Aprenda a manter o estilo de vida saudável nas férias
Seguir os hábitos saudáveis durante o período de descanso é importante e imprescindível para saúde.
Manter hábitos saudáveis é benéfico tanto para a saúde física quanto para a saúde mental, mas essa meta fica um pouco mais difícil de se comprir nas férias de final de ano, quando viajamos e vamos curtir o verão. E é justamente durante esse período que as pessoas mais deslizam na dieta e na rotina de exercícios físicos, cedendo a uma alimentação mais pesada, muitas vezes aumentando a ingestão de bebidas alcóolicas e deixando de treinar durante as viagens.
“Muito além de um “corpo perfeito” para a estação, é importante cultivar uma boa rotina para manter um corpo saudável durante o ano todo. Negligenciar os pequenos cuidados diários pode até não causar nenhum impacto imediato e aparente, mas com o tempo as consequências começam a surgir”, explica Caio Franco, personal, empresário, creator e fundador da Academia da Luta e do método ”Circuito em Casa”.
Para te ajudar a manter o foco mesmo durante as férias, Caio dá algumas dicas para seguir com o estilo de vida saudável mesmo durante o período de recesso e viagens, colocando sua saúde e bem-estar em primeiro lugar, aproveitando o ar livre para relaxar e se exercitar.
-
Não pare com as atividades físicas
Praticar exercício físico é indispensável para manter o organismo funcionando corretamente e eliminar toxinas, facilitando a perda de gordura, mas tenha paciência, se exercitar não garante um corpo perfeito em poucos dias, além disso, precisa fazer parte da sua rotina. Por isso, continue se exercitando mesmo durante as férias, nestes casos, escolha atividades simples, que também podem ser feitas ao ar livre e sem muitos acessórios como: corrida, aeróbica, pular corda, entre outros. Caso tenha a opção, realize os treinos remotamente, com acompanhamento do seu personal de confiança.
“É comum que as pessoas furem nos treinos durante as férias, até porque, a maioria das pessoas perdem o ritmo ou vão viajar. Mas hoje em dia, para facilitar, existem diversas plataformas de treinos online, as pessoas conseguem treinar de qualquer lugar e não precisam parar totalmente com a rotina. Tire 20 minutos para treinar, você pode aproveitar a viagem para se exercitar ao ar livre, ou mesmo na areia da praia, opção muito comum durante as férias de verão e é muito recomendado, já que ajuda a queimar mais calorias”, aponta Caio Franco.
-
Treine com peso do corpo ou equipamentos improvisados
Muitas vezes quando estamos fora do ambiente da academia ou casa ficamos perdidos em como treinar, principalmente quem é adepto da musculação, mas é possível adaptar o treino para qualquer ambiente. “Você não precisa de uma academia para fazer um ótimo treino. Você pode apostar em exercícios de fortalecimento muscular com o peso do seu próprio corpo, como flexões, Ponte para Glúteos, Avanço ou Afundo, Prancha e o agachamento”, explica Caio.
Se você vai viajar de carro, uma ótima dica é levar consigo seu kit básico para treinos de casa, que incluem: uma barra, um halter de 1 a 5 kg, um colchonete e um kit de mini band. Caso sua viagem seja de avião ou ônibus, não precisa se preocupar, você também pode adaptar os itens com o que tem no momento, como por exemplo, garrafas de água, sacos de arroz, entre outros.
-
Beba água e evite exageros
O consumo de água é importante todos os dias, principalmente no verão, estação em que o nosso organismo perde muito líquido para manter a temperatura do corpo entre os 36,5ºC e os 37ºC. O suor que nos acomete em qualquer encontro com o sol ou até mesmo em lugares abafados é a maneira de o nosso corpo eliminar o calor, por isso é importante hidratar o corpo consumindo pelo menos 2 litros de água por dia.
“Tenha sempre uma garrafa de água com você para facilitar esse processo de hidratação. Também evite os exageros de comida, como as frituras na praia, e exagerar nas bebidas alcoólicas. Esteja preparado para se alimentar durante o dia, existem alguns alimentos práticos e saudáveis que podem ser carregados na bolsa, evitando más escolhas no aperto da fome, como as frutas, snacks como castanhas, nozes, damascos, além de legumes em tiras, como cenouras e pepinos, que são ótimas opções”, indica Caio.