Oscar de la Renta: um tesouro foi descoberto nas obras em Paris
Já fazia algum tempo que Alex Bolen, diretor executivo da marca Oscar de la Renta, estava buscando o lugar perfeito para a nova loja da marca em Paris. Até que encontrou um lugar que o encheu os olhos: localizada na Rue de Marignan, uma rua lateral diagonal da avenida de luxo Avenue Montaigne. Mas o que ele não esperava era encontrar escondida uma incrível obra de arte do século 17.
Estava tudo organizado para que a loja fosse inaugurada antes da semana de moda de Paris, até que Bolen recebeu uma ligação de Nathalie Ryan, sua arquiteta, que o fez sair de Nova York até a cidade para só assim desvendar o que havia acontecido. Encontrar um painel histórico de 3mx6m foi uma grande surpresa a todos.
“Às vezes, quando você trabalha em castelos, encontra algo, mas geralmente é uma lareira escondida, ou na Itália, talvez um afresco. Mas em um apartamento? Em uma loja?” contou Ryan para o New York Times.
Para entender melhor aquela obra, a historiadora Stephane Pinta foi contratada. Segundo ela,a obra de óleo sobre tela foi feita por Arnould de Vuez (1644–1720), no ano de 1674. O motivo para ela estar coberta? Ninguém sabe. Mas acredita-se que seja para preservá-la durante a Segunda Guerra Mundial.
Bolen decidiu que entraria em contato com os donos do prédio. O diretor prometeu que restauraria o quadro caso ele pudesse permanecer na loja, para isso Benoît Janson, foi contratado. Ele é um dos especialistas em restauração Nouvelle Tendance, que está supervisionando o trabalho na tela, em entrevista para o The New York Times ele disse “Estava muito escuro por causa de toda a pintura de restaurações e vernizes anteriores”.
Uma equipe de 3 a 5 pessoas está trabalhando nessa restauração, que acredita-se que a obra terminará de ser restaurada em maio. A ideia é que a loja seja aberta até o fim da primavera europeia, mas já é possível encontrar algumas fotos da incrível obra.