textos e vídeos que explorem as subjetividade do criativo negro
HUB PRETO
A ideia da criação do HUB PRETO surgiu de uma inquietude de Doug Soares e seu namorado que por acaso, também se chama Douglas Alves. Ambos são pretes e os últimos acontecimentos os fizeram refletir sobre seu papel social como ativistas, e assim de o despertar para a vontade de mudanças. Hoje, Maiwsi Ayana e Lauryn Fonseca completam o squad.
"Há muito tempo tínhamos essa ideia e nunca saia da papel, mas em janeiro de 2020 decidíamos colocar no mundo o nosso projeto chamado HUB PRETO, onde tudo é criado pelo celular, desde a identidade visual, quanto a escrita e edição'', conta Doug Soares. "Com essa nossa caminhada há quase um ano estamos preparados para mudar mais ainda o nosso projeto e abertos para conversar com marcas e agências que estejam dispostos, e claro, preparados para apoiar o nosso e todos os coletivos pretos que são uma grande força para a nossa cultura preta se manter viva", é o manifesto de Doug, Diretor Artístico do Hub.
" O Hub Preto tem como propósito escurecer histórias e tudo isso apareceu depois do desconforto que sentíamos quando não víamos relatos e informações sobre nossa cultura e mais sobre nossa comunidade de uma forma que enaltece o nosso povo, já que o mundo não seria nada sem a criatividade preta", finaliza confiante o co-criador do projeto.
Que tipo de conteúdo quem segue pode encontrar?
Os conteúdos variam de cultura pop, entretenimento, política, moda e mais tanto no feed, quanto no IGTV, reels e agora no TIKTOK e tentamos ao máximo fazer com que os nossos seguidores se sintam abraçados, já que também somos uma ponte para conversas e troca de ideias, tudo o que queremos é aquilombar.
MOOC
A ideia de criar a agência MOOC surgiu do que não acontecia. Como viver em um país tão plural, mas quando vemos as criações e ouvimos as histórias, a narrativa é sempre tão homogênea e padronizada? A motivação de fazer o que é diferente e autêntico conectou 8 pessoas como potências criativas que se movimentam por atuação em rede apresentando novas narrativas.
"Quando aplicamos visões plurais com intenções bem definidas, a transformação acontece!!, essas foram as primeiras palavras de Levis Novais, Cofundador e Líder de Estratégia da MOOC. A agência é hoje referência quando o assunto põe em pauta mentes brilhantes pretas e criativas. "Criação e serviços de comunicação com olhares genuínos que geram impacto cultural são os nossos principais pilares. São 5 anos de projetos multidisciplinares nas áreas de estratégia, concepção criativa e produção para marcas globais como Facebook, Ambev, Netflix, Budweiser, Nike, Faber-Castell, Afropunk entre outras."
Não por acaso, hoje o a MOOC faz parte da FLAGCX フラグ, o maior grupo independente de serviços decomunicação da América Latina, acelerando a expansão em potencial e possibilidades de negócios.
Que tipo de conteúdo quem segue pode encontrar?
- Conteúdos produzidos pela MOOC
- Novos formatos de pensar os acontecimentos através de narrativas criativas
-Assuntos sobre criatividade, arte, música, moda, tecnologia, comportamento e interseccionalidades culturais.