Gastronomia carioca: 10 novos restaurantes para conhecer já!
Conheça 10 novos restaurantes da gastronomia carioca, no mês que a cidade recebe a cerimônia do 50 Best
A gastronomia carioca está em verdadeira ebulição. Vários novos restaurantes têm sido abertos, de estilos variados (com uma queda por asiáticos) e em bairros distintos. E por incrível que pareça, todos vivem cheios e disputados. Não por acaso, a cidade vai receber no fim do mês a mais importante premiação de gastronomia da América Latina, o Latin America’s 50 Best Restaurants, que será no icônico Belmond Copacabana Palace, com uma after party no lindíssimo Fairmont Copacabana. Segundo Rosa Moraes, presidente para o Brasil do The World's 50 Best Restaurants, "toda a atenção da gastronomia mundial estará direcionada à cerimônia que acontece no Rio. Vem gente do mundo inteiro, dos chefs dos melhores restaurantes do continente até jornalistas e escritores especializados. Isso movimenta não só o setor gastronômico como o turístico, o hoteleiro, o comércio”.
Portanto, para aquecer este evento inédito no Rio, vamos conhecer as novas casas que já estão dando o que falar?
Alba - experiência que une cultura e gastronomia
Novo reduto multicultural proporciona uma experiência imersiva que une arte a gastronomia. Instalado em um casarão de 1903, em Botafogo, ele tem menu assinado pelo chef Meguro Baba - que lidera também o Coltivi, no mesmo bairro - tem foco na gastronomia italiana e drinques autorais do premiado micologista Tai Barbin. A casa também oferece espaço para shows.
End: Rua Martins Ferreira, 60, Botafogo - @alba.botafogo
Casa Ueda - chef nissei Eric Ueda chega em Botafogo
Com um disputado balcão do chef, a Casa Ueda oferece menu omakase e à la carte e conta com uma grelha japonesa, de onde saem alguns dos pratos quentes, como robatas. Referência na autêntica culinária nipônica, Eric Ueda decidiu sair do Recreio dos Bandeirantes e aportar na zona sul carioca.
End: Rua Hans Staden, 10, Botafogo - @casaueda
Casa 201 – alta gastronomia no Jardim Botânico, pelo chef João Paulo Frankenfeld
Com ambiente intimista e acolhedor, o restaurante conta com apenas 20 lugares. O menu degustação, que muda a cada três meses, é elaborado com técnicas de cozinha francesa e toque autoral, criativo e afetivo do chef. Aberto apenas para o jantar, é indispensável fazer reserva.
End: Rua Lopes Quintas, 201, Jardim Botânico - @201.casa
Dainer – novo restaurante-café americano em Botafogo
Um lugar inédito no Rio, que relembra aqueles “dinners” típicos dos Estados Unidos, que servem café da manhã, almoço e drinques o dia inteiro. Este é o quinto empreendimento do empresário Edu Araújo, sócio do Quartinho Bar, do Pope, do Café 18 do Forte e do Chanchada. Já à frente da cozinha está o chef Eduardo Lyra, que prepara tanto itens de brunch, como sanduíches e waffles, como pratos mais fartos. Para beber, uma carta de cafés especiais e drinques autorais e clássicos.
End: Rua Real Grandeza, 193, Botafogo - @dainer.restaurante
Hatch - refinada gastronomia japonesa no Botafogo Praia Shopping
Um elegante japonês com culinária requintada, uma vista estonteante para o Pão de Açúcar, além de um ambiente sofisticado. Esta é a nova proposta do restaurateur premiado Marcel Nagayama. O Hatch fica no 5º piso do Botafogo Praia Shopping, japonesa, em Botafogo, na Zona Sul do Rio e é possível parar o carro/uber no estacionamento, sem precisar passar pelas lojas e nem escadas rolantes. Assinado pelo chef Josias Souza, o variado menu dispõe de entradas, principais quentes e frios, saladas, Yakimeshi, Yakissoba, além de criativos sushis e sashimis. Embora seja sofisticado, elegante e tenha uma gastronomia requintada, o Hatch tem preços atrativos para a qualidade que oferece.
