SPFW N57: Martins faz referências ao grunge e era new wave
Silhuetas amplas, estampas e muitas cores deram o tom para a nova coleção do estilista no SPFW N57. Veja todos os detalhes!
Nos últimos dois desfiles da Martins, a new wave e o grunge foram centrais nas coleções criadas por Tom Martins. Para o verão 2024/25, o estilista sobrepôs os símbolos desses movimentos e, também, fala de marinheiros em peças urbanas com silhuetas amplas, misturando cores e estampas. Um dos desdobramentos dos prints veio da parceria com @oficialype. Tom desenvolveu a Synesthetic Collection em conjunto com a artista Anaisa Franco, mestre em Arte Digital e Tecnologia pela Universidade de Plymouth, na Inglaterra. Para a criação das estampas, Anaisa utilizou um sensor na cabeça de Tom, para captar sinais elétricos disparados conforme o estilista sentia as fragrâncias da linha de amaciantes. Com a ajuda de um software de IA, esses “sinais” geraram mais de 200 captações de imagens e Tom escolheu quatro que viraram estampas para dez looks.
Criaturas marinhas – polvos, peixes e crustáceos –, também geradas por IA generativa pelo @parea.estudio, formam outro grupo de prints. O fundo do mar dialoga com as referências aos marinheiros em listras e tatuagens, reverenciando, ainda, Jean Paul Gaultier. O link com o punk, agora, foi o casal Sid Vicious e Nancy Spungen, que se traduz no animal print e nas peças em crochê criadas em colaboração com o estilista cearense David Lee.
Unindo os dois universos surgem brincos em forma de peixe feitos a partir de iscas reais dos mais diversos tipos, com seus ganchos substituídos por piercings; e colares longos de conchas grandes com piercings aplicados. Nos lenços e bandanas desenhados para esta coleção aparecem diversos elementos resgatados do vestir dos marinheiros.