Gastronomia

Chocolate de origem: Haoma traz sustentabilidade para o mercado

Com ingredientes naturais, a Haoma, 100% brasileira, traz a onda de produtos saudáveis e sustentáveis para o mercado de chocolate, focando na valorização do cacau nacional, de origem, com identidade e história.

person sitting adult female woman face head
Juju Norremose

Controlar todo o processo de produção do chocolate, da amêndoa à barra. É disso que se trata ser bean to bar, abrangendo práticas ainda mais saudáveis, naturais e sustentáveis, inclusive valorizando o desenvolvimento de pequenos produtores. Foi com esse propósito que nasceu a Haoma, em 2017, criada por Iana Macedo e Thiago Amaral, na cidade de Divinópolis (MG). O objetivo do casal apaixonado por cacau sempre foi oferecer chocolates exclusivos, feitos apenas com ingredientes naturais, com atenção máxima aos detalhes. Sem açúcares e conservantes artificiais, a empresa nasceu de um desejo genuíno de unir um estilo de vida mais saudável a produtos saborosos de alta qualidade que respeitem a natureza. Tudo começa com a seleção de amêndoas de cacau fino, genuinamente brasileiro e cultivado de forma sustentável. O resultado? Um chocolate mais puro e uma produção mais natural, na qual são preservados aromas, sabores e características de cada fruto.

O primeiro produto, criado há quase seis anos, foi apresentado para a influenciadora Juju Norremose – com 1,3 milhão de seguidores no Instagram, ela é uma das maiores do país, com um engajamento altíssimo e alcance por todo o território nacional e internacional, tendo sido um turning point no crescimento da Haoma. “Na época, tínhamos um empório de produtos naturais e víamos que tudo que era divulgado pela Juju se tornava um sucesso e desaparecia das prateleiras rapidamente. Foi daí que tivemos a ideia de criar um chocolate saudável que acompanhasse seu estilo de vida: sem açúcar, com colágeno e whey protein. Produzimos então nosso primeiro item – o bombom com avelã, que até hoje é um dos best-sellers da Haoma”, lembra Thiago.

Pouco tempo depois do lançamento, a marca já crescia exponencialmente, tanto em número de pontos de venda quanto em faturamento. Hoje, a empresa tem também como sócios Juju e seu marido, Sérgio Bruno. “Desde que experimentamos o bombom, sabíamos que era o começo de um grande sonho, de fazer com que as pessoas sentissem os benefícios de uma vida com mais qualidade, com mais saúde", fala o empresário. O sucesso é tanto que, ao longo de sua trajetória, todo investimento em tecnologia, maquinários e expansão veio com recursos próprios gerados pela própria Haoma, o que enche os sócios de orgulho.

Thiago Amaral, Iana Macedo, Juju Norremose e Sérgio Bruno, os sócios da Haoma.

Bean to bar

Em 2018, a partir de uma intensa imersão no universo cacaueiro – produção, cultivo e manejo do fruto – a Haoma inovou mais uma vez, iniciando o processo de melhoria no produto através da cadeia "bean to bar”, processo que se inicia com a amêndoa de cacau, englobando seleção, torra, descasque e conchagem. Tudo é feito inteiramente dentro da fábrica. O novo chocolate, ainda mais limpo, foi lançado no mercado em 2020. “Nos incomodava o fato de o chocolate ser terceirizado ou produzido com a massa de cacau desodorizado e adicionado a muitos ingredientes, como a maioria das marcas do segmento faz. Hoje, podemos dizer que somos “bean to bar”, ou seja, produzimos 100% nosso chocolate, da amêndoa à barra, utilizando o cacau brasileiro, premium, certificado e totalmente rastreável.

Foto: Divulgação

O cacau é comprado por preço justo e cultivado de forma responsável por famílias de produtores de diferentes regiões do país. Esta cadeia promove o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, além de priorizar a manutenção do ecossistema desses locais, respeitando o meio ambiente, sem desmatamentos e queimadas, uma vez que, o cacau padronizado pela Haoma é cultivado à sombra de árvores centenárias na Floresta Atlântica e suas amêndoas necessitam que a secagem seja feita de maneira natural, sem utilização de queima de lenha neste processo”, conta Iana.

Em uma fábrica de mais de 3 mil m2, todos os recheios e chocolates são produzidos internamente e de forma exclusiva, com um controle extremamente rígido. O cacau premium vem como forma de amêndoa e é enviado para o laboratório, para análises físico-químicas e sensoriais, para que possa atender sempre aos padrões de qualidade que a Haoma preza. Ter um chocolate produzido exclusivamente pela marca, utilizando cacau fino, é um dos diferenciais, gerando produtos "clean label" como alternativa a doces tradicionais, revolucionando esse mercado.

E a variedade dos produtos oferecidos pela Haoma hoje é imensa: bombons, barras, paçoca, sticks recheados, wafers, cremes e nibs de cacau, e também produtos sazonais, como ovos de páscoa, panetones e edições especiais, todos desenvolvidos a oito mãos pelos quatro sócios, também responsáveis por decisões estratégicas, embalagens e marketing. “Somos um time com um único propósito: oferecer um chocolate premium saudável, sustentável, que promova saúde e uma experiência única”, fala Juju.

cocoa dessert food chocolate
food food presentation chocolate dessert cream frozen yogurt
cream dessert food frozen yogurt ice cream can tin
Fotos: Divulgação

Referência de chocolate de extrema qualidade no Brasil, a marca está presente em todas as regiões do país. E em maio de 2022, a Haoma começou o seu processo de expansão internacional – já podendo ser encontrada na Europa e com start de exportação também para os Estados Unidos.

Atualmente, além das vendas com entrega disponível para todo o Brasil por meio do e-commerce próprio, a marca conta com um quiosque no Shopping Iguatemi, em São Paulo, e outro no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, com operação de delivery nas duas cidades. Os produtos Haoma também podem ser encontrados em mais de 2 mil pontos de venda parceiros, tais como supermercados, farmácias e empórios. E para 2023, a empresa projeta intensificar a expansão nacional e internacional.

Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados