Qual o segredo da longevidade da Rainha Elizabeth?
A Rainha Elizabeth II é atualmente a monarca que ocupou o cargo no trono britânico por mais tempo na história, estando nele desde 1952. Hoje, com 95 anos, ela é referência de longevidade, tendo vivenciado inúmeros fatos históricos: desde a Segunda Guerra Mundial até a atual pandemia de Covid-19. Mas não é somente Elizabeth que teve uma vida longa em sua família: sua mãe chegou a viver 101 anos e seu marido, o finado príncipe Philip, viveu até os 99 anos de idade.
O livro “Long Live the Queen: 23 regras para o viver da monarca mais antiga da Grã-Bretanha”, do autor e especialista em cultura britânica Bryan Kozlowski, tem algumas pistas dos possíveis segredos da monarca para alcançar quase um século de vida mantendo a lucidez e a saúde.
Um dos principais pontos está no estilo de vida da rainha: a preferência pelos exercícios leves ao invés de uma rotina severa são o ponto chave. De acordo com o autor, para a majestade, os exercícios que lhe trazem alegria são os melhores, como suas caminhadas com os seus cachorros e a equitação, atividades que ela pratica desde nova.
Além dos exercícios físicos, Elizabeth mantém uma dieta balanceada composta de refeições simples. De acordo com o autor, a rainha não tem o hábito de comer muitos doces, apenas em situações especiais e sempre leva a menor fatia de bolo. Com relação às bebidas alcoólicas, a majestade não exagera, mas também não deixa de desfrutar de uns bons drinks: pela manhã, ela bebe gin ou vinho e seu almoço é acompanhado de champanhe. Mesmo assim, o álcool nunca foi um problema na vida da rainha.
Os cuidados com a pele da governante são importantes, mas ela não utiliza produtos muito caros, além de não exagerar na maquiagem. Contudo, o principal skin care real é o uso do protetor solar, algo que Lilibet faz desde jovem. Uma exposição desprotegida pode envelhecer muito a pele e a rainha sabe bem disso.
Para além dos cuidados físicos, a majestade também se preocupa com a sua saúde mental. Segundo Kozlowski, ela segue a ideia de ser responsável pelas suas próprias emoções, além de ser alguém de fácil adaptação, algo que a auxilia nas suas funções reais mesmo depois de tantos anos no cargo.
Por fim, Elizabeth tenta manter sua mente sempre ocupada, além de atualizada, sendo uma pessoa bastante curiosa e que gosta de estudar. Segundo Bryan, a rainha passa horas estudando documentos antigos todos os dias.
Por conta de todos esses cuidados, não é difícil de acreditar que a Rainha Elizabeth II conseguirá viver muitos anos mais, ultrapassando facilmente a idade da sua mãe.