Tábuas de comida ajudam a compor decoração da mesa! Inspire-se
Culinária ganha toques de refinamento e criatividade com as tábuas de comida, se tornando uma das maiores tendências para 2021
O preparo de uma receita especial ou a montagem cuidadosa de uma mesa bonita para a refeição são algumas maneiras de usar a culinária para demonstrar afeto, seja na presença da família, amigos ou pessoa amada. A alimentação é simbólica, e ganha cores e sabores ainda mais interessantes quando feita com o desejo de inovar.
Um dos estilos de pratos que melhor permite o uso da criatividade na montagem são as tábuas, muito apreciadas por sua versatilidade. A versão mais conhecida é a tábua de frios, com a composição de queijos variados, embutidos e acompanhamentos, como geleias, frutas, oleaginosas e pães. O resultado é um conjunto de ingredientes que podem ser degustados de maneira combinada, criando sabores novos e interessantes.
A tendência para 2021, entretanto, vai além. O Pinterest Predicts — um relatório com previsões das tendências para o ano em relação a vários setores, criado pela rede social Pinterest — mostrou que o destaque fica para as opções criativas, introduzindo outros tipos de alimentos na montagem das tábuas. De ano a ano, a plataforma registrou um aumento de 155% nas pesquisas por “tábua mexicana”, e termos como “tábua de café da manhã” e “tábua de guloseimas” também apresentaram aumento, mostrando inovações na charcutaria.
Para quem não tem medo de aproveitar essa tendência, que promete marcar a culinária ao longo do ano, o leque de opções de pratos se expande, com a presença de alimentos variados, indo desde opções com ingredientes crus, como frutas e vegetais, até pratos mais elaborados, preparados no fogão, como bolos, pães e tortas variadas.
A execução do prato é outro ponto que não deve ficar de fora, e pode ser ainda mais aproveitado no caso de pratos que permitam diferentes composições, como é o caso das tábuas. Além de deliciosas, elas podem ser incorporadas à decoração da mesa, abrilhantando a apresentação da entrada ou coquetel e seguindo outra tendência que promete estar em alta durante 2021: a decoração com comida. Sobremesas que conquistam pela aparência, arte com pães e outras maneiras criativas de apresentar os pratos destacam as possibilidades com os ingredientes, que vão além do sabor agradável.
O poder da harmonização na degustação de alimentos
Uma refeição não é composta somente de pratos, mas também das bebidas que acompanham os alimentos escolhidos. Especialmente em coquetéis ou jantares, o vinho é a bebida mais presente, mas a garrafa deve ser escolhida com cuidado para criar a harmonização correta e destacar os ingredientes que compõem os pratos.
Segundo Renato Spedo, Sommelier na Miles Jazz Wine Bar, a harmonização entre o prato e o vinho ideais traz equilíbrio, permitindo que ambos brilhem ainda mais. “Uma harmonização mal feita pode estragar umas das pontas, e transformar a sua experiência em uma situação desagradável”, diz. Algumas premissas, como “Peixe com vinho branco”, “Carne com vinho tinto” e “Sobremesas com vinhos doces” são garantia quase certa de uma harmonização bem sucedida, e são especialmente úteis para quem é iniciante nessa arte.
Na hora de harmonizar com tábuas, o Sommelier dá algumas sugestões. “Para acompanhar uma tábua de frios, eu sugiro vinhos de corpo médio e com boa acidez, vinhos tintos italianos como Chiantis e Barberas, um bom Merlot chileno ou brasileiro. Já para acompanhar as sobremesas, indicamos os vinhos chamados de "vinho de sobremesa". Esses vinhos são licorosos e fortificados, a dica fundamental é que a sobremesa não pode ser mais doce que o vinho, e esse vinho precisa ter acidez suficiente para escoltar a sobremesa”, explica o especialista. De acordo com Spedo, o peso da bebida deve acompanhar o peso do prato, e é necessário levar em consideração os elementos que o compõem, modo de preparo, molhos, etc.