MFW: Susan Fang apresenta coleção mentorada por Dolce & Gabbana
Intitulada Air•Memory, a coleção desfilada na MFW é a materialização da busca pela felicidade e homenagem à mãe da estilista. Veja todos os looks!
Susan Fang, que empresta seu nome à marca @susanfangofficial, já disse em entrevistas que desde pequena quis ser artista. Sua vocação acabou sendo canalizada para a moda, mas é ela quem dá o tom ao seu trabalho, que caminha bem próximo da arte. Mentorada desta temporada do programa da Dolce & Gabbana que adota jovens talentos promissores, a estilista chinesa radicada em Londres cruzou experiências e soube aproveitar o acesso à experiência de Domenico Dolce e Stefano Gabbana, além da estrutura dos ateliês e materiais disponibilizados pela casa italiana, que desde 2022 vem dando espaço para novos estilistas ao lado da stylist Katie Grand.
Intitulada Air•Memory, a coleção é a materialização da busca pela felicidade e homenagem à mãe Ai Lan, artista autodidata que sempre sonhou em ter uma exposição de arte e acabou canalizando sua energia para o sucesso da filha. À essa conexão emocional e cultural familiar e tradição artesanal italiana, Susan uniu tecnologia de ponta, como nos vestidos-escultura que abriram o desfile.
O resultado foi fresh. Colorida e sem nenhuma pele – nem mesmo fake – a estilista levou para a passarela seu universo colorido de fantasia. Em meio a tantas abordagens analisando a atmosfera densa do presente no mundo, a coleção de Susan tem um quê de escapismo. Mas, o que seria da moda sem o sonho?
A estilista resgata as memórias maternas transformadas em pinturas de uma fase muito próxima à natureza em Ningbo, na China, cidade de origem da família. Essas referências vindas dos quadros foram reinventadas em paetês e aparecem no cenário, nos tênis e flores bordadas em jaquetas acolchoadas e minissaias. Há esboços em estilo caneta esferográfica sobre jeans e, também, lindos casacos com paisagens naturais – um deles pintado à mão por Ai Lan.
Como arco-íris, vestidos origamis formados por tiras coloridas de organza dançavam com o andar das modelos. “Minha mãe criou três vestidos de noiva para mim, antecipando meu casamento em maio”, diz Susan sobre essa sequência. Formada pela Central Saint Martins, a estilista estagiou na Celine, foi trainee na Stella McCartney, pré-selecionada para o Prêmio LVMH em 2019 e, em 2021, levou para casa o Prêmio Pioneiro Criativo do Prêmio Yu.