Miu Miu apresenta coleção de outono 2024/25 na PFW
Miu Miu levou para a passarela um casting democrático, com mulheres de várias idades e "um vocabulário de roupas, da infância à idade adulta. Confira!
A retórica de Miuccia Prada nunca é simplista. Ela é uma profunda observadora e tem o poder de antecipar designs que temporadas depois serão assimilados por outras marcas. Foi assim com a cintura baixíssima, a micro minissaia, a camisa polo e a hot pant. É certo que muitas vezes são apostas endereçadas para garotas bem jovens, talvez reminiscências da juventude da própria Miuccia. Neste desfile outono-inverno 2024/25 da Miu Miu, ela mostrou um pouco mais, de si mesma e de uma legião de mulheres acima dos 50 anos. "Tenho que decidir se sou uma menina de 15 anos ou uma senhora à beira da morte'", disse ela, que está com 74 anos, a jornalistas.
Envelhecer, hoje, não tem o mesmo sentido que havia entre a geração passada. E a moda, como tradutora eficiente do seu tempo, é reflexo. Levando o tema para o campo das ideias, Miuccia falou de energia e deixou uma pergunta no ar: "Quais memórias existem além de nós e como elas sobrevivem?"
Essa reflexão levou para a passarela um casting democrático, com mulheres de várias idades e "um vocabulário de roupas, da infância à idade adulta. A coleção se inspira na amplitude e no alcance da vida das pessoas", como dizia o texto sobre o show. Estavam lá a hot pant, agora usada com meia-calça de lã para os dias frios (fica a dica para as garotas que devem ter congelado no frio parisiense para defender o look-chave do verão da marca), casacos elegantes, saia-lápis com top, calça masculina oversized, saias amplas com estampa florida usadas com sobreposições de casacos e jaquetas esportivas, ousados vestidinhos pretos (LBD) e uma cartela cromática ampla indo do neutro aos cítricos. A estética eclética se estende aos looks masculinos.
Entre os acessórios, os sapatos Mary Janes com kitten heels, as mules rasas e as bolsas carregadas presas na dobra dos cotovelos das modelos apontam para a vida corrida das grandes cidades, não importa a faixa etária. Pequenos colares de pérolas contrastaram com luvas de couro grandes. E a imagem de uma mulher dinâmica, apressada e estilosa.