Priceless a experiência gourmet que não têm preço
Imergimos na culinária brasileira pelas mãos do Chef Onildo Rocha em seu Restaurante Notiê, e é nesse momento que percebemos que uma boa experiência priceless
Uma boa confraternização de fim de ano não seria nada sem um ótimo restaurante, principalmente quando falamos em juntar pela primeira vez o time impresso e digital da L'Officiel Brasil após a pandemia. O clima do evento já era incrívelmente acolhedor por si só, mas quando adicionamos a recepção da experiência Priceless o toque que faltava e nem imaginávamos estava lá!
Inaugurado há pouco menos de um mês, o Priceless, complexo gastronômico da Mastercard, é o novo destino para apaixonados por gastronomia na capital paulista. O espaço, localizado no terraço do edifício Alexandre Mackenzie, oferece ao público múltiplas experiências multissensoriais e vibrantes ligadas à gastronomia, cultura e tecnologia e apresenta pratos que fogem do tradicional e envolveu pesquisa e uma expedição da foz a nascente do Rio São Francisco.
O Notiê oferece duas opções de menu degustação, uma com 10 e outra com 14 etapas, onde a captação de ingredientes do coração do Sertão brasileiro são trabalhados de forma maestral pelo Chef Onildo Rocha. Devo dizer que esse pontos de brasilidades são vistos antes mesmo da chegada dos pratos à mesa, em sutis detalhes na composição da estamparia do teto, no guardanapo em linho, no mix de castanhas e na rústica, porém refinada prataria da casa.
A interpretação das receitas e a surpreendente criatividade são algumas das principais características do chef paraibano. "A ideia é mostrar os ingredientes usados por pequenos produtores do Sertão, com um olhar diferente”, conta o chef que mistura padrões e técnicas francesas com ingredientes da matriz nordestina. “Gosto de chamar a culinária que apresento no Priceless de 'cozinha armorial'. Ela vem justamente do Movimento Armorial de Ariano Suassuna, ou seja, busco transformar conceitos populares em eruditos”, explica o chef que pediu autorização da família de Suassuna para usar o termo.
Um dos pratos que surpreendeu a todos por sua beleza e sabor foi a papaya com saburica (pequeno camarão vindo diretamente de Alagamar, no Sergipe). O prato apresenta diferentes texturas da papaia e é servido com uma espécie de caldo ácido elaborado a partir do fumê de peixe, pepino, tomates verdes e pimenta. Uma experiência imersiva, considerando que as cores e as formas do próprio prato se assemelham tanto a identidade imagética do ambiente.
Como opção há a escolha da harmonização de vinhos, feita pela sommelière Andrea Vilas Boas Bourgogne, especialista em vinhos não convencionais e responsável também pela seleção da carta de todo o espaço Priceless.
Segundo Andrea, o foco na harmonização feita para ambos os menus foi a priorização por vinhos de mínima intervenção ou naturais. “Na maior parte, os vinhos são mais refrescantes e combinam com o que cada prato oferece, criando uma experiência única e enriquecedora”, explica.