End: Praia de Botafogo, 400, Botafogo - @restaurantehatch
Si-chou: os premiados Elia Schramm, do Babbo, e Menandro Rodrigues, do Haru, abrem asiático em Ipanema
Inspirado na lendária Rota da Seda, o restaurante tem como base as culinárias do Japão, China, Coreia, Vietnã e Tailândia. Rico em sabores, contrastes e cores, o menu traz receitas tradicionais, mas descomplicadas, e com apresentação contemporânea. Portanto, há desde entradas frias, como sushis e sashimis, até pratos quentes mais elaborados. Enquanto isso, o ambiente conta com elementos asiáticos e conta a história da Rota da Seda através de cinco elementos: barco, pesca, água, mapa e esfera.
End: Rua Barão da Torre, 472, Ipanema - @restaurantesichou
Souto: novo bistrô em Ipanema, na Casa de Cultura Laura Alvim
Dentro da Casa de Cultura Laura Alvim, importante centro cultural carioca, em plena Vieira Souto, ou seja, de frente para a Praia de Ipanema, o Souto leva a assinatura do renomado chef francês Frédéric Monnier. Portanto, no cardápio encontramos pratos elaborados com técnica francesa mas com sabor brasileiro. O Souto Bistrot Tropical tem como proposta integrar gastronomia e arte, e nada mais francês do que isto! A carta de drinques foi elaborada pelo experiente mixologista William Barão, e reúne drinques autorais, leves e refrescantes. Com ambiente sofisticado, mas sem perder o estilo despojado carioca, o bairro ganhou mais uma excelente opção gastronômica em endereço nobre.
End: Av. Vieira Souto, 176, Ipanema - @souto.bistrot
Suibi - Sei Shiroma inaugura seu primeiro restaurante japonês e homenageia os pais
Na rua Dias Ferreira, a mais badalada do Leblon, o Suibi é uma criação do chef e empresário Sei Shiroma, dono da premiada pizzaria Ferro e Farinha, que aliás fica em frente ao Suibi. Ele faz uma homenagem aos pais, que tiveram por 30 anos o restaurante de mesmo nome em Nova York, onde Sei nasceu. Há dez anos no Brasil, este é a primeira casa de culinária japonesa, com receitas clássicas e afetivas. O elegante ambiente é super intimista com apenas oito lugares, de frente para a bancada do sushibar. Do lado de fora a capacidade é maior, com 25 mesas e ombrelones de madeira, totalizando 60 lugares Enquanto isso, a carta de drinques é assinada pela bartender paranaense Vitória Kurihara, campeã da edição nacional do World Class 2023.
End: Rua Dias Ferreira, 45, Leblon - @suibi.restaurant
Toto - Thomas Troigros inaugura primeiro restaurante só seu
O novo restaurante do chef Thomas Troisgros fica no coração de Ipanema, em um casarão na Praça Nossa Senhora da Paz. À frente de diversos restaurantes de sucesso, como, por exemplo, TT Burguer, CT Boucherie, e Le Blond, o ToTo é a primeira casa em que comanda sozinho. Nela, Thomas traz receitas afetivas e uma comida descomplicada, com influências culinárias de países que o próprio chef admira e sabores que ele ama. Além disso, o ambiente é ousado e aconchegante ao mesmo tempo, com um belo bar central e a cozinha aberta.
End: Rua Joana Angélica, 155, Ipanema - @toto.ipanema
TinTin - boteco com comida de chef premiado
O bar do internacional chef Rafa Gomes, eleito o Chef do Ano e que já trabalhou com diversos chefs estrelados tem alma carioca, com ambiente descontraído, mesas na calçada, comida que afaga o estômago e, claro, aquele chopp gelado. Ou seja, ideal para o pós-praia, happy hour com os amigos, almoço com a família ou até mesmo a dois! No Tin Tin, Rafa traz pratos simples mas saborosos, desde os petiscos tradicionais de botequim, até releituras e sanduíches. Esta é a terceira casa do chef na cidade, que já comanda o Itacoa e o Tiara. De fato, um bar que tem a cara do Rio!
End: Rua Dias Ferreira, 135, Leblon - @tintinbotequim
Texto por Renata Araújo, jornalista e editora do site de turismo de luxo You Must Go!