Janeiro Hotel lança a terceira temporada do Om.akase
De agosto a dezembro, oito chefs renomados da gastronomia japonesa ocupam o topo do Janeiro Hotel para uma experiência efêmera.
Uma experiência efêmera! A partir do mês de agosto até dezembro, oito figuras da gastronomia japonesa ocuparão os últimos andares do JANEIRO. No hotel concebido pelo artista Oskar Metsavaht, sob a vista deslumbrante da cidade maravilhosa, a Om.akase enaltece a culinária japonesa e o Omotenashi, a arte de servir. A cada mês, os chefs convidados preparam e servem um menu degustação às cegas no balcão para apenas oito pessoas. A experiência inicia na Varanda com coquetéis preparados com destilados japoneses, como whisky e sakê, e segue no espaço The Little Pool Bar com vista para a praia do Leblon. As obras gastronômicas são servidas em peças de cerâmicas criadas pela artista japonesa Hideko Honma.
Com patrocínio da Sakura Origens e do C6 Bank, a experiência efêmera OM.AKASE inicia sua terceira temporada nos dias 29, 30 e 31 de agosto com Edson Yamashita do restaurante estrelado paulistano Ryo. Nos dias 26, 27 e 28 de setembro é a vez de Telma Shiraishi, embaixadora da gastronomia japonesa e fundadora do restaurante Aizomê, desembarcar no JANEIRO. Os jovens talentos Leo Noriyuki e Adriano Nabeshima chegam juntos na capital fluminense para assinar o menu dos dias 24, 25 e 26 de outubro. O consagrado chef André Saburó, de Recife, desembarca em terras cariocas para um almoço e dois jantares nos dias 7 e 8 de novembro. Ainda em novembro, o chef Toshi Kawanami comanda os jantares dos dias 28, 29 e 30. Para finalizar, a chef Mari Saito chega junto com o chef Vaz, do vizinho Sushi Vaz, para encerrar a programação nos dias 5, 6 e 7 de dezembro.
Sobre os chefs
EDSON YAMASHITA, Ryo, São Paulo:
Desde os 13 anos, o chef Yamashita segue os passos da sua família na gastronomia. Decidido a se aprofundar na arte da culinária nipônica, se mudou para o Japão aos 15 anos. Após oito anos estudando e trabalhando no país, voltou para continuar sua história no Brasil e está à frente do restaurante estrelado Ryo em São Paulo.
TELMA SHIRAISHI, Aizomê, São Paulo:
Embaixadora para difusão da culinária Japonesa no Brasil, Telma Shiraishi é a primeira brasileira e uma das raras mulheres no mundo a receber a honraria por parte do governo japonês. Em São Paulo, a chef comanda o famoso restaurante Aizomê e uma filial na Japan House, situada na avenida Paulista.
LEO NORIYUKI & ADRIANO NABESHIMA, Noriyuki Sushi Bar, Granja Viana - Dondoh, Alphaville:
Leo Noriyuki começou jovem sua carreira de cozinheiro e passou por diversas experiências antes de morar durante cinco anos na província de Ibaraki-ken no Japão. De volta ao Brasil, o chef abriu seu próprio sushibar na Granja Viana em São Paulo. Menino prodígio, Adriano Nabeshima é formado em gastronomia e teve diversas vivências profissionais como no Kinoshita, antes de abrir o Dondoh, um restaurante de cozinha fusion japonesa e peruana em São Paulo.
ANDRÉ SABURO MATSUMOTO, Quina do Futuro, Recife:
Considerado um dos melhores sushimans do Brasil, o mestre André Saburo Matsumoto comanda na cidade de Recife, em Pernambuco, o consagrado restaurante Quina do Futuro. O estabelecimento foi fundado por seu pai em 1986 e segue como um dos endereços de gastronomia japonesa mais prestigiados do país.
TOSHI KAWANAMI, Yunagi Edomae-Zushi, São Paulo:
Especialista em sushi tradicional, o jovem chef Toshi Kawanami dirige o pequeno restaurante paulistano Yunagi Edomae-Zushi. Seus estudos aprofundados na culinária e suas experiências ao lado de chefs renomados da gastronomia nipônica o tornaram um dos nomes mais promissores do país.
MARI SAITO & WDSON VAZ, Vaz, Rio de Janeiro
Natural de Cuiabá, o chef Vaz comanda um dos melhores restaurantes japonês no país, com filial em São Paulo e no Rio de Janeiro. A chef Mari Saito viveu 27 anos no Japão, onde estudou profundamente a culinária nipônica. Foi a primeira brasileira e a única mulher a figurar entre os primeiros colocados na Copa do Mundo de Sushi em Tokyo. A chef atua brilhantemente como Sushi Shokunin, artesã do sushi, no restaurante Vaz.