Albert Einstein quase foi presidente de Israel! Relembre
Dentre os diversos fatos curiosos sobre Albert Einstein, um deles é que o cientista quase se tornou o presidente de Israel! Relembre a polêmica
O ano era 1952 quando Albert Einstein já era considerado um gênio da ciência. Devido à sua fama e méritos, o cientista inclusive foi convidado a assumir um cargo que seria um transformador em sua biografia: o de presidente de Israel!
A proposta aconteceu após a morte do primeiro presidente do país, Chaim Wiezmann. Na época, a câmara legislativa decidiu oferecer o cargo a Einstein, que não demorou muito para recusar o convite.
Como justificativa, Einstein alegou que sempre trabalhou com número, e não com questões humanas: “Durante toda a minha vida eu lidei com questões objetivas, daí que falte tanto a aptidão natural como a experiência para lidar adequadamente com as pessoas e exercer funções oficiais”, anunciou.
Confira abaixo, mais alguns fatos curiosos sobre o cientista:
Ele assustou a avó ao nascer
Em 14 de março de 1879, Albert nasceu e veio ao mundo com uma "cabeça inchada e disforme e um corpo grosseiramente acima do peso". Sua avó reagiu gritando: "Muito gordo! Muito gordo!"
Ele renunciou à cidadania alemã
Albert Einstein renunciou à sua cidadania alemã quando tinha apenas 16 anos porque se considerava um cidadão do mundo. Em 1901, ele se tornou um cidadão suíço.
Ele era investigado pelo FBI
O FBI tinha um arquivo de 1.427 páginas sobre Einstein, falando principalmente sobre sua associação com organizações pacifistas e socialistas. Einstein esteve sob vigilância durante 22 anos.
Ele conversava com Freud
Através de cartas, Einstein se comunicava com Freud, o “Pai da Psicanálise”. Em uma de suas correspondências, Einstein levanta o questionamento "Existe alguma forma de livrar a humanidade da ameaça de guerra?"