Cultura

Rainha Elizabeth II: por dentro do castelo da monarca

O maior e mais antigo castelo ainda habitado da Europa: conheça o Castelo de Windsor, favorito da Rainha Elizabeth II

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images

Você sabia que o Castelo de Windsor é a residência favorita da Rainha Elizabeth II? Localizado a 40 quilômetros de Londres, ele é o maior e mais antigo castelo ainda habitado da Europa e, recentemente, se tornou o novo lar oficial de Sua Majestade. 

Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust

A mudança de Elizabeth do Palácio de Buckingham - que foi seu lar durante a maior parte de seu reinado de 70 anos - para o Castelo de Windsor gerou, naturalmente, muitos questionamentos. Segundo o biógrafo real Hugo Vickers para o The Times ''Windsor é o lugar que ela ama. Ela tem suas memórias com o príncipe Philip lá, ela tem seus pôneis lá e sua família por perto. Faz sentido!''. Além de o Palácio de Buckingham estar passando por uma suposta reforma, com o final previsto para 2027 e o objetivo de Elizabeth é um lugar mais calmo e menos movimentado.

Talvez a sala mais marcante seja a Grande Sala de Recepção. Com os seus candelabros e talha dourada já foi usado como salão de baile principal do Castelo. (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)
Tapeçarias na rota de visitantes do Castelo de Windsor (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)

O Castelo de Windsor tem sido uma residência real por quase 1.000 anos. Seus jardins são extensos e, como a rainha é conhecida por ser uma amante do ar livre, esse recurso é sem surpresa um privilégio de destaque. Além deste fator, muitos dos maiores tesouros que pertencem à Coleção Real estão alojados ali, incluindo os Arquivos Reais, a Coleção de Fotografia Real, a Sala de Impressão e a Biblioteca Real (com mais de 220.000, manuscritos, moedas e medalhas). O Castelo de Windsor também é onde está localizada a Capela de São Jorge, onde o príncipe Harry e Meghan se casaram em 2018 - além de muitos outros casamentos reais.

Ainda que não haja nada confirmado, é improvável que a rainha volte a morar no Palácio de Buckingham em Londres. 

grass plant outdoors landscape nature scenery park lawn
garden outdoors gardener person worker gardening human
person human campus downtown city building urban town architecture flagstone
O grande jardim formal, com vista para a famosa fachada leste do Castelo de Windsor, apresenta cúpulas recortadas de teixo e canteiros de 3.500 roseiras plantadas em um padrão geométrico em torno de uma fonte central (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)
Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust
Sala do Trono da Jarreteira. Criada como parte da reconstrução do Castelo por Jeffry Wyatville, ela foi a principal Sala do Trono da Rainha Vitória e ainda é a sala onde novos Cavaleiros e Damas da Ordem da Jarreteira são investidos pela Rainha. A cadeira do trono usada pela rainha apenas momentos após sua coroação na Abadia de Westminster em 1953 está em exibição nesta sala (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)
Em exibição pública está um retrato do príncipe Philip pintado por Ralph Heimans em 2017, ano da aposentadoria de Sua Alteza Real de compromissos públicos. A pintura, que mede mais de 2m de largura e 1,6m de altura, mostra Sua Alteza Real de pé no Grande Corredor do Castelo de Windsor. No final do Grande Corredor está a Sala da Tapeçaria onde nasceram a mãe do príncipe Philip, a princesa Alice, e a avó materna, a princesa Victoria (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)
architecture building window skylight painting art
palace mansion housing architecture building house floor flooring monastery altar
Em 1992 que um incêndio devastador destruiu partes do Castelo de Windsor. Alexander Creswell foi contratado para fazer aquarelas detalhadas de muitos dos espaços afetados no castelo, tanto após o incêndio quanto após sua restauração (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)
Originalmente criados como apartamentos privados para George IV, os Semi-State Rooms são usados ​​por Sua Majestade a Rainha e membros da Família Real para entretenimento. A Sala de Estar Carmesim foi severamente danificada no incêndio de 1992 no Castelo, mas foi restaurada à sua aparência do século XIX (Foto: Reprodução/Instagram @royalcollectiontrust)

Tags

Posts recomendados