Gastronomia

Trancoso: confira um roteiro gastronômico pela cidade

Nesse vilarejo do sul da Bahia, um dos mais antigos do Brasil, há um borogodó inexplicável, incluindo sua gastronomia. Trancoso é um lugar especial e mágico por milhares de razões.

cushion home decor interior design indoors pillow handicraft art
A mesa no Uxua: boas surpresas na gastronomia (Fotos: Marta Tucci)

Quando um grupo de hippies chegou nos anos 1970 e resolveu ficar, a comunidade local foi se misturando e abriu um caminho sem volta. O resultado é um dos destinos mais admirados e desejados do mundo. As raízes de Trancoso estão profundamente conectadas com a natureza, a importância vital da preservação dos entornos e a valorização do turismo mais consciente e sustentável é uma luta sem trégua dos empresários sonhadores engajados da região. Trancoso é um dos poucos lugares no Brasil – talvez o único – que reúne uma exuberância natural, uma comunidade forte, praias e rios a perder de vista, uma bela estrutura de hotéis e uma gastronomia sólida e consistente. Come-se muito bem em Trancoso. Nesse canto icônico, a culinária tradicional baiana se mistura com influências africanas, indígenas, portuguesas e de todo o mundo. As pessoas que passaram, passam e passarão por aqui deixam rastros e transformam o vilarejo de praia mais charmoso do país em uma cena gastronômica que acontece de janeiro a janeiro. Com muitas idas e vindas a Trancoso nos últimos anos, criei esse roteiro de lugares deliciosos para comer.

CAPIM SANTO

A história da família de Sandra Marques e Fernando Leite é inspiradora. Desde que chegaram ao vilarejo em 1981, dedicam seu tempo e energia para receber e servir pessoas que escolheram Trancoso como destino. Hoje essa verdadeira instituição trancosense é conduzida pelos filhos com um amor que transborda fronteiras e um restaurante que enche praticamente todas as noites do ano.

UXUA

O hotel de Wilbert Das e Bob Shevlin sonha alto quando o assunto é gastronomia. Nos últimos anos, apostaram em diversos projetos como o Uxua Roça, uma agrofloresta de 18 hectares que serve como quintal aos cozinheiros. Quer seja no bar de praia, quer seja no restaurante do quadrado, a comida do Uxua faz uso de ingredientes orgânicos e sustentáveis, serve deliciosos pratos e lembra sempre a comunhão com o entorno. A chegada recente do chef Guilherme Gerard deve render belas novidades no cardápio que segue uma linha glocal, um modo de valorizar o aspecto local abraçando o mundo.

SÃO JOÃO BATISTA

O cantinho do chef Paulo Sitolini no centro de Trancoso é uma graça. Aqui, ele fermenta feliz uma massa de pizza absolutamente perfeita que vai ao forno coberta com os melhores ingredientes da região. O resultado? Uma pizza que supera as expectativas. No mesmo lugar, ao mesmo tempo, o jovem e talentoso chef se diverte fazendo hambúrgueres que atingem o mesmo patamar. Um lugar para jantar despretensiosamente e sempre.

CALA & DIVINO

Neide, também conhecida como Neidoca, cuida das panelas do Cala & Divino há mais de dez anos. A baiana de 44 anos começou a cozinhar cedíssimo com sua mãe Dona Duzinha e aprendeu o que nenhuma receita ensina: o amor pela comida. Ir até a Praia do Espelho e provar a comida da chef é simplesmente um privilégio. O arroz de polvo é seu prato predileto, mas tudo que vem calorosamente à mesa é imperdível. É uma experiência autêntica da cozinha brasileira que amamos.

person woman adult female bride wedding waiter face head
food presentation food fruit produce plant meal pear bowl
food presentation food grenade weapon ammunition pot cookware cooking pot brunch
cooking person man adult male kneading dough
Arroz de polvo da Neidoca no Cala & Divino; chef Neidoca; ceviche de peixe branco do Paulo Sitolini; chef Paulo Sitolini.

TARTARUGAS

O cenário da falésia impressiona. Aqui, estamos literalmente suspensos pela beleza do mar azul do sul da Bahia. Passar o dia na Praia das Tartarugas tem algumas ousadias: bons coquetéis e vinhos nas barracas de praia para começar, comidas bem temperadas do chef Paulo Sitolini – citado acima no São João Batista – para seguir, mesa espetacular com vista para o oceano, sons do vento, descanso e relax à beira-mar.

FLORESTA

Idealizado por Fernando Droghetti, bem conhecido como Jacaré, o Floresta é um restaurante que impressiona por sua beleza e sua culinária. Dona Jandira é fiel à cozinha brasileira de roça, de fazenda, de floresta. Instalado no meio de um imenso seringal, o lugar é ideal para um curtir almoço em paz, sem pressa, com boa música brasileira e um buffet farto que acolhe todos os gostos.

MARITACA

Sentar às mesas do Maritaca é sempre uma delícia. O restaurante tradicional de Trancoso agrada com seu ambiente arejado, sua atmosfera viva e seu cardápio eclético. As pizzas de massa fininha são conhecidas e deliciosas, mas você pode se surpreender também com outros pratos. Há mais de duas décadas, Maritaca é um restaurante casual que cai bem entre amigos.

JACA DO BRASIL

Uma boa ideia no início ou fim da noite é sentar no bar do Jacaré para tomar um coquetel preparado pela Talita Simões – ela que sempre anda de olho e por perto. Os deliciosos sofás, a música e todo conjunto é singular e cheio de aconchego. O restaurante situado na entrada do Quadrado vive cheio e movimentado, isso é sempre um bom sinal para quem gosta de comer bem.

GINGER BAR

Instalado no beco do quadrado numa charmosíssima casinha, o Ginger Bar é um lugar cool para beber e comer também. São pouquíssimos lugares, ao chegar procure pela Ana que saberá conquistar qualquer amador de coquetéis e explicar o cardápio de comidas deliciosas com influências asiáticas.

O cenário mágico da Praia das Tartarugas.

Tags

Posts recomendados