Dolce & Gabbana e sua atmosfera noventista para a MFW
Nesta temporada de Outono/Inverno 2021 da Dolce & Gabbana, além de toda a cultura pop 90's, temos como referência principal o World Music Awards de 1998, quando a marca vestiu os integrantes do grupo musical Acqua
No convite para o desfile Inverno 2021, a Dolce & Gabbana deu a pista com a imagem de um simpático robô e o título “Next Chapter”. O resultado foi além no show que fechou a semana de moda de Milão. A marca comandada por Domenico Dolce e Stefano Gabbana tem DNA particular que é sistematicamente revisitado.
Nesta coleção, a dupla não abre mão de seus códigos visuais e técnicos, mas faz uma mudança radical, olhando para o pop dos anos 1990 para projetar o futuro, e de olho nos jovens de hoje. Tudo isso, junto, veio traduzido em cores metalizadas, texturas plastificadas, formas biônicas, volumes extravagantes, animal print colorido e pérolas trabalhadas em vários tamanhos. Uma camiseta com a frase “90s’ Supermodel” traz a atmosfera glamorosa de uma década que os e-kids não conheceram. Porém, está viva na memória dos dois designers. A principal parece ser o World Music Awards de 1998, quando a marca vestiu os integrantes do grupo musical Acqua, que cantava sobre uma vida plastificada.
Estética que se conecta facilmente com a performática geração TikTok. O toque especial do desfile sem plateia foi a interação com os robôs, viabilizados pela parceria com o Istituto Italiano di Tecnologia. Apesar da imagem sintética, DG apostou em materiais veganos em um movimento em prol da sustentabilidade, movimento que também está no radar dos jovens de hoje. Novos materiais, tecnologia e expertise manual estão nesse refresh. Tudo sem perder o bom humor.