Gastronomia

Culinária japonesa: 4 receitas do salgado ao doce para testar

Diversifique nas refeições e mergulhe em uma cultura rica e cheia de sabor!
Culinária japonesa
Culinária japonesa

A gastronomia japonesa conquistou o paladar de milhares de pessoas ao redor do mundo e, como a queridinha dos brasileiros, a culinária típica é preparada de maneira minuciosa e apresenta uma variedade incrível de pratos, cada um com sua particularidade e sabor único - a prova disso é que desde 2013 ela foi incluída pela Unesco na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Culinária japonesa
Foto: Reprodução / Instagram @aimeesong

Seja em dias mais quentes - com pratos leves, como sushi, temaki, sashimi - ou dias mais frios - com uma ampla variedade, como enroladinho primavera, yakisoba, tempurá e as comidas grelhadas, as opções da culinária japonesa sempre caem bem.

Se você leu até aqui provavelmente está com vontade de comer um bom rodízio japonês, no entanto, devido ao momento em que vivemos com o ideal ainda sendo continuar em casa, por que não aproveitar o tempo livre para testar seus dotes culinários e se conectar ainda mais com a cultura asiática através da gastronomia? Pensando nisso, separamos quatro receitas populares, fáceis e cheias de sabor para você testar em casa. Confira!

Yakisoba de frango

O yakisoba é um dos pratos mais lembrados quando o assunto é comida japonesa.

Ingredientes: 
3 folhas de acelgas cortadas em tiras;
2 colheres de sopa de manteiga;
2 xícaras de chá de caldo de frango;
1 cenoura cortada em tiras;
1 maço de brócolis pequeno cortado em pequenos buquês;
1 couve-flor pequena cortada em pequenos buquês;
1 colher de sobremesa de amido de milho;
1/2 xícara de chá de shoyu;
300 g de peito de frango cortado em tiras grossas;
300 g de macarrão para yakisoba cozido;
sal, pimenta e cebolinha-verde picada a gosto.

Tempere o frango com sal e pimenta e reserve. Em seguida, aqueça a manteiga em uma panela grande e doure as tiras de frango. Depois acrescente os legumes e mexa até todos ficarem cozidos e crocantes. Na sequência, coloque o caldo de frango e o amido dissolvido no shoyu, misture tudo e cozinhe em fogo baixo a uma temperatura de 160ºC, até o caldo engrossar. Por fim, misture o macarrão e polvilhe a cebolinha.

Culinária japonesa
Foto: Divulgação

Shimeji

O shimeji é um dos pratos mais tradicionais e populares do Japão, além de muito simples e saboroso.

Ingredientes:
200 g de shimeji;
20 ml de shoyu;
10 ml de água;
10 ml de azeite extravirgem;
5 g de cebolinha picada;
4 g de açúcar refinado. 

Em um recipiente, coloque o shoyu, o açúcar e a água. Em seguida, em uma temperatura de 150ºC, aqueça uma chapa ou frigideira e coloque uma colher rasa de azeite. Depois, despeje o shimeji e cozinhe até ficar ‘’al dente’’, ao ponto de ser mordido. Depois, acrescente a mistura que estava reservada no recipiente, cozinhe por mais um minuto e salpique a cebolinha.  

Culinária japonesa
Foto: Divulgação

Sorvete de matcha com farofa crocante de biscoito japonês

Muito comum na culinária japonesa, o matcha é a versão em pó de brotos de chá verde. Pode ser usado para incrementar diversas receitas, como drinques, bolinhos e doces e é facilmente encontrado em supermercados. 

Ingredientes do sorvete:
300 g de creme de leite fresco;
275 g de leite condensado;
160 g de iogurte sem sabor;
20 g de matcha.

Ingredientes da farofa:
200 g de biscoito japonês sembei;
100 g de açúcar;
100 g de manteiga sem sal;
10 g de semente de gergelim;
flor de sal a gosto.
 

Em uma vasilha, misture o leite o condensado, o iogurte e o matcha. Em seguida, bata o creme de leite até obter uma mistura parecida com chantilly, então coloque pouco menos da metade deste chantilly à mistura inicial e mexa bem. Depois, acrescente o restante do creme e mexa novamente. Por fim, despeje a mistura em um pote com tampa e congele de um dia para o outro. 

Para a farofa, esmigalhe os biscoitos e misture o restante dos ingredientes até formar uma farofa úmida. Na sequência, leve ao forno preaquecido a uma temperatura de 150ºC por 20 minutos. Depois, mexa até secar e finalize com uma pitada da flor de sal. Para montar e servir, coloque a farofa no prato, monte a bola de sorvete e polvilhe um pouco de matcha. 

Culinária japonesa
Foto: Divulgação

Tempurá de camarão com matcha

O tempurá é uma ótima opção para servir como entrada ou petisco.

Ingredientes:
1 camarão grande;
óleo de soja;
100 g de farinha para tempurá;
40 ml de água gelada. 

Misture o sal e o matcha em um recipiente e reserve. Em outra tigela, coloque a farinha com a água e mexa até obter uma mistura cremosa para o tempurá. Depois, limpe o camarão, passe-o na massa e frite com o óleo de soja até dourar. Por fim, tire o excesso de óleo e finalize com o sal de matcha por cima.

Culinária japonesa
Foto: Divulgação

Tags

Posts recomendados