Shabby chic: como a decoração pode mudar seus ambientes
Romantismo e simplicidade podem se combinar para criar ambientes mais aconchegantes e funcionais. Saiba como incluir a tendência Shabby chic na decoração de sua casa!
Em 2021, os olhos do mundo se voltaram a um hotel elegante de Gramado, no Rio Grande do Sul. Isso porque o Hotel Colline de France recebeu o título de melhor hotel do mundo, de acordo com o prêmio Traveller’s Choice, do TripAdvisor.
Além de um atendimento excepcional e sua localização privilegiada na Serra Gaúcha, o elegante hotel chamava atenção pelo seu estilo. Inspirado na arquitetura francesa e seguindo um estilo clássico, com seus móveis de madeira artesanais, todas as suítes recebem uma decoração inspirada no shabby chic.
Esse estilo de decoração deixa os ambientes ainda mais elegantes, sem deixar de lado alguns itens que oferecem mais comodidade e conforto. Por isso, não é de se espantar que ele seja utilizado no melhor hotel do mundo e inspire muitos arquitetos e designers no momento de criar projetos para casas e apartamentos residenciais.
O que é o shabby chic?
Se fôssemos traduzir o termo “shabby chic” literalmente, o resultado seria algo como “chique gasto”. Isso porque ele incorpora em seus cenários alguns móveis e objetos sofisticados com algumas peças que são vintage ou gastas, como madeira envelhecida ou até mesmo vasos de flores mais antigos.
Basicamente, o shabby chic alcança uma harmonia e sofisticação ao mesclar visuais desgastados com itens mais delicados, especialmente com acessórios em porcelana e com estampas florais. Ele também é conhecido por ser um estilo feminino, em que tons de rosa e lilás podem aparecer.
O uso de vidro, seja nos lustres ou nos móveis, também ajuda a dar um toque mais delicado aos ambientes.
O estilo shabby chic tem a sua principal influência nas casas de campo mais tradicionais do interior da França e da Inglaterra. Por isso, é normal que ele remeta a alguns filmes de época. O shabby chic contemporâneo consegue misturar elementos antigos com itens mais modernos, o que resulta em ambientes mais delicados e bem iluminados.
Estilo atemporal
Uma das vantagens de investir nesse estilo para decorar seus ambientes é que ele traz uma elegância atemporal. Itens da moda estão sempre indo e vindo, mas, como ele é baseado especificamente em um período e local históricos, se mantém como um clássico da decoração.
Além disso, o shabby chic consegue ser bastante aconchegante e acolhedor. Com cada vez mais pessoas passando mais tempo em casa, com o home office e outras atividades, criar um ambiente com essas características ajuda a relaxar e também a fazer suas visitas se sentirem bem.
Como incorporar o shabby chic aos seus ambientes
As casas de campo inglesas, a principal inspiração para o shabby chic, tinham seus móveis saídos diretamente de mercados de pulgas. Por isso, esse visual mais desgastado ficou tão característico nesses cenários.
Para garantir um efeito parecido e bastante autêntico, uma dica é garimpar entre brechós ou lojas de antiguidade. Uma das grandes vantagens de fazer isso é garantir a qualidade dos móveis, já que nessas lojas você encontrará peças de muita resistência, produzidas em madeira e restauradas para chegar aos seus ambientes.
Se preferir deixar o vintage de lado, também é possível comprar mesas, cadeiras e outros móveis ou itens novos, que são envelhecidos através da técnica da pátina.
A pátina é um composto químico formado naturalmente nas superfícies metálicas, o que causa a aparência envelhecida típica desses materiais que ficam expostos as intempéries e ações do tempo. No entanto, artesãos criaram uma técnica de pintura que reproduz esse estilo também em móveis de madeira ou de metal, criando a mesma aparência de um item antigo.
Também é possível incorporar algumas peças mais rústicas. Já que o shabby chic tem como influência as casas de campo, é comum encontrar nesses espaços alguns itens que remetem a essas áreas, e os móveis rústicos são boas opções. Nesse caso, eles não precisam ser necessariamente envelhecidos, podendo combinar com cores e estampas para dar um charme diferente.
Para acompanhar a temática romântica e suave desse estilo, a paleta de cores mais indicada é com cores de tons pastéis, como azul bebê, rosa velho, verde menta, amarelo clarinho e lilás. Para complementar, a dica é optar por colorações neutras e mais claras, como branco, bege, cinza, ocre, aveia e areia.
Se a ideia é trazer um pouco mais de cor e vida aos itens, a recomendação é escolher estampas florais, que mantêm a delicadeza do estilo shabby chic, ao mesmo tempo que contrastam com o envelhecido dos móveis. Os tons dessas estampas também podem ser em salmão, rosa e verde menta, aplicados principalmente em almofadas, roupas de cama e cortinas.
Tecidos com acabamentos e detalhes em bordados, rendas, babados e crochês também criam uma boa harmonia com essas peças.
Cuidados especiais com o shabby chic
Com tantos elementos que podem ser combinados e aplicados ao mesmo ambiente, os cuidados que os decoradores ressaltam é evitar o exagero. Afinal, a principal ideia do shabby chic é oferecer aconchego e conforto. Ambientes cheios de decoração e móveis muito grandes podem acabar com o espaço e sobrecarregar o visual.
Por isso, é importante avaliar bem o que pode ficar no ambiente. O conceito também abre espaço para a praticidade, então é possível escolher itens que levem mais funcionalidade aos seus espaços.
O uso de baús, por exemplo, pode ajudar a criar espaços para guardar seus pertences, além de ser uma peça decorativa que combina muito bem com o shabby chic. Especialmente baús de madeira, seja em cores naturais ou em branco, podem deixar o seu ambiente mais elegante e organizado.
Para a sala de jantar, os armários e as cristaleiras podem ter bastante vidro, fazendo com que as louças se tornem parte da decoração, especialmente conjuntos de porcelana. Os itens de cozinha, como panelas e copos, também podem integrar o ambiente, dando um ar de casa de campo.
Por fim, utilize plantas e flores para dar um toque ainda mais romântico e elegante. A dica é procurar por uma floricultura em Curitiba, São Paulo ou outra cidade em que você mora que ofereça planos de entrega de arranjos, para que você tenha sempre um conjunto para tornar o ambiente mais especial.