Gastronomia

50 Best no Brasil! Entrevista exclusiva com William Drew

Um dos prêmios mais relevantes do cenário gastronômico mundial está de volta ao Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, no mês de novembro. 

face happy head person smile adult male man portrait blonde
William Drew (Crédito: 50 Best)

O Latin America’s 50 Best Restaurants 2024 acontecerá pelo segundo ano consecutivo na cidade maravilhosa. Um dos mais prestigiados eventos gastronômicos da América Latina reunirá no Roxy, em 26 de novembro, os ícones da gastronomia para o anúncio da lista dos melhores restaurantes do continente. Essa é a segunda vez que a premiação ocorre no Brasil desde o seu lançamento, em 2013, consolidando a reputação do país como um destino gastronômico de nível mundial. Esta 12ª edição vem na esteira da ilustre programação apresentada em 2023, em que 23 cidades latino-americanas marcaram presença entre os 50 primeiros colocados — o primeiro lugar ficou com o restaurante peruano Maido, localizado na capital do país andino.

O prémio Latam 50 Best no Rio (Foto: Divulgação/50 Best)

William Drew é o diretor de conteúdo do 50 Best, que inclui The World’s 50 Best Restaurants, Latin America’s 50 Best Restaurants, Asia’s 50 Best Restaurants e Middle East & North Africa’s 50 Best Restaurants. Ele é jornalista e editor há mais de duas décadas, atuando em revistas de negócios e consumo, bem como em jornais nacionais. Foi editor da revista de estilo Arena e continua a escrever e comentar sobre comida, bebidas e viagens no Reino Unido e na mídia internacional. Tendo trabalhado para a organização 50 Best por mais de uma década, ele teve o privilégio de frequentar muitos dos estabelecimentos da lista do The World's 50 Best Restaurants. William é um porta-voz de longa data da marca 50 Best e também supervisiona a estrutura de votação da Academia, que cria as listas e todo o conteúdo nos canais digitais e eventos ao vivo. 

William Drew (Crédito: 50 Best)

Como o prêmio 50 Best manteve sua relevância ao longo dos anos?
O mundo certamente mudou desde que lançamos a lista original, há mais de 20 anos, e o The World’s 50 Best Restaurants também evoluiu para refletir o setor gastronômico. As tendências globais mostram que as gerações mais jovens estão cada vez mais interessadas em curar experiências especiais, em vez de adquirir bens materiais, e o 50 Best busca orientar as pessoas a encontrarem essas experiências. As novas gerações estão mais engajadas em questões filantrópicas, o que se reflete em prêmios como o Champions of Change, que reconhece e recompensa heróis anônimos na indústria da hospitalidade. O mundo também está mais preocupado com a sustentabilidade – tanto ambiental quanto humana – e o 50 Best se esforça para dar visibilidade às pessoas e equipes que estão liderando esses aspectos. Tudo isso ajudou o 50 Best a se manter relevante.

Conte-nos sobre as novidades do 50 Best, algum spoiler?
O 50 Best continua a crescer e evoluir. Em setembro, será anunciada a segunda edição do The World’s 50 Best Hotels, com o primeiro #50BestTalks como parte do programa do evento, um fórum de liderança de pensamento que tem sido o alicerce dos eventos do 50 Best Restaurants, e continuamos a desenvolver o 50 Best Discovery – nosso guia digital de viagens para estabelecimentos de hospitalidade excepcionais em todo o mundo. Estamos entusiasmados com a próxima edição do The World’s 50 Best Bars em Madri e, em seguida, com o Latin America’s 50 Best Restaurants 2024, que será realizado no Rio de Janeiro pela segunda vez. Nunca paramos!

O que diferencia o 50 Best de outros prêmios gastronômicos, dos quais há muitos?
O The World’s 50 Best Restaurants foi o primeiro ranking verdadeiramente global desse tipo. Ele também é aberto a todos os restaurantes (exceto aqueles que já foram nomeados nº 1), independentemente de estilo ou qualquer outro critério. Nosso sistema de votação é baseado em especialistas independentes espalhados por todo o mundo. Isso criou uma série de rankings credíveis e duráveis que servem para orientar viajantes amantes da gastronomia, ao mesmo tempo em que celebram e reconhecem o trabalho árduo e o talento daqueles que atuam no setor de hospitalidade.

Qual é a sua visão sobre a gastronomia moderna? 
No 50 Best, acreditamos que a gastronomia é uma grande janela para a cultura. A apreciação de diferentes alimentos é uma apreciação de diferentes culturas, o que só pode fomentar a cooperação e o entendimento ao redor do mundo. A cultura alimentar está sempre em evolução, misturando tradição, influências históricas, influências contemporâneas e inovação, o que a mantém tão dinâmica, emocionante e interessante. O 50 Best busca incentivar a descoberta, promover a colaboração e celebrar a diversidade, tanto agora quanto no futuro.

O Latin America 50 Best está se aproximando, o que podemos esperar?
Você pode esperar outra celebração vibrante e apaixonada do incrível talento gastronômico e da diversidade tão presente em toda a América Latina. O #50BestTalks celebrará "Sabores Únicos da América Latina", com alguns nomes emocionantes participando. Teremos outra série de jantares colaborativos sob o programa 50 Best Signature Sessions, que contará com chefs de diferentes partes da região unindo forças com restaurantes locais no Rio de Janeiro. Celebraremos com uma festa na praia para o Chef’s Feast, e então a 12ª edição do Latin America 50 Best Restaurants será revelada, ao vivo no palco, na terça-feira, 26 de novembro.

Qual é a sua perspectiva sobre a gastronomia brasileira?
A comida brasileira – desde o topo da alta gastronomia até os pratos de rua ou caseiros – é super empolgante. Isso se deve à enorme biodiversidade disponível em um país extraordinário, que abrange uma imensa área geográfica com muitos climas e ambientes diferentes, e também às influências históricas que moldaram o país e sua cultura. A comida está profundamente ligada à celebração no Brasil, então o país e, em especial, a cidade do Rio, oferecem um cenário fantástico para sediar o Latin America’s 50 Best Restaurants.

Por que o Rio de Janeiro foi escolhido por dois anos consecutivos para sediar a celebração?
Sempre buscamos sediar as edições dos eventos regionais por dois anos para explorar mais profundamente a cidade anfitriã, e para garantir que o segundo ano seja ainda mais forte que o primeiro! Como no ano passado foi nossa primeira vez sediando um evento do 50 Best no Brasil, seria muito cedo para nos mudarmos para outro lugar – mal podemos esperar para estar novamente no Rio em novembro!

Tags

Posts recomendados