Cultura

Tradição reinventada: a trajetória de Sissi Freeman

Para quem não conhece a trajetória de Sissi Freeman não imagina a capacidade de trabalho, a visão empresarial e principalmente a genialidade da diretora de marketing e vendas da Granado Phebo
Sissi Freeman
Sissi Freeman

Antes de falarmos de Sissi, grande responsável pelo excelente desempenho da Granado Phebo nos últimos anos, voltamos um pouco no tempo. Tudo começou em 1870, quando o português José Antônio Coxito Granado fundou, na cidade do Rio de Janeiro, uma botica que manipulava produtos com extratos vegetais de ervas, plantas e flores brasileiras, cultivadas no sítio de seu fundador, em Teresópolis. Além desses medicamentos, a botica importava matérias da Europa e adaptava suas fórmulas às necessidades dos brasileiros. A eficácia desses produtos logo tornou a farmácia uma das fornecedoras oficiais da família imperial brasileira. Em 1912, aconteceu a expansão para um prédio na Rua do Senado, onde, por mais de 100 anos, funcionou uma de suas fábricas. Depois de três gerações na família Granado, a marca foi adquirida, em 1994, pelo empresário inglês Christopher Freeman, pai de Sissi. E, sob seu comando, a Perfumaria Phebo foi incorporada à empresa.

Freeman havia assumido, na época, uma entidade centenária, parada no tempo, e a transformou em uma das maiores companhias de beleza e higiene pessoal do país. Quais seus segredos? Criou novas linhas de produtos e articulou parcerias internacionais. Mas sua tacada de mestre foi ter recrutado um talento, sua filha Sissi Freeman, que teve um papel determinante na modernização e no aumento do faturamento, que bateu a marca de 590 milhões de reais em 2019. “Estou no auge dos meus 40 anos, casada, mãe de duas filhas, de 6 e 4 anos, e grávida de mais uma menina, orgulhosa da grande transformação que fizemos na Granado, que chegou aos 150 anos, consolidando seu crescimento como uma marca moderna, forte, que valoriza sua história”, analisa ela, que se graduou na prestigiosa Georgetown University em ciências políticas e economia e tive experiências de trabalho no Banco de Investimentos Rothschild e em startups de cosméticos em Nova York. “Em 2004, quando voltei ao Brasil, era para um job temporário ao lado do meu pai – que se tornou o projeto da minha vida.” Segundo Sissi, no início não foi fácil. Separar trabalho e família nunca é. Convencer o patriarca a abrir novas lojas e expandir a linha de produtos foi outro desafio, mas, com os anos e muita dedicação, seus perfis se complementaram. Freeman é formado em contabilidade e administração e ela sempre carregou um forte lado criativo e uma paixão por cosmetologia.

Sissi Freeman
Sissi Freeman na histórica loja da Granado, no centro do Rio de Janeiro. Foto: Renan Oliveira

Hoje, a empresa conta com 81 lojas, um escritório e três lojas na França e dois pontos de venda em Portugal, e-commerce no Brasil e outro na Europa e ainda exportação para mais de 30 países. Adaptação aos novos tempos e as necessidades do consumidor não fogem ao olhar atento de Sissi. “Além de reposicionar produtos conhecidos, como a linha Bebê e o famoso polvilho antisséptico Granado, lançado em 1903, investimos na Phebo como perfumaria moderna com criações únicas. Foram abertas cinco lojas em importantes capitais do país. Para atender a toda a demanda de crescimento, um complexo industrial moderno de 400 mil metros quadrados foi construído no município de Japeri (RJ), com reaproveitamento da água, reciclagem de lixo e ações de melhoria da região. Não existe progresso na indústria sem sustentabilidade”, observa ela.

Sissi se divide entre o escritório no centro e a fábrica, com ritmo forte de trabalho, mas sem negligenciar seu papel de mãe. “Tenho um grande apoio do meu marido e costumo levar minhas filhas à fábrica, onde as pequenas amam testar novos produtos.” E ainda encontra momentos para se dedicar a causas nobres. Em uma época desafiadora em razão da pandemia, a empresária dispensa ainda mais tempo e atenção a seu trabalho. Foram lançados álcool 70% em gel e líquido e desenvolvidos novos itens para a linha antisséptica. Somente no mês de março foram doados 5 mil litros de sabonete líquido e shampoo. Parte dessa quantidade foi destinada a ações da Unicef em prol de crianças e adolescentes mais vulneráveis do Rio de Janeiro. Até hoje foram destinados mais de 150 mil produtos de higiene pessoal a várias instituições, principalmente no Rio de Janeiro, a exemplo do Inca, Asilo São Matheus, em Guadalupe, Projeto Luar, Comunidade Babilônia, Chapéu Mangueira, Cufa (Central Única das Favelas), Hospital Miguel Couto, ong Afrotribo, ABBR, Projeto Arte Transformadora, Hospital Pró-Criança, entre outros. “As doações contabilizaram mais de 8 mil litros diversificados em sabonete líquido, shampoo, loção hidratante, álcool em gel e álcool líquido, além da quantia de 201 mil reais, revertida em 2.421 cestas básicas, em parceria com o Instituto Ekloos e o Instituto Phi. Não existe sucesso de verdade sem responsabilidade social, e isso a empresa Granado tem como lema.”

“TENHO UM grande apoio DO MEU M ARIDO E COSTUMO LEVAR minhas flhas À FÁBRIC A, ONDE AS PEQUENAS A M AM TESTAR NOVOS PRODUTOS.”

Sissi, que está sempre um passo à frente, percebeu a força das mídias sociais – que, em tempos de pandemia, foram uma ferramenta crucial de comunicação e sobrevivência. “Criamos o quadro Reinventando a Rotina no Instagram da marca, com especialistas de diversas áreas dando dicas para facilitar a vida na quarentena, além de lives com aulas de ioga, artesanato e atividades infantis”, conta.

A exposição A História da Botica Mais Tradicional do Brasil, que conta a trajetória dos 150 anos da Granado, inaugurada em janeiro de 2020 no Museu Histórico Nacional no Rio, agora tem versão on-line. O público pode ter acesso a fotos e todo o material que conta com detalhes a história da farmácia oficial da família imperial brasileira e do desenvolvimento da cidade do Rio de Janeiro pelo site: https://www.granado150anos.com.br. Também como par - te das comemorações foi lançado, pela Editora Assouline, o livro sobre a história da Granado, escrito pelo jornalista Hermés Galvão, com prefácio de Bruno Astuto.

“A marca vem ganhando relevância na Europa e conquistando clientes famosos, como Inês de La Fressange, Christian Louboutin e a princesa Charlotte Casiraghi. Até a descolada grife Olympia Le-Tan convidou a Granado para criar uma arte para sua bolsa-desejo em formato de livro”, comemora Sissi. E que venham mais 150 anos!

Fotos: Renan Oliveira

Styling: Marina Brum

Beleza: Bárbara Bosque

Assistente de fotografia: Felippe Costa

Tratamento: Mabi Valença

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