Rick Owens: a estética do absurdo para o inverno 24/25
Rick Owens apresenta coleção masculina de outono/inverno 2024/25 na Place du Palais Bourbon, em Paris.
Adepto da estética do absurdo, o designer californiano Rick Owens recebeu convidados em sua casa parisiense, na Place du Palais Bourbon, para mostrar a nova coleção outono-inverno 2024. Chamada de “Porterville” em alusão ao local onde foi criado, Owens fez questão de destacar que a única memória pela cidade é o sentimento de desolação.
“Lembro-me dela pela intolerância”, disse. Determinado a ser visto como uma “força de resistência”, ele aproveitou o skyline do casarão – brutalista e sem firulas –, e que já foi sede do Partido Socialista Francês, para emplacar o discurso de alerta diante do cenário apocalíptico em que o mundo se encontra.
Na passarela improvisada entre móveis e obras de arte, corpos esquálidos exibiram formas volumosas, num tom à “Mad Max”, trabalhadas no couro e nas lãs de caxemira (reciclada), alpaca e merino. Outros trajes tinham toque espacial, talvez inspirados pelo livro “Duna”, de Frank Herbert, com golas altíssimas, tons de branco e off-white e cinturas afinadas, conferindo um desenho alongado às silhuetas. Rick usou peças feitas a partir de pneus de motocicleta reciclados por Matisse Di Maggio, um modelito cópia Chewbacca, emaranhados de nós, botas infláveis e distorceu as proporções a fim de garantir ares grotescos à série. “Quis que todos observassem o ‘desumano’ e percebessem o quanto os comportamentos atuais são decepcionantes.”