Restaurante Spot, em São Paulo, celebra 30 anos
Ícone paulistano! O restaurante Spot, perto da Avenida Paulista, em São Paulo, celebra 30 anos e uma tremenda história de sucesso.
Seria impossível lembrar quantas vezes fui ao Spot. Sempre peço a salada homônima, a terrine de legumes, o penne oriental ou o filé ao poivre com batatas. São pratos que nunca saíram do cardápio. Sem pretensão gastronômica, o restaurante serve uma comida casual e semeia memórias afetivas. Apostar em uma atmosfera descontraída, uma boa música e um atendimento charmoso faz a diferença. Adoro ir com amigos e reencontrar conhecidos, ser recebido com simpatia, tomar um negroni comme il faut no balcão e, melhor ainda, não ter surpresa. O Spot reflete atemporalidade e traz uma segurança reconfortante. O ícone está situado a uma quadra da avenida mais alta da cidade e virou um ponto de encontro dos jovens e dos mais velhos, dos héteros e dos gays, dos famosos e dos discretos, dos hipsters e dos fashionistas, dos turistas e dos empresários. Junto e misturado, assim existe e persiste desde 1994. Lotadíssimo no almoço e no jantar, o destino é certo para quem busca agito. “Nunca tivemos um dia ruim desde que abrimos. Temos um movimento maravi- lhoso de segunda a segunda!”, afirma Sergio Kalil, um dos sócios-fundadores.
Enquanto vários restaurantes apostam em conceitos mirabolantes para se multiplicar, o Spot quis se manter único, informal e democrático. Conseguiu. A expansão da marca se limitou à abertura bem-sucedida de uma filial no shopping JK. Quando ninguém sabia operar um delivery, sua equipe já entregava lindas sacolas na casa dos paulistanos. “Na pandemia eu pensava que não iríamos resistir, foi uma fase terrível. Nosso delivery e solidez ajudaram. Reabrimos firmes com uma área externa bem maior”, lembra Kalil. Exausto de acolher tanta gente por anos, o ambiente foi integralmente restaurado no início de 2023. O projeto original dos arquitetos André Vainer e Guilherme Paoliello foi mantido intacto. Mesmo assim, a casa não envelhece. É um sonho para qualquer empresário. Com 30 anos nas costas, o monumento integra naturalmente o cenário da cidade. Os que o frequentam fazem parte dessa história e sentem um pertencimento legítimo. Com 61 anos, Sergio Kalil passou a metade da sua vida cuidando disso. Ele circula nas mesas com uma energia incansável, conhece o rosto de todos e mantém um olhar preciso. “Eu adoro viajar e aproveitar a vida, mas quando estou em São Paulo eu estou aqui. É meu papel”, diz com uma alegria contagiante. O Spot é um acerto em cheio. Gostaria muito de vê-lo exatamente igual daqui a 30 anos.