Gastronomia

Restaurante Maní vai arrecadar R$ 280 mil para Rio Grande do Sul

A chef Helena Rizzo convida cozinheiras brasileiras consagradas e promove um jantar beneficente em seu restaurante estrelado paulistano, Maní

flower flower arrangement wood flower bouquet plywood dining table table interior design hardwood dining room
O ambiente do Maní (Foto: Divulgação)

Em solidariedade às pessoas que sofrem da catástrofe que assombra o estado do Rio Grande do Sul, 13 cozinheiras brasileiras consagradas assinarão um jantar especial no restaurante Maní em São Paulo no próximo dia 17 de junho. O jantar integra a programação do projeto Segundas no Maní, iniciativa na qual Helena Rizzo recebe chefs convidados em seu restaurante estrelado. A renda do evento será revertida à Associação de Agricultores Ecologistas Solidários do Rio Grande do Sul.

A chef Helena Rizzo (Foto: Roberto Seba)

A associação é uma sociedade civil sem fins lucrativos formada por cerca de 500 famílias de agricultores agroecologistas de cinco regiões do Rio Grande do Sul. Ela sucedeu a Cooperativa Coolméia e foca na organização coletiva, aprendizado e feiras agroecológicas na cidade de Porto Alegre. A associação gerencia nove feiras, incluindo a histórica feira dos agricultores ecologistas e a Park Lindóia. A instituição enfrenta desafios com o poder público sobre o uso de espaços públicos e regulamentações, buscando acordos que respeitem a dinâmica da agricultura familiar e agroecológica.

A fachada do restaurante Maní em São Paulo (Foto: Lufe Gomes)

O cardápio do jantar será assinado por nomes de peso. É a primeira vez que Bel Coelho, Bela Gil, Carla Pernambuco, Carla Saueressig, Carol Albuquerque, Carmem Virginia, Ieda de Matos, Janaina Torres, Mara Salles, Neka Menna Barreto, Paola Carosella e Roberta Sudbrack cozinham juntas no Maní. O menu começa com coquetel, no qual serão servidos quatro petiscos, e segue com outras sete etapas : duas entradas, três pratos principais e duas sobremesas. O ingresso custa 2000 reais por pessoa e serão 150 lugares disponíveis dispostos entre o Maní e a Casa Manioca. O valor arrecadado deve alcançar 280.000 reais, caso a integralidade dos ingressos forem vendidos.

“Desde que comecei a ler as primeiras notícias e a falar com amigos e familiares sobre o que tinha acontecido na minha cidade e nas outras do Rio Grande do Sul fiquei angustiada, pensando no que poderia fazer pra ajudar. Muita gente já tinha se mobilizado para mandar água, alimentos, roupas. Aí veio a ideia de juntar outras mulheres da cozinha, gaúchas ou não, pra tentar levantar uma grana que ajude este setor que é o início do ecossistema do qual a gastronomia faz parte: a agricultura. A agricultura dos pequenos, familiar, feita de maneira agroecológica, respeitando o ambiente. Estou muito feliz por poder estar junto dessas mulheres incríveis a quem tanto admiro. Só tenho a agradecer!” declarou Helena Rizzo.

A noite contará com um pocket show da cantora Céu e um leilão, comandado pela apresentadora Ana Paula Padrão, com experiências e itens pessoais doados pelas chefs participantes. Entre eles, estão uma panela de pressão da década de 1970 da coleção de Janaína Torres, uma dólmã da época em que Roberta Sudbrack cozinhava no Palácio do Planalto, um jogo de dez pratos para serviço de ostras franceses antigos de Paola Carosella, uma caixa com produtos da West Wing assinados por Carla Pernambuco e um conjunto de panelas de barro feitas pela artesã de Caruaru Terezinha Gonzaga, doado por Carmem Virginia. 

O ambiente do Maní (Foto: Pedro Napolitano Prata)

Essa iniciativa é parte de um grande movimento de outros eventos liderados por chefs, cozinheiros e cozinheiras em todo país que se mobilizam para ajudar através da gastronomia e conscientizar as pessoas sobre a solidariedade. É a prova viva que a gastronomia pode se unir em prol de uma causa coletiva tão importante neste momento.

O flyer de divulgação do evento (Foto: Divulgação)

Tags

Posts recomendados