Loewe Foundation Craft Prize 2024: saiba tudo sobre o evento
Entre 30 finalistas, uma equipe de júris escolheu o vencedor do prêmio da Loewe Foundation Craft Prize 2024 levando em consideração técnicas e efeitos culturais da sociedade moderna. Veja todos os detalhes!
Evidenciando a importância do artesanato na cultura moderna, a Loewe elegeu o mexicano Andrés Anza como vencedor do prêmio LOEWE FOUNDATION Craft de 2024. Sua obra ‘I only know what I have seen’ 2023, foi escolhida entre 30 finalistas por um júri composto por personalidades dos mundos do design, arquitetura, jornalismo e artes, incluindo Magdalene Odundo, Minsuk Cho, Olivier Gabet e Abraão Thomas.
A edição deste ano apresentou uma seleção de obras em formas orgânicas e biomórficas - muitas delas, reaproveitando materiais encontrados ou reciclados - que empurram os materiais para o limite físico, com um foco na elevação e transformação do cotidiano.
A escultura de cerâmica de Andrés Anza tem um apelo impressionante e presença quase humana. Sua forma antropomórfica – permitindo que pareça ao mesmo tempo figurativo e abstrato – foi intrinsecamente construída usando milhares de saliências cerâmicas individuais. Esses pequenos espinhos compõem cinco peças de quebra-cabeça, que foram montadas com uma intenção quase arquitetônica e precisão.
O júri observou que este trabalho desafia o tempo e o contexto cultural, baseando-se em formas arqueológicas antigas, mas também traçando uma estética pós-digital que vê cerâmica absorvendo as influências mais marcantes do nosso tempo. Assim, concordou com três menções especiais, além do vencedor:
- Miki Asai (Japão) por sua obra, ‘Natureza morta’, 2023. Formada por três esculturas de anéis, cada um encimado por vasos em miniatura primorosamente trabalhados, este trabalho foi elogiado pelo júri por sua combinação inesperada de complexidade e monumentalidade. O júri notou o uso telescópico da forma por Asai, bem como o domínio das técnicas de laca e casca de ovo.
- Emmanuel Boos (França) por sua obra, ‘Coffee Table ‘Comme un lego’’, 2023. Esta mesa de centro, confeccionada com 98 tijolos vazados de porcelana, encantou o júri com sua habilidade, precisão e disciplina. Sua construção lúdica esconde um mundo de segredos fragilidade; e os seus tijolos móveis perturbam suavemente as expectativas em torno dos objectos utilitários.
- Heechan Kim (República da Coreia), por seu trabalho, ‘#16’, 2023. O grande vaso escultural foi escolhido pelas maneiras pelas quais Kim cria uma nova linguagem em geometria contemporânea e projeto arquitetônico. O uso inovador de materiais e métodos de construção – usando uma técnica tradicional de fabricação de barcos com cinza e fio de cobre – resulta numa forma que permite ao espectador olhar para viajar através do espaço interno e externo da câmara da embarcação.
O prêmio, que foi idealizado pelo diretor criativo Jonathan Anderson, tem como objetivo reconhecer a importância do artesanato na cultura de hoje e reconhecer artistas que trabalham com talento, visão e vontade de inovar, prometendo estabelecer um novo padrão para o futuro. Ele foi criado como uma homenagem ao início da maison como um ofício coletivo em 1846.
"O artesanato é a essência da LOEWE. Como casa, tratamos de artesanato no sentido mais puro da palavra. É aí que reside a nossa modernidade e será sempre relevante." Jonathan Anderson, diretor criativo da marca espanhola.